Sesc SP

postado em 09/04/2015

Inteligências múltiplas

Destaque 728x410 inteligencias

      


Hermes Ferreira Balbino trata da pedagogia do esporte a partir dos conceitos por trás da teoria das inteligências múltiplas

 

Com lançamento marcado às 19h30 do dia 16 de abril, no Centro de Pesquisa e Formação Sesc São Paulo, o livro Inteligências múltiplas: uma pedagogia do esporte e da atividade física no Sesc São Paulo, do professor e preparador físico Hermes Ferreira Balbino, analisa uma série de atividades físico-esportivas que servem de estímulo no desenvolvimento integral do ser humano.

Partindo do conceito amplamente utilizado para medir o desempenho cognitivo dos alunos – o conhecido termo QI (Quociente de Inteligência) que os avaliava a partir dos pontos de vista verbo-linguístico e lógico-matemático – o pesquisador americano Howard Gardner propôs uma nova visão, baseada em estudos realizados em diversas áreas relativas à cognição: a teoria das inteligências múltiplas. Para Gardner, as pessoas são dotadas de múltiplas inteligências em potencial, representadas por competências e habilidades que, ao longo da vida, podem ser desenvolvidas e estimuladas. São elas: inteligências espacial, musical, cinestésico-corporal, naturalista, intrapessoal e interpessoal.

A importância das inteligências múltiplas ainda é pouco considerada no campo do esporte, necessitando de uma reestruturação dos métodos existentes, quase sempre balizados por preocupações centradas no desenvolvimento de capacidades físicas, aquisição de habilidades motoras e, no caso dos jogos coletivos, na organização de sistemas defensivos, ofensivos e de transição.

Inteligências múltiplas não somente analisa um consistente repertório de conceitos teóricos ligados a pedagogia do esporte ao bem-estar do corpo humano, como também examina e descreve uma série de atividades físico-esportivas que servem de estímulo no desenvolvimento das inteligências ao provocar o aprendizado, seja por intermédio da constante superação e resolução de problemas, seja pela livre manifestação da criatividade exercitada nas práticas corporais.

 

Sesc Verão 2009

A convite do Sesc São Paulo, Hermes Ferreira Balbino teve como referencial a teoria de Gardner para desenvolver ações e programas diferenciados durante o projeto Sesc Verão 2009, a partir de uma conduta pedagógica para a cultura corporal. A parte final deste livro relata a experiência do autor que, por meio de ambientações criativas e de conteúdos representados por jogo, esporte, dança, ginástica e luta, apresenta uma série de atividades propostas com a intenção de estimular a vivência corporal dos participantes e lhes proporcionar situações de desafio, que desencadeassem a manifestação de suas variadas habilidades cognitivas.

Além das reflexões do organizador, o livro apresenta ensaios de pesquisadores especializados na área esportiva, como a professora de educação física Vilma L. Nista-Piccolo, os professores titulares da Unicamp Alcides José Scaglia e Roberto Rodrigues Paes, e o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Marco Paulo Stigger, com o objetivo de somar ao tema as possibilidades e implicações da inserção da teoria das inteligências múltiplas no ambiente esportivo.

Inteligências múltiplas é um livro para educadores e profissionais da área do esporte que buscam tanto o aprimoramento profissional quanto novas formas de conduzir a prática esportiva.

 

Veja também:

:: Resenha |  Inteligências múltiplas e a atividade física - por Celso Antunes

:: Trechos do livro | Clique na imagem para ampliá-la. Após a leitura, pressione a tecla ESC para retornar ao site. 

 

 

Produtos relacionados