Sesc SP

postado em 29/04/2014

DVD Brazilian Contemporary Music

Foto: Gal Oppido
Foto: Gal Oppido

O DVD traz o concerto realizado na sala Stanley Kaplan Penthouse no Lincoln Center, em Nova York, no qual os artistas levaram ao palco um projeto de aproximação entre a música instrumental de São Paulo e de Nova York.

O projeto nasceu em 2011, de um desejo compartilhado por Caíto e Eva. “São Paulo e Nova York têm muitas semelhanças. São dois grandes centros econômicos. Também têm culturas diversificadas, com gente do mundo todo, locais que produzem músicos de ponta. Então, pensamos em fazer um link, juntar artistas brasileiros com gente de lá e gravar um DVD”, relata Caíto.

Para completar, foi escolhido o Lincoln Center para a apresentação, um ícone da cultura mundial. A concretização desse sonho foi possível devido à proximidade dos músicos, todos eles artistas de ponta do mercado nova-iorquino.

Entre as composições do DVD estão: “Toada”, de Caíto Marcondes; “Upa Neguinho”, de Edu Lobo e Gianfrancesco Guarnieri; “Lamento Sertanejo”, de Dominguinhos e Gilberto Gil; “Baderna Modal Suite”, de Eva Gomyde; e “Loro”, de Egberto Gismonti. O espetáculo do Lincoln Center foi dividido em dois concertos. O primeiro a cargo da pianista Eva Gomyde, que em algumas faixas esteve acompanhada do baixista gaúcho Leco Reis. Já Caíto entra acompanhado por Dana Leong (trombone), Tracy Silverman (primeiro violino), Duncan Wickel (segundo violino), Lev Zurbhin (viola) e Mark Summer (cello).

Caíto Marcondes

Caíto Marcondes nasceu no Rio de Janeiro. Começou a estudar piano aos oito anos, passando depois para o violão. Na adolescência começou a tocar bateria, vindo mais tarde a estudar o instrumento com Rubens Barsotti (do Zimbo Trio) e percussão sinfônica com Cláudio Stephan. Ainda estudou composição com Hans Joachin Koellreuter e harmonia tradicional e contraponto com Mário Ficarelli.
O músico integrou a Orquestra Popular de Câmara, uma aproximação dos instrumentos da música urbana com o som rural da viola caipira.

Eva Gomyde
Eva Gomyde pertence à mesma escola pianística de Eliane Elias, brasileira radicada em Nova York. Seu primeiro CD, “Plural”, de 2001, foi gravado em forma de duos, trios e quartetos com vários integrantes da Banda Mantiqueira. “Piano Duo” é seu trabalho mais recente, com o aclamado pianista Carlos Roberto Oliveira.

Conheça outros projetos do Selo Sesc.

 

 

 

Assista entrevistas e trechos da noite de gravação do DVD

Produtos relacionados