Sesc SP

postado em 11/02/2014

Tetê Espíndola em Pássaros na garganta e Asas do etéreo

Tetê Espíndola/Foto: Maria Quaranta Lobão
Tetê Espíndola/Foto: Maria Quaranta Lobão

Conhecida pelo tom agudo de sua voz, Tetê Espíndola lançou, nos dias 19 e 20 de março, no Sesc Vila Mariana, um álbum com dois CDs de épocas tão distintas da sua carreira: Pássaros na garganta e Asas do Etéreo. O primeiro, lançado em LP em 1982, agora remasterizado para CD. E o segundo, seu mais recente disco de inéditas, com composições de uma vida toda: “abri meu baú que eu considero minha caixinha de pérolas que são as minhas composições de todos esses anos. Foi muito difícil escolher doze músicas porque o meu baú estava cheio realmente, mas o parâmetro foi mostrar a minha composição na craviola”, explica a cantora.

A craviola, criada no início dos anos 70 pelo músico Paulinho Nogueira, tem 12 cordas e um formato um pouco diferente de um violão, possuindo uma “curvinha” que a torna feminina. A sonoridade fica uma mistura entre cravo e viola, por isso o nome. Tetê adotou o instrumento no início de sua carreira.

A música sempre existiu na vida de Tetê. Aos 14 anos a cantora já havia sido premiada em um festival em sua terra natal, Campo Grande, pela interpretação de uma canção composta pelo seu irmão. Logo cedo, formou um grupo com os irmãos Sérgio, Geraldo, Alzira e Celito, chamado LuzAzul, que se tornaria Tetê e o Lírio Selvagem um pouco mais tarde. A passagem para a carreira solo se deu em 1980, no início da sua parceria com Arrigo Barnabé, responsável por batizar o estilo musical produzido em Pássaros na Garganta (1982) de “sertanejo lisérgico”.

Já sobre o LP de 1982, conversamos com a cantora que considera o disco seu primeiro trabalho solo autoral e descreve a época: “era um momento muito excitante, muita coisa nova, muita energia de amor rolando. Aí eu fiz questão de voltar pra minha terra pra fazer as fotos do disco, vivendo naquele auge daquela coisa urbana, eu falei: Luiz Fernando, vamos até a natureza pra tirar as fotos. Aí tiramos aquelas fotos todas no Rio Verde. Eu queria colocar tudo o que eu era, que eu sentia. Era um momento muito excitante”.

A escolha do repertório aconteceu naturalmente, sendo a maioria das músicas de autoria da própria cantora. A ideia foi de manter a ligação com os irmãos e com o trabalho feito até ali, por isso a inserção de Cunhataiporã e Olhos de Jacaré, de Geraldo Espíndola, e Longos prazeres de amor, de Celito Espíndola, balanceada com a parte experimental com o Arrigo Barnabé.

Repertório Pássaros na garganta:

1-AMOR E GUAVIRA (Tetê Espíndola e Carlos Rennó)
Viola – Almir Sater
Craviola /violão e voz – Tetê Espíndola
2-CUNHATAIPORÃ (Geraldo Espíndola)
Craviola e voz – Tetê Espíndola
3-CANÇÃO DOS VAGALUMES (Arrigo Barnabé)
Voz – Tetê Espíndola
Piano – Felix Wagner
4-OLHOS DE JACARÉ (Geraldo Espíndola e Carlos Rennó)
Vibrafone – Felix Wagner
Craviola e vozes – Tetê Espíndola
5-FIO DE CABELO (Tetê Espíndola)
Craviola /voz e assovio – Tetê Espíndola
6-CUIABÁ (Tetê Espíndola e Carlos Rennó)
Craviola e vozes – Tetê Espíndola
Piano – Felix Wagner
7-PÁSSAROS NA GARGANTA (Tetê Espíndola e Carlos Rennó)
Craviola e voz – Tetê Espíndola
8-SERTANEJA (Rennê Bittencourt)
Viola –Almir Sater
Craviola e voz – Tetê Espíndola
9-LONGOS PRAZERES DE AMOR (Celito Espíndola)
Craviola e voz- Tetê Espíndola
10-PAISAGEM FLUVIAL (Tetê Espíndola e Arrigo Barnabé)
Vibrafone – Felix Wagner
Craviola e voz – Tetê Espíndola
11-IBIPORÃ (Arrigo Barnabé)
Piano – Felix Wagner
Craviola e voz – Tetê Espíndola
12-JAGUADARTE (Arrigo Barnabé /Augusto de Campos)
*recriação de Augusto de Campos de um trecho do poema “Jabberwocky “de Lewis Carroll
Piano – Felix Wagner
GALADRIEL (Tetê Espíndola)
Craviola e voz – Tetê Espíndola
13-SERTÃO (Tetê Espíndola e Arrigo Barnabé)
Craviola e violão e voz – Tetê Espíndola

Um pouco mais de 30 anos depois, como resumir uma carreira tão extensa em um disco com 12 faixas? Convidando personagens-chave de sua vida! Aí que chegamos ao disco Asas do Etéreo, que reúne as participações de Duofel, Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, Trio Croa, Marcelo Pretto, Jaques Morelenbaum, Felix Wagner, Paulo Lepetit, Bocato, Teco Cardoso, seu companheiro Arnaldo Black e seu filho Dani Black. “Cada faixa tinha uma pessoa certa” explica a cantora, que gravou voz e craviola ao vivo no estúdio de Paulo Lepetit, em São Paulo, e enviou as músicas para que os instrumentistas pudessem criar sua participação especial em cima do que ela havia composto.

Abaixo, repertório do CD Asas do etéreo e comentários da cantora sobre cada participação:

1-PASSARINHÃO (Tetê Espíndola e Marta Catunda)
Violão de nylon e zig-zum – Luiz Bueno (Duofel)
Violão se 12 cordas – Fernando Melo (Duofel)
Craviola e voz- Tetê Espíndola

“De todos os convidados eles são os que mais conviveram comigo na carreira. A gente tocou durante sete anos juntos, andamos pelo Brasil e pelo exterior, fizemos muitos shows juntos. E teve todo um processo diferente, gostoso, aquela coisa de ensaio que a gente curte muito fazer, aquela coisa de chegar na intimidade da música, conhecer bem a música e fizemos ao vivo mesmo, Lepetit gravou os três juntos no estúdio e ter contracenado com os dois violões, a craviola e os dois violões, foi um equilíbrio perfeito que a gente conseguiu reaver daquela época que a gente tocava junto, sabe?”

2-ASAS DO ETÉREO (Tetê Espíndola)
Flauta de bambu – Teco Cardoso
Craviola e vozes- Tetê Espíndola

“Eu falei: vou ligar agora para o Teco porque Asas do Etéreo tem que ser com ele. Liguei para ele, ele atendeu, ele é super difícil de estar por aqui. E o Teco trabalhou muito comigo também na época do festival, a gente correu o Brasil fazendo show”.

3-ACÁCIAS (Tetê Espíndola e Marta Catunda)
Piano – Egberto Gismonti
Craviola e voz – Tetê Espíndola

“Tudo começou com o Egberto, porque quando eu pensei em fazer cada faixa com um instrumento diferente pra gente lidar com os timbres, a primeira pessoa que me veio na cabeça foi o Egberto Gismonti tocando o piano dele maravilhoso junto comigo. E ele deu a maior força para eu fazer esse trabalho e falou: pode contar comigo. Então ele chegou com um arranjo pronto, na partitura, exatamente um arranjo em cima do que eu tinha gravado de voz e craviola e deu tudo certo. Eu chorei de emoção foi uma magia maravilhosa”.

4-AMARELANDO (Tetê Espíndola)
Trombone – Bocato
Craviola e voz – Tetê Espíndola

“Eu e Lepetit conversando eu disse: eu quero eu quero um sopro, eu acho importante ter um sopro assim nessa música. E aí o Paulo Lepetit falou: poxa, o Bocato, vamos chamar o Bocato. Eu tinha trabalhado com o Bocato também na banda Sabor de Veneno também e eu sou vidrada no trombone dele, o que ele faz, os efeitos que ele faz. E ficou um negócio muito interessante o timbre do trombone com a minha voz naquela faixa”.

5-CANÇÃO (Tetê Espíndola e Bené Fonteles)
Contrabaixo – Paulo Lepetit
Craviola e vozes – Tetê Espíndola

“Paulo Lepetit foi o parceiro que teve a garra de dizer: vamos fazer! Esse trabalho era uma coisa muito íntima minha e tinha que ter um diretor que acreditasse totalmente no que eu estava falando para dar certo. Então ele fez essa produção musical comigo acreditando e gravando as faixas da forma certa. A gente também teve ideia de botar microfone entre eu e a craviola, então a gente pegou ressonâncias também do corpo no instrumento”.

6-TRIGO DO AMOR (Tetê Espíndola)
Guitarra acústica e voz – Dani Black
Craviola e voz – Tetê Espíndola

“Para o pessoal que não sabe, Dani Black é meu filho (com Arnaldo Black). Trigo do amor é uma música que eu fiz logo que eu encontrei o Arnaldo, então tem uma relação assim de preparar um pouquinho antes de eu ficar grávida dele. Fala dessa relação do passarinho com o ninho e ele sempre curtiu essa música. Depois que ele colocou a guitarra ele falou: está faltando alguma coisa aqui. E ele foi e colocou a voz porque é uma expectativa de todo mundo querer ver mãe e filho cantando. Então foi uma satisfação muito grande de ter o filho também”.

7-BEIJO N’ÁGUA (Tetê Espíndola) *música composta para o LP Pássaros na Garganta, mas que acabou não entrando
Vibrafone – Felix Wagner
Craviola e voz – Tetê Espíndola

“Beijo n’água entrou porque também para ter a ligação com o Felix Wagner que tocou vibrafone no LP Pássaros na garganta. E ele tinha voltado da Alemanha, voltou a morar no Brasil e a gente se reencontrou por causa do Pássaros na garganta, de refazer o disco e eu falei: puxa vida, eu vou pegar o Beijo n’água pra ele fazer comigo, aí que ele fechou o repertório. Antes eram onze (músicas), o Beijo n’água entrou e completou doze”.

8-MENINA (Tetê Espindola e Arnaldo Black)
Violoncelo – Jaques Morelenbaum
Craviola e vozes – Tetê Espíndola

“‘Menina’ é uma música muito especial porque eu fiz de aniversário pra minha filha e convidei o Arnaldo Black para entrar no disco porque ele não tinha nenhuma parceria ainda lá. E o Jaques ficou muito emocionado com a música porque ele também tinha tem uma filha, e ele colocou aquele violoncelo e foi impecável, chegou sabendo tudo”.

9- TRISTE ACAUÃ (Tetê Espíndola e Breno Ruiz)
Voz, percussão corporal e berimbau de boca – Marcelo Pretto
Craviola e voz – Tetê Espíndola

“Marcelo Pretto é um cara que eu conheci no Barbatuques, e a gente falou de fazer alguma coisa junto. Então eu queria colocar uma participação muito atual, uma experiência nova que eu tivesse, eu não conhecia como era fazer uma coisa com ele. A gente nunca fez show junto. Essa música é muito especial porque tem uma parceria com um rapaz muito novo que é amigo do Dani (Black) que é o Breno Ruiz. Eu entreguei a música pra ele e ele colocou a letra. Chamei o Pretto pro estúdio e falei: você vai fazer uma percussão. Ele usou toda aquela percussão de boca e percussão corporal e eu ainda tirei dele um baixo profundo maravilhoso que ele tem. Aí eu falei: deixa que eu seja o passarinho e você vai ser a parte terrestre. Eu pedi pra ele fazer um som de bicho uma coisa aquática, fala sobre isso, é um canoeiro andando, contando essa lenda. E ele pôs um bando de macaquinhos, dá pra gente enxergar as árvores, os macacos, as folhagens, os sapos, tudo e muito, muito noite sabe? Muito noturno o que ele fez e ficou maravilhoso”.

10- AOS ELEMENTAIS (Tetê Espíndola e Luhli)
Acordeom – Adriano Magoo (Croa)
Cajon – Sandro Moreno (Croa)
Baixolão – Marcelo Ribeiro (Croa)
Craviola e voz – Tetê Espindola

“O croa são os músicos que estão mais recentes na minha carreira, tocando comigo de uns anos pra cá. Então eu queria ter os três numa polca legítima mesmo, um chamamé de pantanal. Eu sinto assim que a gente estava mesmo no pantanal em volta de uma fogueira, nessa música minha e de Luhli, que é um tratado sobre a natureza”.

11- DIGA NÃO (Tetê e Marta Catunda)
Performance de voz – Arrigo Barnabé
Craviola e vozes – Tetê Espíndola

“Eu falei: meu Deus, como o Barnabé vai entrar nesse disco? Ele é muito importante na minha trajetória. Aí eu pensei: ele vai entrar como uma performance de voz! E foi muito engraçado porque durante anos ele que me dirigia, e ele disse: eu só faço se você me dirigir. Então foi uma responsa eu dirigir o Barnabé”.

12- CRISÁLIDA-BORBOLETA (Tetê Espíndola e Carlos Rennó)
Escaleta – Hermeto Pascoal
Craviola e vozes – Tetê Espíndola

“A relação do Hermeto comigo é mais antiga, desde a época do Pássaros na Garganta. Quando eu me encontrei com o Hermeto eu falei assim: Hermeto, a gente vai desconstruir essa música. Ele começou no piano. E depois de desconstruir tudo, de mexer e mexer, ele fechou o piano e disse que essa música não era com piano, que ele queria tocar um copo d’água”.


O CD está disponível na Livraria Sesc, onde também é possível ouvir trechos das músicas e conferir o encarte que acompanha a obra, além de um vídeo teaser. Acesse aqui.
 

Conheça mais sobre outros projetos do Selo Sesc.

 

Bastidores da gravação do CD Asas do Etéreo | Tetê Espíndola

Galeria

Produtos relacionados