Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

A cultura pop do filme Califórnia

Tão marcante quanto o atentado contra o papa João Paulo II foi o florescimento do rock nacional na década de 1980. O período de ouro da cultura pop permitiu aos jovens do mundo todo o primeiro contato com o Walkman. Direto do Japão para os quatro cantos da Terra, o tataravô do iPod facilitou a vida dos adolescentes transformando a “chatice” de ouvir música próximo à uma bolacha preta que girava embaixo de uma agulha na fantástica experiência de colocar um fone de ouvido e curtir um som rumo a qualquer destino. No Brasil, não foi diferente. Fitas K7 com músicas dos Titãs, Legião Urbana e outras bandas recém-chegadas rodavam freneticamente nos aparelhinhos acoplados às calças Saint-tropez.

O momento musical vivido no Brasil nos anos 80, em especial o rock nacional, reverberava em suas composições os dilemas e anseios que definiam o comportamento jovem daquela época. Sob essa perspectiva, o filme ‘Califórnia’, dirigido por Marina Person, lançado no final de 2015, trata de temas intimistas e comuns aos adolescentes. A trama se passa em 1984, na cidade de São Paulo, e conta a história de Estela (Clara Gallo), uma adolescente em plena descoberta sexual e fanática por David Bowie .

O tema central do filme é a AIDS, doença enfrentada pelo tio de Estela (Caio Blat), porém, a música é um elemento bastante importante na produção. Além de Bowie, o filme traz outros nomes de sucesso internacional, como The Cure, New Order e Joy Division, e nacional, como Kid Abelha, Lulu Santos, Blitz e Titãs, que emprestou seu vocalista , Paulo Miklos, para atuar como o pai de Estela. Embora a diretora afirme que não se trata de um filme autobiográfico, Person assume que a trilha foi totalmente inspirada no que a sua geração ouvia naquela época.

Confira a trilha do filme:

Para falar sobre sua trajetória no cinema e o processo de criação de 'Califórnia', Marina Person bate um papo com o público de Rio Preto após sessão da Sala Sesc de Cinema que exibe seu longa. A projeção acontece dia 21/01, às 20h, com entrada gratuita. A classificação indicativa do filme é 14 anos.

Confira abaixo, uma entrevista com Marina Person e Caio Blat no programa Metrópolis, da TV Cultura, já estrelado pela jovem cineasta.

o que: Califórnia (exibição do filme)

Bate papo com Marina Person
quando:

21 de janeiro, a partir das 20h

onde:

Sesc Rio Preto | Avenida Francisco das Chagas Oliveira, 1333 | 17 3216-9300

ingressos:

Grátis. Com retirada a partir das 19h, na Central de Atendimento