Sesc SP

postado em 22/02/2016

Donato Elétrico

donato capa materia

A lenda João Donato está de volta com um disco que remete às histórias e à criatividade inesgotável do instrumentista. Música instrumental moderna com um pé - e o gingado - nos anos 70. Divirta-se! 

 

A história desse disco começa bem antes deste ano de 2016 - aliás, você sabia que João Donato completa 82 primaveras em agosto deste ano? Muito tempo de vida, muito tempo de música. Voltando. Em 1973, Donato estava com o disco "Quem é Quem?", produzido por Marcos Valle, pronto para ser lançado, mas a gravadora achou que não valia a pena investir num disco cantado do artista. João então chamou toda a imprensa para a igreja do Outeiro da Glória e, sob os olhos dos jornalistas, começou a jogar os discos para o alto. Estava feito o lançamento de "Quem é Quem?".

Ronaldo Evangelista, produtor de "Donato Elétrico" soube da história já nas sessões de pesquisa e ensaio para a gravação do disco, no estúdio Traquitana, em São Paulo. Escarafuncharam o disco todo e resolveram fazer o lançamento do álbum, no Sesc Pinheiros, em 2014 - um sucesso! A mistura entre Donato, parte dos músicos do Bixiga 70 e Evangelista já começava a dar liga.

 

Se você escutar "Quem é Quem?" e compará-lo com as amostras de "Donato Elétrico" ao final deste post, vai encontrar semelhanças nos timbres e em alguns arranjos, como se ambos viessem não só do mesmo lugar - a cabeça caótica e genial de Donato - mas do mesmo tempo. As diferenças, no entanto, abrem campo para o ouvinte construir, à sua maneira, uma interpretação sua - e dos seus quadris - da música de "Donato Elétrico".

Diferente do disco de 1973, "Donato Elétrico" trata-se de um disco instrumental, no qual Donato volta com tudo aos sintetizadores, teclados, Rhodes e outras parafernálias maravilhosas que pareciam estar por ali desde sempre, somente aguardando uma alma inquieta para dar conta das possibilidades todas. E "possibilidades" talvez seja a chave do disco em questão: como dissemos no início do texto, são quase 82 anos de vida deste músico. Portanto, uma trajetória impossível de ser reta, previsível e singular: Donato tocou de tudo - mesmo.

 


O disco tem bossa, tem batuque, tem latinidades - salsa, rumba, compassos compostos - baião e jazz. A personalidade plural de Donato está captada nessas 10 faixas. E há fôlego na participação de músicos de outra geração, todos reverentes à figura central da obra. As possibilidades estão todas postas, esperando você botar os ouvidos nelas - divirta-se!

O show de lançamento aconteceu nos dias 11 e 12 de março, no Sesc Pompeia. Para adquirir o seu exemplar, é só rolar a barra até o rodapé e clicar na miniatura. Mande brasa, vale a pena!

1. Here's JD

2. Urbano

3. Frequência de Onda

4. Espalhado

5. Tartaruga

6. Soneca do Marreco

7. Combustão Espontânea

8. Resort

9. Xaxado de Hércules

10. G8

Produtos relacionados