Sesc SP

postado em 23/09/2015

Salve, Clara Nunes! Salve, Virgínia Rosa!

capa virginia

Caiu aqui procurando informações sobre o show da Vírgina Rosa no Sesc Osasco, 27/1? É só clicar no link! Agora, pra conhecer mais sobre o repertório do disco e o que você vai ouvir nesse show, fique ligado no making of e na matéria daí debaixo!

 

A voz de Virgínia possui um registro que aproxima Clara desses anos 2000 e tantos que vivemos. Para além da homenagem, é algo que fica na cabeça da gente pela beleza dos arranjos e pela interpretação pungente: as canções "Um ser de luz" e "Iracema" dão prova do alcance e da capacidade de interpretação reverente de Virgínia, sem, no entanto, deixar de imprimir  sua marca aveludada que já esteve a serviço de outros grandes da nossa música, como Tetê Espíndola e Itamar Assumpção.

A "Iracema" do parágrafo acima é aquela mesma do Adoniran - "Iracema, eu perdi o seu retrato...", música doída do bigode mais famoso de São Paulo. Nesta escolha específica é possível dar forma às intenções de Virgínia e Ogair ao escolher um repertório que não fosse claramente associado à Clara - ainda que "O Mar Serenou" e "Banho de Manjericão" marquem presença no disco - mas que expandisse a nossa percepção sobre quão plural foi a carreira de intérprete e pesquisadora da primeira mulher a vender mais de 100 mil cópias de disco no Brasil.

O encontro de Virgínia com o repertório de Clara Nunes não é algo de ocasião. "Clara é uma de minhas cantoras preferidas e por quem sempre tive enorme admiração. Seu canto direto, forte e popular inspirou-me e me ajudou a encontrar minha personalidade musical e um jeito próprio de cantar" atesta a interprete na dedicatória que prefacia o álbum. Nela, Virgínia sintetiza os porquês deste projeto; para entender melhor sobre a cantora, recomendamos o texto de Swami Jr., parceiro longevo, testemunha da força musical da cantora. Ambos textos estão no encarte que você confere abaixo.

 

É possível degustar as faixas do disco ao final deste post. Escutou, gostou? Adquira o seu exemplar desta bela homenagem! Basta aparecer nas Lojas Sesc espalhadas pelas unidades do Sesc São Paulo, ou acessar a Livraria Virtual, aqui.

Programe-se para desfrutar da experiência e da força deste disco ao vivo, pois deve ser um desses momentos quando "a tristeza abraçou a felicidade" e a saudade há de explodir em música, como cantou Virgínia, como cantou Clara, pra cima, em Menino Deus, de Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro. Permita-se e divirta-se!

Produtos relacionados