Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Dia do Desafio e atividade física na infância

Dicas e programações para as crianças participarem do Dia do Desafio 2016
Dicas e programações para as crianças participarem do Dia do Desafio 2016

Correr, pular, brincar. Tudo isso é tão natural para uma criança que é fácil esquecer que se tratam de atividades físicas e, como tais, demandam cuidado, atenção e, principalmente, incentivo.

Muitas crianças participam do Dia do Desafio todos os anos nas escolas, instituições parceiras e nas próprias unidades do Sesc ao redor do Brasil todo. Como escolher a melhor atividade para os pequenos? Como estimular um cotidiano ativo desde cedo? O professor Renato Sobral dá várias dicas e informações muito legais sobre a importância de incentivar os pequenos a valorizarem desde uma vida fisicamente ativa.

“Uma criança mais ativa tem um fator protetor contra diversas doenças crônicas que hoje são um grande problema de saúde pública”, afirma o professor em entrevista concedida ao projeto Ligado em Saúde.

"A atividade física, principalmente quando é realizada em grupo, beneficia a socialização e aspectos psicológicos para uma convivência em sociedade. Ela proporciona uma melhor capacidade de interação com os outros no meio social", complementa.

O professor ressalta também a importância de estimular o fator lúdico da atividade física, a fim de mobilizar a criança a querer praticar. Além disso, são necessários alguns cuidados na hora de escolher a melhor atividade. “Antes de mais nada, solicitar ao pediatra que acompanha a criança que a avalie a fim de identificar se possui tendência à doença hereditária ou tenha alguma restrição à realização de determinadas atividades”, afirma.
 

Programação adequada para os pequenos

Pensando nisso, diversos parceiros do Dia do Desafio já estão programando atividades adequadas a esse público específico, sempre com a preocupação de atrair os pequenos para os benefícios da atividade física e também encantá-los pela diversão que uma vida ativa pode trazer.

O Instituto Futebol de Rua de Curitiba, por exemplo, está planejando mais de 20 atividades para crianças de 7 a 12 anos. “Teremos atividades no contraturno escolar e, nesse dia específico, os professores e pedagogos abordarão o tema da importância da atividade física e seus benefícios, Primeiramente, o tema será abordado pela pedagoga e depois, em quadra, o professor de Educação Física abordará o tema com atividades lúdicas e esportivas”, conta Alceu de Campos Natal Neto, Diretor do Instituto.

Também o Instituto Patricia Medrado vai promover atividades para os pequenos, atuando em 15 locais diferentes da cidade de São Paulo, promovendo minitorneios de tênis, desafios e brincadeiras lúdicas. No CEU Campo Limpo, por exemplo, todas as atividades serão exclusivas para crianças e jovens de 7 a 17 anos.

Já a Universidade Cruzeiro do Sul, por meio do Programa Cruzeiro do Sul em Forma (PCSF), está planejando uma atividade unindo circo e práticas aquáticas para crianças de 5 a 12 anos. “As atividades circenses e aquáticas tem o intuito de proporcionar para o público infantil a experiência em um novo universo de movimentos, através dos equipamentos aéreos e o meio líquido,  o corpo é desafiado em diferentes habilidades, como equilíbrio e destreza”, conta a professora Patrícia Martins.

O Sesc São Paulo também vai promover diversas atividades para crianças durante o Dia do Desafio. Fiquem atentos e levem seus filhos, sobrinhos, netos e amigos. Aqui vão alguns atividades da programação de 2016 que podem ser feitas com crianças:
 

Arena de Ginástica no Vão Livre do MASP

Livre Grátis Dia 25/05. Quarta, das 10h às 18h. Local: Vão livre do MASP. Gratuito

Promovida pela Sesc Vila Mariana, a instalação esportiva se destina à experimentação dos movimentos da Ginástica Artística, Rítmica e de Trampolim, por meio de aparelhos e equipamentos como trampolim, trave de equilíbrio, bola, fita, arco e airtrack, pista inflável utilizada para realizar saltos e acrobacias. Neste espaço, o público também será desafiado a realizar alguns exercícios de solo que exigem força, equilíbrio, flexibilidade e coordenação.
 

Minijogos de Tênis

Dia 25/05. Quarta das 8h às 12h e das 13h às 17h. Local: Sesc Ipiranga. Gratuito

O tênis esportivo é uma evolução do jogo “Jeu de Pame”, criado em meados do século XVIII, na França, em que os jogadores utilizavam as mãos para rebater a bola contra a parede. Nesta vivência promovida pelo Sesc Ipiranga, os participantes poderão aprender os principais fundamentos deste esporte, a partir da vivência de exercícios, brincadeiras e jogos adaptados. A partir de 7 anos. Inscrições no local. Ginásio.
 

Miniesportes Olímpicos

Dia 25/05. Quarta, das 10h às 17h. Local: Parque Dom Pedro. Gratuito

Promovida pelo Sesc Carmo, a proposta da atividade é apresentar alguns esportes olímpicos em formato menor para realização do Dia do Desafio com escolas agendadas e público espontâneo.  Recomendado para maiores de 6 anos. Não é necessária a retirada de ingresso.
 


SOBRE O DIA DO DESAFIO

A 22ª edição do Dia do Desafio, campanha mundial de incentivo à prática de esportes, acontece no próximo dia 25 de maio em milhares de cidades e dezenas de países.

As programações do Dia do Desafio acontecem nas Unidades do Sesc São Paulo na capital, interior e litoral. Confira a programação completa.