Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Novas medidas de acesso às piscinas de Interlagos e Itaquera

Como nova medida de atendimento, a partir de 2 de dezembro de 2015, o acesso às piscinas das unidades Interlagos e Itaquera será apenas para credenciados no Sesc. As mudanças no acesso têm como objetivo qualificar o atendimento do público prioritário.
 

O Sesc foi criado e é mantido pelo empresariado do comércio de bens, serviços e turismo, para atender prioritariamente os trabalhadores desses setores e suas famílias. Fazem parte do grupo de empresas contribuintes, hospitais, supermercados, lojas, restaurantes, hotéis entre outras empresas. Com o intuito de estender também o atendimento à comunidade em geral, o público tem livre acesso as unidades, podendo participar de diversas atividades culturais, recreativas e esportivas. Música, teatro, filmes, exposições, dança, circo, literatura e muito mais, em shows, espetáculos e cursos para todos os públicos, com acesso gratuito.
 

Quando inauguradas - Interlagos em 1975 e Itaquera em 1992 - as unidades ficavam em áreas pouco habitadas e atualmente estão totalmente incorporadas à cidade. Dessa forma, grandes áreas verdes como as oferecidas por elas se tornaram espaços cada vez mais procurados pelos paulistanos. Localizadas nas regiões sul e leste respectivamente, recebem diariamente cerca de cinco mil pessoas em busca de atividades culturais, esportivas ou o contato com a natureza, e desde agosto de 2014 têm acesso gratuito para todos os públicos.
 

As unidades possuem pontos em comum, como seus espaços lúdicos que apresentam às crianças diferentes formas de brincar, seja escorregando em uma guitarra gigante, procurando animais de pedra em meio à vegetação da Mata Atlântica, explorando o interior de um grande jacaré ou se refrescando no Recanto das Águas.  Os viveiros, herbários, pomares, hortas, lagos e o trabalho com educação ambiental também estão entre as similaridades observadas entre Interlagos e Itaquera.

 

O conceito de unidades-parque vem sendo bem recebido pelo público que tem se apropriado dos espaços e desfrutado das programações de diferentes formas. Porém, sendo parques com piscinas, para manter a  qualidade no atendimento, foi necessário priorizar o acesso aos credenciados, mediante a apresentação da Credencial Plena, com exame  dermatológico válido.
 

O atendimento gratuito de escolas e instituições se mantém e ocorre de quarta a sábado. O agendamento é necessário e deve ser realizado com antecedência em cada uma das unidades.

 

Quem pode fazer a Credencial?

Todos os que trabalham no ramo de comércio de bens, serviços e turismo, com contrato de trabalho registrado na carteira profissional. Estão nessa categoria: lojas, bares, restaurantes, hotéis, hospitais e consultórios particulares, escolas e faculdades particulares, emissoras de rádio e televisão, jornais, postos de gasolina, supermercados etc. Aposentados nesses setores também podem se credenciar.
 

Pessoas com a Credencial podem incluir dependentes em sua matrícula?

Sim. O titular da Credencial Plena pode incluir os pais ou padrastos e madrastas, o cônjuge e os filhos, enteados e/ou tutelados até 21 anos ou até 24 anos quando estudantes em curso regular de qualquer grau, solteiros e dependentes economicamente dos pais.

 

Onde fazer Credencial? Existe taxa para efetuá-la?

Em uma das unidades do Sesc ou na própria empresa em que se trabalha. A Credencial Plena é gratuita.

Como posso ter certeza se minha empresa é contribuinte do Sesc? Você pode contatar uma das unidades do Sesc através do Fale Conosco, e na mensagem informar o CNPJ da empresa que consta em seu contrato de trabalho, registrado na carteira profissional.

 

Qual a validade da Credencial?

A Credencial Plena tem validade de 12 meses para todo o território nacional. Portanto, deverá ser renovada anualmente.

 

Como solicitar na minha empresa a Credencial?

Se a sua empresa tiver interesse e preencher determinados requisitos, as credenciais poderão ser providenciadas para grupos de funcionários.

 

Desempregados podem ter a Credencial Plena?

Sim, desde que o último emprego com registro em carteira tenha sido em empresa do comércio de bens, serviços e turismo. É necessário apresentar foto 3x4, carteira de trabalho que comprove estar desempregado há até 12 meses, documento de identidade e CPF.

 

E trabalhadores em licença por motivo de tratamento de saúde ou em razão do serviço militar obrigatório?

Sim. Licenciados também podem se matricular, apresentando documento de identidade e CPF, foto 3x4 e carteira profissional atualizada, além do comprovante de licença ou identidade militar. 

 

Quantas unidades do Sesc existem no Estado de São Paulo?

São mais de trinta unidades na Capital, Grande São Paulo, litoral e interior, com instalações esportivas, teatros, espaço de tecnologias e artes, lanchonetes, etc. Novas unidades estão em construção e serão inauguradas brevemente.

 

Para além das piscinas!

Para conhecer os espaços das unidades Interlagos e Itaquera que seguem abertos a todos os públicos, é só navegar pelas galerias abaixo:

 

Interlagos




Itaquera