Guia brasileiro de produção cultural
“Ações que transformam a cidade”, tema desta edição, reflete sobre os espaços urbanos que abrigam, com seus prós e contras, os eventos culturais em torno dos quais nos reunimos
O Guia brasileiro de produção cultural, organizado por Cristiane Olivieri e Edson Natale, mostra há mais de vinte anos o caminho para a produção e o desenvolvimento de projetos culturais. Contando com um time de consultores e entrevistados de peso, traz uma novidade nesta oitava edição: um caderno temático, que a cada publicação se dedicará a discutir tópicos atuais no contexto da produção cultural. “Ações que transformam a cidade”, tema desta edição, reflete sobre os espaços urbanos que abrigam, com seus prós e contras, os eventos culturais em torno dos quais nos reunimos.
No primeiro capítulo, sobre planejamento, a publicação trata de como o produtor deve começar a organizar as ações necessárias para que o projeto “fique de pé”. Nesse período, o profissional pode valer-se de aprender com erros e acertos anteriores, além de fazer pesquisa de campo por meio de viagens, consultas a outros profissionais, reuniões com potenciais parceiros e buscar pesquisas de consumo para se certificar se o seu ”produto final” terá o interesse desejado.
O texto também menciona a “Lei de Murphy”, conhecida como “caso algo possa dar errado, dará errado”. Esta é considerada uma das máximas do trabalho do produtor e o profissional deve empreender todos os esforços para driblá-la. O capítulo é encerrado com uma entrevista com a pintora, escultora, artista gráfica e visual e professora Leda Catunda, considerada um dos maiores talentos surgidos nos anos 1980 nas artes brasileiras.
As questões jurídicas ganham espaço no capítulo 2, em que os autores explicam qual tipo de empresa o produtor deve abrir, tendo um grande leque de opções e formatos, custos e possíveis atividades. Há ainda informações sobre contratos com patrocinadores, fornecedores, artistas nacionais e internacionais, entre outros, e o apontamento das responsabilidades legais do produtor, como verificar se o local do evento tem alvará do Corpo de Bombeiros, segurança, orientação para o público, seguro, questões aduaneiras, apoio médico e de órgãos públicos.
As questões acerca dos direitos autorais são abordadas no capítulo 3. Na era da internet, é importante observar que as regras de proteção dos direitos autorais continuam sendo aplicadas. Neste capítulo, os autores apresentam os conceitos mais importantes sobre os direitos de autor e de imagem, bem como as formas de uso e autorizações para as principais criações.
Nas últimas décadas, as organizações sem fins lucrativos na área da cultura vêm crescendo no Brasil. O capítulo 4 do livro é dedicado a elas, mostrando como podem, reunindo experiência, inteligência e agilidade, além de comprometimento, fazer diferença para a sociedade. O texto destrincha os principais tipos de organizações do terceiro setor que podem desenvolver projetos culturais em suas diversas modalidades e indica quais atributos toda organização deve ter para ser exitosa ao desenvolver um projeto. Logo depois, há o artigo "Ideias soltas", de Lucimara Letelier, diretora-assistente de artes do British Council. Em seguida, há uma entrevista com Katia Rocha, que atua na área cultural há oito anos e está à frente da Rede Educare.
As questões financeiras são esmiuçadas no capítulo 5. Pagamento de tributos, alterações da legislação tributária brasileira, regularidade fiscal, contratação de empresas, profissionais autônomos, artistas nacionais e estrangeiros e seus devidos impostos são esmiuçados neste capítulo. Os enquadramentos jurídicos explicitados no capítulo 2 são detalhados em tabelas de valores, com suas devidas impostações e taxas, além de dicas e cuidados para se tomar com contratações e pagamentos. Ao final do capítulo, há um glossário que explica os significados de termos como “alíquota”, “conciliação bancária”, “budget”, entre outras, para auxiliar o produtor a esclarecer com precisão as contas de seu evento.
No capítulo seguinte, projetos e financiamentos à cultura, os autores discutem as formas de se viabilizar os projetos, seja por meio de leis de incentivo ou patrocínios, seja buscando outras fontes como bilheteria, fundos públicos, empréstimos ou colaborações. Neste sexto capítulo, Edson Natale e Cristiane Olivieri listam as diversas fontes de financiamento com receitas diretas, crowdfunding (financiamento coletivo), fundos de cultura, vale-cultura, mecenato, apoio cultural, patrocínio, Lei Rouanet, Economia Criativa, entre outras possibilidades.
A comunicação é o foco do sétimo capítulo. Um evento cultural deve saber se comunicar com seu público-alvo, e seus organizadores devem saber atingi-los da melhor maneira, seja pelas redes sociais, jornais, mídia paga, TV ou anúncios. Já o capítulo 8, voltado à produção, traz lembretes gerais e um checklist de todas as informações necessárias para um evento dar certo. Os alvarás de funcionamento estão em dia? O apoio do Corpo dos Bombeiros foi formalizado? O alarme de incêndio foi testado? O texto traz ainda uma entrevista com a diretora da São Paulo Companhia de Dança e doutora em artes pela Unicamp, Inês Bogéa, e outra com a roteirista e cineasta brasileira Laís Bodanzky, que fala sobre sua trajetória e questões relativas a financiamento para o cinema.
Na última parte do livro, as questões sobre as cidades são debatidas com profissionais de diversas áreas, como os jornalistas Adriana Carranca, Bruno Paes Manso, Bruno Torturra, o escritor e quadrinista Lourenço Mutarelli, o escritor Matthew Shirts, entre outros. Segundo Edson Natale, essas entrevistas “proporcionam vias de reflexão a respeito das nossas cidades, dos lugares em que vivemos o nosso dia a dia, das praças e parques que ocupamos – ou queremos ocupar – para que possamos reunir, festejar, vibrar, modificar, compartilhar. Produzir cultura, transformar espaços, propor projetos, criar conceitos, disseminar arte, gerar dúvidas, perguntas, emoções. Questionar as respostas e ir além. Este livro nunca esteve tão vivo. Nossas cidades também não”.
Serviços:
o que: |
Lançamento do livro Guia brasileiro de produção cultural: ações que transformam a cidade e sessão de autógrafos com Cristiane Olivieri e Edson Natale |
onde: |
*Livraria da Vila | Rua Fradique Coutinho, 915 - São Paulo / SP |
quando: |
14 de setembro de 2016, quarta-feira, 19h |
quanto: |
Grátis |
Veja também:
:: E-book à venda | Amazon, Apple Store, Google Play, Kobo, Livraria Cultura, Livraria Saraiva
:: trechos do livro