Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Sesc em Obras: Geraldo de Barros

A série Sesc em Obras apresenta produtos criados a partir do acervo de arte brasileira do Sesc em São Paulo, e tem por objetivo divulgar e possibilitar o acesso aos conteúdos das obras de arte: fotos, desenhos, gravuras, pinturas e esculturas, bem como instalações criadas especialmente por artistas para dialogar com a arquitetura das unidades do Sesc. Geraldo de Barros, destaque na fotografia moderna brasileira, foi o primeiro artista escolhido. Suas obras no acervo da instituição, presentes em diversas unidades, constituem a maior coleção de fotografias de sua autoria na América Latina.

Geraldo de Barros transitou por variadas linguagens: pintura, gravura, desenho, artes gráficas e inúmeras possibilidades que o meio proporcionava como interferir em negativos e criar jogos de luz e sombra para dar sensação de tridimensionalidade. Durante o tempo em que a objetiva ficava aberta, o artista compunha a imagem independentemente do tema escolhido, guiado por ritmo, contraponto e harmonia plástica.

A partir de imagens de obras de Geraldo de Barros, o Sesc em São Paulo criou uma linha composta por 32 produtos, entre bolsas, camisetas e itens de papelaria, em 2009.  A linha que já passou por algumas atualizações, foi acrescida de 11 novos produtos que destacam o logotipo desenhado pelo artista para identificar seu trabalho. O lançamento dos novos produtos aconteceu durante a abertura da exposição Geraldo de Barros e a Fotografia no Sesc Belenzinho, em 2014, ocasião em que foi lançado também o livro de mesmo nome, resultado de parceria entre o Instituto Moreira Salles e as Edições Sesc São Paulo.

Você encontra a linha de produtos nas Lojas Sesc das unidades Santana, Santo Amaro, Carmo, Pinheiros, Ribeirão Preto, São José dos Campos e Bertioga.
Consulte a disponibilidade de estoque. Alguns produtos foram desenvolvidos como séries limitadas e podem estar esgotados.

Fotos relacionadas