Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

A maratona que te move

Exposição 42,195: Memórias em Quilômetros
Exposição 42,195: Memórias em Quilômetros

Há 21 anos o Sesc em São Paulo traz, nos meses de janeiro e fevereiro, uma intensa programação que estimula a inclusão da prática esportiva na rotina das pessoas. Em 2016, o Sesc Verão traz a seguinte indagação como tema: Qual o Esporte que te Move?
Aproveitando ainda que um dos maiores eventos esportivos do planeta acontece este ano – e em terras tupiniquins – o especial apresentará, em todas as unidades do estado, cerca de 70 modalidades olímpicas e paralímpicas. A ideia é mostrar que, sim, o esporte é para todos e que certamente algum vai te mover!

Na região central de São Paulo, as passadas nos levam até a Maratona, modalidade que conduz as atividades da estação mais quente do ano no Sesc Bom Retiro. Presente nas Olímpiadas desde a primeira edição, a Maratona tem uma série de histórias sobre sua origem, mas uma lenda é a mais propagada:

Acredita-se que em 490 A.C., o soldado Pheidippides percorreu a Planície de Marathonas até Atenas – um percurso de aproximadamente 40km - para transmitir uma notícia: a vitória da Primeira Guerra Médica. Os persas juraram aos gregos que, caso vencessem o combate, invadiriam Atenas, violariam as mulheres e assassinariam as crianças. Com medo, ficou combinado entre os gregos que as mulheres matariam seus filhos e se suicidariam, caso não recebessem notícia da vitória em 24 horas. Como os atenienses derrotaram os persas, o soldado correu para impedir a desgraça. Ainda segundo a história, ao chegar, ele teve apenas tempo de dizer “vencemos” – e caiu morto.

Em 1896, na primeira Olimpíada da era moderna, Pheidippides foi homenageado pelo seu feito heroico – e a maratona foi, então, incluída na competição dentro das provas de atletismo (à época, ainda com a marca de 40km). Após todos esses anos, muitas mudanças aconteceram, inclusive a alteração da medida, oficializada desde 1921 em 42,195km. Desde então, muitas foram as emoções, desafios e memórias construídas nas provas.

Da disciplina da rotina diária de treinos até a concentração, resistência e superação, essas lembranças marcam não apenas os atletas, mas também aqueles que a contemplam e até mesmo as cidades que as recebem. Pensando nisso, o Sesc Bom Retiro traz o projeto 42,195: Memórias em Quilômetros, pra contar o passo a passo da modalidade e todo o significado que ela carrega.

As Memórias do Corpo são apresentadas em uma instalação audiovisual, no térreo e no quarto andar da unidade; nela, além de assistir entrevistas com maratonistas, o público poderá imergir numa prova, vivenciando as sensações e sentimentos que a envolvem, como os gritos da torcida, os ruídos da cidade e os momentos de solidão – com as passadas e a respiração, tão comuns para os atletas.
Já as Memórias das Cidades tomam conta do Espaço de Exposições. Lá, além de inúmeros registros fotográficos de diversas provas, os participantes poderão embarcar numa viagem 3D para Atenas, Londres, Los Angeles, Roma, Pequim e Rio de Janeiro.

Então prepare o tênis e vem com a gente cruzar a linha de chegada!

o que:

42,195: Memórias em Quilômetros

quando:

De 8/1 a 28/2/2016

quanto:

Grátis

onde:

Sesc Bom Retiro | Alameda Nothmann, 185, Campos Elísios