Sesc 24 de Maio celebra o mês em homenagem ao choro com o Projeto Choraço

13/04/2023

Compartilhe:

Em abril, mês de nascimento de Pixinguinha (dia 23), um dos maiores expoentes do choro brasileiro, também é celebrado o Dia Nacional do Choro e o Sesc 24 de Maio comemora essa data com o projeto especial Choraço. Shows, bate-papos e aulas com especialistas fazem parte da programação, trazendo artistas como Zé Barbeiro, Luizinho 7 Cordas, Celsinho Silva, Mário Sève e André Mehmari, abrindo espaço também para artistas consagrados em outros ritmos, como Sombrinha. As diversas atrações vão até 7/5.

Confira a programação:


Sobre o choro

O choro surge na música brasileira no final do século 19, na cidade do Rio de Janeiro, como uma manifestação urbana, criado a partir de elementos de dança de salão, música popular portuguesa e africana. Mas diferente de outras sonoridades dessa mesma categoria, como o samba, é considerado aquele que mais se aproxima da música erudita, tendo como uma de suas características o lirismo, a valorização da forma, certa sofisticação de arranjos e instrumentação.

A identidade do choro enquanto gênero, no entanto, assumiu diversas novas tendências nas manifestações contemporâneas, com influências do próprio samba, valsa, polca, jazz, refletindo uma característica “tradicional”. Ao propor uma série de shows de conjuntos e artistas solistas dedicados ao gênero, o Sesc 24 de Maio celebra a valorização da produção atual do choro, seja ela mais próxima da sonoridade tradicional, ou inclinada à música de concerto e outras roupagens contemporâneas.

Sobre o Choraço

Inaugurado em 2019 na unidade Sesc 24 de Maio, o projeto Choraço busca oferecer aos públicos um panorama do gênero na atualidade. A curadoria inclui artistas e grupos que fazem referência à história do choro e seus personagens. As obras de Joaquim Calado, Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha, Izaías e seus Chorões, entre outras figuras essenciais para a música popular brasileira são celebradas a partir de arranjos e interpretações contemporâneas. Paralelamente às apresentações, o projeto inclui atividades formativas que investigam a diversidade estética do choro, tanto a partir da história, quanto por meio de estudo dos instrumentos e suas possibilidades expressivas. Confira a programação completa aqui.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.