Sesc SP

postado em 24/07/2015

Pepeu Gomes do Alto da Silveira!

Pepeu Gomes durante as gravações do disco
Pepeu Gomes durante as gravações do disco

Nesta matéria você vê o making of do álbum "Alto da Silveira", além de sacar tudo sobre o disco no texto e ter um gostinho da bolacha nas amostras ao final . Não está satisfeito ainda? Confira a música que dá nome à obra, completinha no volume 1 da playlist do Selo Sesc. Divirta-se!


Pepeu vinha cambaleante por entre as vielas do bairro do Garcia em Salvador e, logo quando avistou uma academia de artes marciais de nome muito peculiar, olhou lá dentro e viu um professor quebrar a cara do pupilo. Pepeu colocou uma ideia na cabeça e nunca mais tirou: preciso fazer um frevo-choro-rock-samba com o nome de "Quebrada do Garcia". Pois bem, a música é a segunda do disco Alto da Silveira, lançado pelo Selo Sesc em 2015. E fora esta última frase, todo resto é mentira - talvez até seja verdade, mas Pepeu não contou isso pra gente. 


Contou, na verdade, sobre a importância do choro Brasileirinho para sua música, como ele virou guitarrista, qual o papel de Gilberto Gill, Jimi Hendrix e do show 'Barra 69' nesse rolo todo e outras coisas mais no vídeo de making of do disco - é só dar o play aí embaixo.


Se você não teve paciência para curtir o making of, temos um problema. Daqui pra frente a gente só vai falar do disco: Alto da Silveira é o nome do lugar que Pepeu nasceu. Assim, o álbum que temos aqui remonta a trajetória deste mago das guitarras e de outros instrumentos de corda. Samba, choro, frevo, carnaval, tudo isso faz parte do caldeirão de Pepeu, tudo acaba decantando numa maneira única de se fazer rock ou, como Pepeu gosta de frisar, um jeito diferente de se fazer rock brasileiro. E isso não é exagero, se você pensar que estamos falando do sujeito que atendeu ao pedido de "categoria, gomes..." tocando um bandolin, pra depois esmerilhar a guitarra num dos maiores solos da música popular brasileira, duas faixas adiante, no mesmo disco. 

"A geração de músicos da qual eu faço parte sempre teve o disco 'Geração de Som' [primeiro disco solo de Pepeu] como um marco, e esse novo trabalho mostra o quanto Pepeu evoluiu de lá pra cá. Sinto hoje que Pepeu é um músico que está anos-luz, mas muitos anos-luz à frente de onde estava em 1978, como guitarrista, como arranjador, como compositor, enfim, como o artista múltiplo que é" - esse é Roberto Frejat atestando o que dizíamos no parágrafo anterior. Você pode conferir o texto completo e ainda ter um gostinho do que é o encarte de Alto da Silveira logo abaixo.

 

Além de ter contato com o projeto gráfico - e as belíssimas fotos do ainda imberbe Pepeu - você pode escutar uma amostra das faixas do álbum e depois adquiri-lo em qualquer Loja Sesc ou ainda na Livraria Virtual. Duas músicas deste disco já apareceram com os Novos Baianos: Bolado II e Rock no Carnaval - antes Bolado e Rockcarnaval.


Leia, ouça, assista - você sabe que Pepeu vale o ingresso.

1. Dinamite

2. Na Quebrada do Garcia

3. Fim da Festa

4. Farroupilha Blues

5. Aurora Boreal

6. Na Pele do Pelé

7. Índio do Alto da Silveira

8. Isabella... Eu Tive Uma Ideia

9. Xulipe no Reggae

10. Para Paco 'De Lucia'

11. Cine Pax

12. Caravaggio

13. Chorando no Cantinho

14. Bolado II

15. Coração Mudo

16. Rock no Carnaval

Produtos relacionados