Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

A riqueza da Amazônia sob olhar de João Farkas

Amazônia Ocupada | Foto: João Farkas
Amazônia Ocupada | Foto: João Farkas

A primeira incursão de Farkas pela Amazônia foi ainda criança. Da viagem com a família, ficou na memória toda a diversidade encontrada na região. Os anos passaram e as imagens continuaram permeando sua existência, agora então reforçada através da fotografia – que sempre esteve presente em sua vida, pois sua família é fundadora da Fotóptica. Foi então, em 1979, que Farkas profissionalizou-se e começou a atuar na área.

Anos depois, suas lentes registraram a história da ocupação do território amazônico, em um período chave na corrida do ouro, que marcou a abertura de estradas, imigrações e projetos agropecuários. Das nove viagens vieram 12 mil imagens, das quais 75 compõem a exposição que entra em cartaz no Sesc Bom Retiro.

A mostra tem a curadoria de Paulo Herkenhoff, curador, crítico e autor de diversos livros sobre arte. Segundo ele, Farkas não é um autor de fotos, mas sim um agente poético.

E para o poeta, expor um dos seus mais significativos trabalhos é recompensador – e também propulsor de novos projetos. “Me sinto muito bem de poder finalmente tirar estas fotografias da gaveta e expô-las ao público. Devo isto àqueles que me receberam e me ajudaram a fazer estas imagens  e compartilharam comigo suas vidas e suas histórias. Mostrar isto me permite ir em frente, fazer novos projetos, como o do Pantanal”.

Assista ao Documentário OLHAR A AMAZÔNIA produzido pelo Centro de Produção Audiovisual do Sesc



 

:: Confira o depoimento de João Farkas sobre as suas Fotografias que compõem a exposição

o que: Amazônia Ocupada
quando: De 24/07 a 01/11/2015
ingressos: Grátis
onde: Sesc Bom Retiro | Alameda Nothmann, 185 - Campos Elísios