Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Chiharu Shiota: conheça a artista

Chiharu Shiota em registro de Sunhi Mang<br>Copyright e cortesia: Chiharu Shiota + VG Bild-Kunst
Chiharu Shiota em registro de Sunhi Mang
Copyright e cortesia: Chiharu Shiota + VG Bild-Kunst

Chiharu Shiota nasceu em 1972 em Osaka, no Japão, e vive desde 1996 em Berlim, na Alemanha, onde estudou artes plásticas com Marina Abramovic, que motivou o interesse pela performance em suas primeiras experiências artísticas. Mais tarde, decidiu desenvolver também as grandes instalações, caminho que a inseriu definitivamente no cenário artístico internacional: em experiências mundo afora, ao suspender em cordões, organizar ou empilhar objetos usados, como cartas, chaves, camas, malas e sapatos, a artista se afeiçoou a construir verdadeiras teias sustentadas pelo passado e pelo presente, que evocam as camadas da memória e amadurecem um estilo em que a carga narrativa está contida na conjugação de experiências íntimas com o público.

Atualmente, a artista representa o Japão na 56ª Bienal de Veneza. Em 2007, recebeu o prêmio Art Encouragement, oferecido pelo Ministério da Educação de seu país, pela exposição From in Silence. Realizou mostras individuais na Arthur M. Sackler Gallery, Smithsonian Institution, Washington, D.C., EUA (2014); na Mattress Factory, Pittsburgh, EUA (2013); no Museum of Art, Kochi, Japão (2013); no Marugame Genichiro-Inokuma Museum of Contemporary Art, Kagawa, Japão (2012); na Casa Asia, Barcelona, Espanha (2012); no The National Museum of Art, Osaka, Japão (2008), entre outras. Participou de diversas exposições coletivas internacionais, como a Bienal de Arte Contemporânea de Kiev, Ucrânia; Art Setouchi, Trienal de Yokohama e Trienal de Aichi, ambas no Japão; Bienal de Arte Contemporânea de Moscou, Rússia; Bienal Internacional de Sevilha, Espanha; e Bienal de Gwangju, Coreia do Sul. Foi cenógrafa de diversas peças de teatro, ópera e dança.

Conheça mais sobre a artista em seu site oficial: www.chiharu-shiota.com.

 

o que: Chiharu Shiota - Em busca do Destino
quando:

até 10 de janeiro de 2016 | Terça a sexta, das 10h às 21h30, sábados das 10h às 20h30, domingos e feriados, das 10h às 18h30.

onde:

Sesc Pinheiros | Rua Paes Leme, 195 | 11 3095-9400

ingressos:

Grátis.