Sesc SP

postado em 14/03/2013

Imagens contadas em um passeio por São Paulo

Lançamento DVD Ouvindo Imagens/Foto: Nilton Silva
Lançamento DVD Ouvindo Imagens/Foto: Nilton Silva

Uma carona em troca de uma história. Essa foi a proposta da artista Fabiana de Barros na intervenção AUTO PSi, realizada em 2003 na cidade de São Paulo dentro da programação da Mostra SESC de Artes – Latinidades. O cineasta suíço Michel Favre registrou o trabalho de Fabiana e fez o filme Ouvindo Imagens, lançado em DVD pelo Selo SESC.

Os passageiros que aceitam a carona do táxi comandado por Fabiana aparecem no banco de trás, inventando e contando histórias com base em imagens que a artista apresenta. A intervenção foi inspirada no Teste de Apercepção Temática (TAT), criado pelo Dr. Henry Murray entre 1935 e 1943, que catalogou imagens responsáveis por ativar a fabulação em seus pacientes.

O filme mergulha na imaginação humana e relaciona poeticamente as histórias dos passageiros a paisagens diversas da cidade de São Paulo, em fragmentos de imagens, cenas de rua, veículos que se cruzam, aviões passando entre prédios. Segundo o diretor de cinema e escritor francês Jean-Louis Comolli, os passageiros-personagens do filme não são o verdadeiro objeto do teste. Como afirma Comolli no encarte do DVD Ouvindo Imagens: “Proponhamos uma hipótese: não são os passageiros do AUTO Psi os sujeitos desse teste, mas nós, espectadores do filme. E esse teste é bem mais complexo, bem mais cheio de meandros do que o imaginado pelo doutor Hernry Murray: trata-se de cinema”.
 

Conheça mais sobre outros projetos do Selo Sesc.

Galeria

Produtos relacionados