Sesc SP

postado em 14/10/2013

O Inverno do Nenê Trio

capa CD inverno

O Nenê Trio surgiu em 2001, do encontro do baterista Nenê com o contrabaixista Alberto Luccas. Depois de uma sessão de improvisos na casa de um dos músicos, os dois resolveram que seria um bom momento para desenvolver boa música instrumental, com grande variedade de estilos rítmicos, neste que atualmente é “o momento mais feliz” da carreira de Nenê, como ele mesmo diz. Alberto reafirma o sentimento, dizendo: “é um trabalho sem palavras, eu adoro. Realmente é um lugar que a gente pode se expressar ao máximo, no limite como músico”.

Para completar, desde 2008 eles contam com a participação do pianista Írio Jr., que comenta sua participação no trio: “para mim tem sido liberdade de expressão total, a gente faz o que quiser, sai criando o que dá na cabeça”.

Com tamanha liberdade criativa, o trio lançou o CD Inverno pelo Selo Sesc, segundo da formação atual. O projeto é continuidade do trabalho que vem sendo realizado, e da tetralogia que começou com Outono, lançado anteriormente.

Por conta da variedade de referências musicais mundiais com as quais cada um deles já teve contato, o trio usa da mistura de ritmos, mas nunca de maneira óbvia: “você não vai ouvir um maracatu claramente como é tocado em um grupo regional. Mas ele está dentro da música, lá no meio ele aparece também” explica o baterista.

Para que se mantenham prontos e com repertório para gravar a qualquer momento, o trio se encontra regularmente para ensaios a cada 15 dias. O compromisso em proporcionar boa música para o público é claro nas composições, na seriedade dos ensaios, e pode ser conferido no CD, todo captado de maneira analógica. Na captação digital, os músicos podem substituir partes das músicas que não deram tão certo, ou contar com ajustes técnicos de pequenos erros. No caso da captação do CD Inverno, a gravação foi feita como em um show, sem recortar as músicas ou ajustar nada.

Conheça mais sobre outros projetos do Selo Sesc.

Entrevista com Nenê sobre CD Inverno

Produtos relacionados