Sesc SP

postado em 28/08/2015

Jogos para atores e não atores

Destaque 728x410 jogos

      


Com lançamento marcado para o dia 24/09 no Sesc Bom Retiro, livro de Augusto Boal tenta desenvolver aquilo que todos, sendo ou não atores, têm dentro de si: o teatro

 

No final da década de 1950, Augusto Boal revolucionou o teatro brasileiro com as montagens do Teatro de Arena. Um dos pontos básicos desse novo modo de encenação era tornar o espectador parte ativa do que acontecia no palco. Com intenção abertamente política, foi a origem do que Boal chamou mais tarde de "espectator": "todo mundo atua, age, interpreta. Somos todos atores. Até mesmo os atores!". Após seu exílio, em 1971, Boal percorreu o mundo e difundiu suas ideias nas mais variadas situações, inclusive entre pessoas comuns, em lugares comuns. A suma de todas essas experiências está nas dezenas de exercícios teatrais de Jogos para atores e não atores,  uma coedição entre as Edições Sesc São Paulo e a Cosac Naify.

Muito além das fronteiras do teatro profissional, este repertório de técnicas é utilizado hoje em atividades como a psicoterapia, a educação e a formação política. Foi publicado originalmente em Buenos Aires com o título 200 exercícios e jogos para o ator e o não ator com vontade de dizer algo através do teatro e atualizado por Boal até 2008. Baseada na edição alemã de 2013, que incorporou acréscimos do autor em versões europeias, esta nova edição inclui textos inéditos em português reunidos em apêndice e é a mais completa entre as que circulam atualmente em várias línguas.

 

SERVIÇOS:

o que:

Lançamento - Jogos para atores e não atores
Exercício teatral com Sérgio de Carvalho, diretor da Cia do Latão, e elenco

onde:

Sesc Bom Retiro

quando:

24/09. Quinta-feira, às 19h30

quanto:

Grátis. Retirada de ingressos com uma hora de antecedência na Central de Atendimento do Sesc Bom Retiro

 

Veja também:

:: Trechos do livro

 

 

 

Produtos relacionados