Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Por trás das Cartas de Agradecimento

Chiharu Shiota durante a montagem da instalação Cartas de Agradecimento<br>Fotos: Gal Oppido
Chiharu Shiota durante a montagem da instalação Cartas de Agradecimento
Fotos: Gal Oppido

Não é por acaso que o jornal britânico The Guardian chegou a definir a artista japonesa Chiharu Shiota como “uma mulher-aranha que escala em torno dos entrelaçamentos do nosso inconsciente”.  A seguir, acompanhe as fotos e o making of da montagem da instalação “Cartas de Agradecimento” para entender o porquê da comparação: 

Durante a construção da instalação “Cartas de Agradecimento”, Chiharu esteve à frente de uma equipe de 15 assistentes e montadores, entre profissionais do país e do exterior.

Num vai e vem incessante de movimentos manuais, a artista e sua equipe enredaram 3.713 cartas escritas pelo público e reunidas em processo colaborativo. (Clique aqui para saber mais sobre a coleta das cartas.)

Essas cartas foram distribuídas ao longo de mais de 350 quilômetros de fios de lã, dando corpo a uma complexa teia que se estende pelos 680 metros quadrados da instalação.

Essa teia é sustentada pelos fios de lã estendidos e grampeados do teto ao chão do espaço expositivo; ao todo, a obra consumiu cerca de 50 mil grampos. 

O vídeo a seguir revela mais detalhes do processo de montagem:

 

o que: Chiharu Shiota - Em busca do Destino
quando:

até 10 de janeiro de 2016 | Terça a sexta, das 10h às 21h30, sábados das 10h às 20h30, domingos e feriados, das 10h às 18h30.

onde:

Sesc Pinheiros | Rua Paes Leme, 195 | 11 3095-9400

ingressos:

Grátis.