Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Um passeio pelas instalações do Sesc Verão 2015

Passeie pelas instalações do Sesc Verão 2015. Foto: Alexandre Nunis
Passeie pelas instalações do Sesc Verão 2015. Foto: Alexandre Nunis

Programe-se para conhecer as exposições e instalações do Sesc Verão 2015, em cartaz até o dia 1º de março, em diversas unidades

Nesta edição, o Esporte Tem Idade: Todas! Crianças, jovens e adultos podem aproveitar as atividades nas salas, quadras e piscinas das unidades, para participar de campeonatos, clínicas esportivas, aulas abertas, bate-papo com atletas, entre outras.Tem atividades para todos os gostos, para que todo mundo encontre o esporte de que mais gosta. Veja a programação completa em sescsp.org.br/sescverao

Como parte da programação das unidades, diversas instalações apresentam esportes de forma diferente. Para te convidar a conhecer todos esses espaços, veja aqui quais são as exposições e as unidades. Anote e venha nos visitar, estamos te esperando!


Foto: Ricardo Ferreira

Esporte para Todos. Em todas as Idades - Sesc Pinheiros

A instalação convida o público a vivenciar diversas práticas esportivas, provocando a reflexão sobre a prática permanente de esportes em qualquer faixa etária e em todos os lugares. É possível experimentar diversos movimentos e modalidades esportivas, participar de jogos, desafios e aulas abertas, além de vivenciar experiências diferentes na Trilha das Sensações, testar o seu equilíbrio e força na Parede de Escalada e explorar o Circuito de Arvorismo.


Foto: Ricardo Ferreira

Corpo que brinca - Sesc Belenzinho

Instalação interativa que propõe a experimentação de habilidades motoras com ênfase nas possibilidades que o corpo humano possui, de realizar gestos e movimentos contemplando uma ampla faixa etária.



Foto: Alexandre Nunis

Encontros, Expressões e Movimentos - Sesc Vila Mariana

Instalação interativa voltada ao resgate da memória afetiva com a prática esportiva no Sesc Vila Mariana. 

 

Neuroatividades - Você por Dentro do Seu Cérebro - Sesc Santo Amaro

Um passeio pelo interior de um grande labirinto, que é o nosso cérebro, nos desafia a pensar e valorizar a construção dos nossos movimentos, seja pela brincadeira, exercício ou pelo esporte. Venha explorar esse universo.

O Que Há no Voar? - Sesc Ipiranga

Instalação interativa que traz o Ar como elemento temático em diversas estações de atividades, como ponte de nuvens, balão gigante, balanços, tirolesa e outros. A programação é composta por aulas abertas, oficinas e atividades recreativas.



Foto: Ricardo Ferreira

Parque de Bambu - Sesc Campo Limpo

Instalação lúdica com estruturas que permitem a exploração de movimentos corporais, e também estimulam a percepção tátil e visual de profundidade, cor, forma, textura, aderência, desenvolvimento do equilíbrio, da força, das habilidades corporais, do ato criativo e da vivência lúdica.

Leia mais sobre a exposição no texto "O Brincar Como Atividade Física" , publicado na EOnline.

Foto: Ricardo Ferreira

Na Trilha do Esporte - Sesc Santana

Instalação lúdica que pretende cativar os frequentadores para a prática esportiva. As estações convidam o público a interagir com os equipamentos e também a conhecer os diversos espaços em que atividades físicas são desenvolvidas de acordo com as necessidades de diferentes faixas etárias, propondo novos lugares, novos olhares e novas possibilidades de exercícios corporais.  Passagens com obstáculos, corredores com elásticos, peças de jogos em tamanho gigante e muitos elementos que permitem o movimento, a interação e a superação, sempre de forma prazerosa.



Foto: Thiago Diz

Esporte à Flor da Pele - Sesc São Caetano

Thiago Diz, carioca, especialista em fotografia de ação, retrata as belezas, os desafios e a superação dos praticantes de esportes de aventura por meio de retratos de pessoas de várias idades, que encontram o prazer do desafio nas praticas esportivas que escolheram.

Leia mais sobre a exposição, ouça uma entrevista e veja um vídeo com o fotógrafo Thiago Diz na reportagem Pelo Prazer do Desafio, publicada na EOnline.

Esportes no Quintal - Sesc Santo André

O quintal é um dos primeiros espaços de contato com os esportes, pois brincar é a forma com que a criança se relaciona com este universo. Resgatar o imaginário do quintal é uma forma de propiciar às crianças de hoje a possibilidade do brincar livremente, e relembrar aos adultos as sensações que o seu corpo reconhece quando brinca novamente. 

Volta ao Mundo em 52 Dias de Esporte - Sesc Bauru

Viajar pelo mundo sempre foi um desejo dos homens. Desde a criação dos mais rústicos meios de transporte, sempre existiu a vontade de conhecer lugares e pessoas ao redor do planeta, viver aventuras e aprender sobre assuntos e curiosidades que, tratados nos livros de história ou nas ficções, se tornam distantes demais. Que tal conhecer e experimentar as práticas corporais e esportivas de quatro continentes e completar a Volta ao Mundo? Durante o Sesc Verão você poderá baixar um aplicativo e transformar a sua atividade física em quilômetro para percorrer o mundo. Aproveite para vivenciar os esportes e conhecer sobre os costumes e características geográficas de 5 continentes: Europa, África, Europa, Ásia e Oceania.


Vila dos Esportes - Sesc Campinas

Quem nunca jogou bola na rua, no condomínio, próximo de casa, ou nas praças e parques da sua cidade? A prática de atividades físicas é divertida e estimula não apenas o convívio social e o prazer em movimentar-se, mas também rompe as barreiras entre as gerações, já que a idade certa para praticar esportes não é apenas uma, mas todas!

É nesse contexto que o Sesc Campinas propõe a Vila dos Esportes, uma ambientação cenográfica e interativa em formato de bairro/vila, que permite e estimula pessoas de todas as idades a aprender e a praticar diversas modalidades esportivas: de jogos com bola e raquetes a esportes de aventura e artes marciais. 

Leia mais na reportagem "Vila dos Esportes: onde o lazer e a atividade física se encontram" , publicada na EOnline

Sesc Verão no quintal do Thermas - Sesc Presidente Prudente

Um espaço de intervenção, com práticas de atividades diversas, inclusive esportivas. Local de jogos e brincadeiras para toda a família. Além das brincadeiras tradicionais, crianças, jovens, adultos e idosos poderão participar de oficinas de criatividade diárias, brincadeiras tradicionais como balanços, pega-pega, atividades em pranchas de equilíbrio, trapézio e argolas, e parede de escalada.

O beisebol, esporte com cada vez mais adeptos no país, é outra boa opção de vivência. Tabela de basquete, “golzinho” e capoeira também fazem parte das brincadeiras e atividades do Quintal. Enquanto as crianças descobrem seus espaços no deck especialmente construído para práticas corporais, jovens, adultos e idosos poderão participar de atividades como yoga e meditação.


COR(&)AÇÃO - Sesc Piracicaba

Ambientação de diversos espaços com ilustrações e desenhos que remetem ao universo das vivências esportivas e lúdicas para todas as idades. Concepção de Ulisses Garcez, artista plástico paulistano.

Leia mais na reportagem "Cor(&)Ação: Verão para quem quer ver" , publicada na EOnline.