Sesc SP

postado em 06/10/2015

Programa Curumim: memórias, cotidiano e representações

Destaque 728x410 curumim2

      


Desenvolvido nas unidades do Sesc São Paulo há quase trinta anos, programa voltado para crianças oferece aos participantes a oportunidade de aprender brincando

 

As Edições Sesc São Paulo lançam, no dia 13 de outubro, no Sesc Vila Mariana, o livro Programa Curumim: memórias, cotidiano e representações, organizado pelas pedagogas Margareth Brandini Park e Renata Sieiro Fernandes, ambas doutoras pela Unicamp. O bem-sucedido programa de educação não formal acontece desde 1987 nas unidades do Sesc atendendo a crianças de 7 a 12 anos oferecendo diversos tipos de atividades artísticas, ambientais e socioeducativas.

Com mais de um milhão de atendimentos, o programa realiza atividades lúdico-pedagógicas em diversas linguagens e espaços, valorizando o desenvolvimento da autonomia, da livre expressão e da cidadania.

Um dos principais objetivos do programa é oferecer às crianças participantes oportunidades, espaços e tempo para brincar, criar, conviver, se expressar, se movimentar, desenvolver suas potencialidades, além de se sentir pertencentes e reconhecidas, num ambiente acolhedor, alegre, seguro e cooperativo. 

 

Método

As atividades são iniciadas com rodas de conversa, onde se propõem projetos coletivos, ações de educação e promoção da saúde, assim como atividades em teatro, dança, literatura, música, esporte, cinema, jogos, artes visuais, internet, culinária, rádio, criação de blog, TV, circo, contação de histórias, festas e passeios.

 

Depoimentos

Em meio a depoimentos de gestores, coordenadores, educadores, famílias, crianças e ex-frequentadores, um deles chama a atenção. Trata-se da declaração de uma criança que fala “É o Sesc, porque sem ele eu ia ficar todo dia sozinha em casa”. "Nos depoimentos fica claro que o projeto é importante para que as crianças façam amizades, saibam fazer uma reeducação alimentar, por conta dos lanches do programa serem conduzidos por uma equipe de nutricionistas que promovem a inserção de frutas e hortaliças na alimentação", dizem as organizadoras do livro. Além disso, regras de convivência são aprendidas de forma prazerosa, e qualquer conflito é decidido e conversado entre os curumins e os educadores. As festas e as apresentações de teatro também são mencionadas nos depoimentos.

 

Composição

O livro conta com introdução de textos de Margareth Brandini Park e Renata Sieiro Fernandes, além dos textos Curumim: reflexões coletivas sobre um mesmo programa, de Maria Alice Oieno de Oliveira Nassif e Henrique Barcelos Ferreira; Educação não formal: um mosaico, de Valéria Aroeira Garcia; A criança, a infância e a sociologia da infância, de Anete Abramowicz; Arte e expressão, de Maria Isabel Ferraz Pereira Leite; Silêncio! Crianças brincando, de Ilona Hertel; Rodas de conversa: a circularidade dialética e a experiência curumim, de Mara Rita Oriolo de Almeira; Sustentabilidade e educação ambiental, de Maria de Lourdes Spazziani; A criança e suas relações intergeracionais, de José Carlos Ferrigno; Programa Curumim, mídia e divulgação científica e cultural, de Leila Cristina Bonfietti Lima e, por fim, Representações curumins, de Margareth Brandini Park e Renata Sieiro Fernandes.

 

SERVIÇOS:

o que:

Lançamento | Programa Curumim: memórias, cotidiano e representações

Bate-papo entre as organizadoras do livro e convidados, seguido de sessão de autógrafos.
onde:

Sesc Vila Mariana | Rua Pelotas, 141 – Vila Mariana

quando:

13/10. Terça-feira, às 19h30 

quanto:

Grátis

 

Veja também:

:: Trechos do livro

 

 

 

Galeria

Produtos relacionados