Sesc SP

postado em 12/07/2016

Fotografia de palco II

Destaque 728x410 fotografia2

      


Segundo volume da obra de Lenise Pinheiro apresenta mosaico do teatro brasileiro ao reunir fotos de mais de seiscentos profissionais da área, registradas entre 1983 e 2015

De 15 de maio a 15 de julho de 2018, o Sesc Rio Preto abriga exposição homônima ao livro.*

 

Independente e, ao mesmo tempo, complementar ao primeiro volume do livro (publicado em 2008), Fotografia de palco II, da renomada fotógrafa Lenise Pinheiro, apresenta imagens de espetáculos encenados entre 1983 e 2015. Entre atores, diretores e os muitos profissionais que atuam nos bastidores das artes cênicas, as 602 personagens retratadas na obra documentam a história recente do teatro brasileiro.

Dedicado ao jornalista Nelson de Sá e inspirado no ator Pascoal da Conceição e na crítica de teatro Christiane Riera, o livro expõe imagens de nomes como Andréa Beltrão, Antônio Abujamra, Antônio Fagundes, Bárbara Paz, Christiane Torloni, Claudia Raia, Eva Wilma, Hector Babenco, José Wilker, Maria Della Costa, Maria Fernanda Cândido, Marieta Severo, Matheus Nachtergaele, Raul Cortez, Zé Celso Martinez Corrêa, entre muitas outras personalidades dos palcos.

Selecionadas ao longo dos últimos oito anos, as fotografias são intercaladas com textos assinados por Beatriz Sayad, Bob Wolfenson, Denise Fraga, Francisco Carlos, Guilherme Bonfanti, Leopoldo Pacheco, Luiz Fernando Ramos, Marcelo Coelho, Marisa Orth e Valmir Santos. Cada um deles apresenta reflexões e interpretações sobre o trabalho de Lenise Pinheiro e sua importância para o teatro e para suas próprias vidas.

Assim como a primeira edição, a obra é organizada em sete capítulos: "Camarins", "Ensaios pessoais", "Figurinos", "Cenários", "Iluminação", "Cenas" e "Créditos". De acordo com Lenise, essa sequência reflete a forma como se dá a evolução de uma produção teatral. Nesse sentido, a autora também assina o projeto gráfico do livro, garantindo que o desenho das páginas siga a mesma lógica e acompanhe a evolução de uma montagem teatral. Os critérios para a seleção das fotografias envolvem desde uma peça que a tenha emocionado, um recorte estético interessante, a força cênica presente numa imagem, até a decisão de valorizar o trabalho de alguém que esteja em início de carreira ou de sacralizar a presença de figuras amplamente conhecidas do público.

Fotografia de palco II reflete ainda a recente descentralização da produção teatral brasileira ao incluir um número crescente de retratados oriundos de diversas regiões do país (interior paulista, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Blumenau e cidades do Nordeste). “O livro carrega a história do teatro, é um trabalho documental. Considero que a principal característica do meu trabalho seja a documentação”, conclui a autora.

 

 

Veja também:

:: Um novo espetáculo | Produzidas por um olhar cúmplice e devotado ao seu tema, imagens de Fotografia de palco II, novo livro de Lenise Pinheiro, revelam para o leitor uma outra encenação. Por Bob Wolfenson

:: Teatro fotogêncioFotografia de palco, de Lenise Pinheiro, capta com muita sensibilidade a vitalidade do teatro brasileiro recente

:: Vídeo

 

*Serviços:

o que:

Lançamento do livro Fotografia de palco II

Com projeção de imagens da obra e sessão de autógrafos 

onde:

Sesc Pompeia | Comedoria
Rua Clélia, 93 – CEP 05042-000 | São Paulo/SP

quando:

19 de julho de 2016. Terça-feira, às 20h 

quanto:

Grátis

o que:

Lançamento do livro Fotografia de palco II

Sessão de autógrafos com Lenise Pinhieiro.

onde:

* Livraria da Travessa | Ipanema
Rua Visconde de Pirajá, 572 - Rio de Janeiro / RJ

quando:

4 de outubro de 2016. Terça-feira, às 19h 

quanto:

Grátis

o que:

Exposição Fotografia de palco II

Abertura no dia 15 de maio, às 20h. Bate-papo com Lenise Pinheiro, mediado por Priscila Gontijo, seguido de sessão de autógrafos.

onde:

Sesc Rio Preto | Avenida Francisco das Chagas Oliveira, 1333 , Chácara Municipal - Rio Preto / SP

quando:

15 de maio a 15 de julho de 2018 | terça a sexta, das 13h30 às 21h30; sábado e domingo, das 10h às 18h30 

quanto:

Grátis

 

Produtos relacionados