Sesc SP

postado em 03/10/2014

Os pioneiros da habitação social

Nabil Bonduki e Ana Paula Koury na noite de lançamento dos livros. Foto: Edmar Júnior
Nabil Bonduki e Ana Paula Koury na noite de lançamento dos livros. Foto: Edmar Júnior

      


A noite de ontem (02/10/2014) foi movimentada no antigo casarão que abriga os cursos de pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, no número 88 da rua Maranhão, em São Paulo. Centenas de pessoas compareceram ao endereço para o coquetel de lançamento dos livros Os pioneiros da habitação social: Vol. 1 - Cem anos de política pública no Brasil; Vol. 2 - Inventário da produção no Brasil entre 1930 e 1964; Vol. 3 - Onze propostas de morar para o Brasil moderno.

Um debate entre os organizadores e colaboradores do livro abriu o evento. As pesquisas, coordenadas pelo arquiteto e urbanista Nabil Bonduki, contaram com a ajuda da também arquiteta e urbanista Ana Paula Koury nos volumes 2 e 3. Esta obra, resultado de 17 anos de estudos, constitui a mais ampla e completa publicação sobre habitação social já realizada no país.

No primeiro volume, Bonduki tece uma crítica ao papel dos órgãos públicos criados ao longo dos últimos cem anos para gerir um dos mais graves problemas da atualidade nas cidades brasileiras. No segundo, ele e Ana Paula Koury documentam 325 conjuntos residenciais construídos em 81 municípios e 24 estados entre 1930 e 1964. No terceiro volume, onze projetos significativos de arquitetos que se dedicaram para a questão da habitação social são analisados em profundidade pela equipe de pesquisadores coordenados por Bonduki.

Galeria

Produtos relacionados