Sesc SP

postado em 08/02/2017

Robert Lepage: conversas sobre arte e método

Destaque 728x410 lepage

      


Em conversas informais com a jornalista Renate Klett, o ator e diretor franco-canadense fala de seu trabalho e de sua abertura em relação a tudo o que é fora do comum

 

Originalmente publicado na Alemanha, Robert Lepage: conversas sobre arte e método é fruto de uma série de entrevistas da jornalista e crítica de teatro Renate Klett com o diretor, ator, cenógrafo e figurinista franco-canadense Robert Lepage. Em conversas informais, Lepage fala de seu trabalho em três continentes, sua abertura em relação a tudo o que é fora do comum, criatividade, a vida intensa e cheia de adrenalina, sua maneira de trabalhar e a procura por iluminação.

Nascido em 1957 em Quebec, Robert Lepage é autor de obras conhecidas pela ênfase nas imagens e nos recursos cinematográficos. Conquistou o reconhecimento mundial em 1985, com La Trilogie des dragons; outras encenações importantes foram seu Ciclo Shakespeare (1992-1994), os épicos teatrais Os sete afluentes do rio Ota (1994) e Lipsynch (2007), assim como as peças solo A face oculta da Lua (2000) e Le Projet Andersen (2005). Realizou nove filmes (entre eles The confessional, A face oculta da Lua, ), concebeu a turnê de Peter Gabriel e o show , do Cirque du Soleil. Desde 1994, dirige a companhia teatral Ex Machina. Da tetralogia Jogos de cartas, dois espetáculos - Espadas e Copas - foram apresentados em São Paulo, no Sesc Santo Amaro, em outubro de 2014.

As entrevistas do livro, feitas em dois momentos distintos entre 2007 e 2008, refletem a vivacidade, inteligência e autenticidade de um dos autores-diretores mais importantes das últimas décadas. A edição brasileira conta com um prefácio assinado pela diretora, pesquisadora e produtora em artes cênicas Andrea Caruso Saturnino que atualiza os caminhos artísticos de Lepage e seu diálogo com outros dramaturgos. Além disso, um caderno de fotos no fim do livro mostra imagens dos dois espetáculos de Lepage no Brasil.

 

Veja também:

:: Arte sem fronteiras | Entrevistas reunidas em Conversas sobre arte e método oferecem uma síntese da obra do encenador, dramaturgo e ator Robert Lepage, que há três décadas expande o campo de ação do teatro

Galeria

Produtos relacionados