meusesc
nome
senha
na programação das unidades no conteúdo editorial   
Ajuda  enviar para um amigo    |    Ajuda    |    Ajuda sugestão de pauta

Indice de artigos
artigo anterior    |  próximo artigo   
As facetas de Gainsbourg em exposição
As facetas de Serge Gainsbourg em exposição 3 junho 2009

Serge Gainsbourg

A exposição Gainsbourg artista, cantor, poeta etc faz parte das comemorações do Ano da França no Brasil e apresenta ao público, com possibilidade de agendar visita monitorada para grupos, instalação com 24 núcleos, a vida e a obra de um dos artistas franceses mais plurais do século 20

Poeta maldito, gênio deslocado, inovador, Serge Gainsbourg (1928, Paris – 1991, Paris) cultivou uma imagem de outsider. Abusava do álcool e dos cigarros Gitanes, e, apesar de sua aparência, sempre se relacionou com as mais belas mulheres como Brigitte Bardot, Jane Birkin e Bambou.

É o perfil e a obra deste intrigante artista que o SESC Avenida Paulista apresenta a partir de 5 de junho na mostra Gainsbourg – artista, cantor, poeta etc. adaptação da exposição Gainsbourg 2008, realizada pelo Musée de la Musique, com o apoio do INA (Institut National de l´Audiovisuel Français), em homenagem aos 80 anos de seu nascimento.

A instalação conta com curadoria do renomado artista Frédéric Sanchez e é dividida em 24 núcleos visuais e sonoros que apresentam a visão do próprio curador sobre Gainsbourg. Ele reuniu trechos de filmes, vídeos, making of, entrevistas, fotografias, reproduções de documentos, filmes e documentários, além de citações lidas por Serge e por artistas que conviveram com ele e fizeram parte de sua obra como Vanessa Paradis, Bambou, Isabelle Adjani, Jane Birkin, Charlotte Gainsbourg, Catherine Deneuve, Jacques Dutronc. A ideia é mostrar a representatividade do trabalho de vanguarda de um artista que já nos anos 60 e 70 usava remixagens.

Os núcleos são agrupados em quatro fases da vida do artista. A primeira é o Período azul, referência jocosa a Picasso pelo próprio Gainsbourg. Ela reúne as obras do início da carreira, quando o filho de judeus russos fugidos do comunismo ainda se chamava Lucien Ginsbourg e, além da música e do piano, dedicava-se à pintura. Foi nessa fase também que Gainsbourg conheceu Boris Vian, compositor de jazz e escritor, famoso pelo seu estilo provocador, algo que influenciou sua vida e obra.

A segunda parte, denominada Os ídolos, percorre o período mais criativo de sua obra quando entrou em contato com a geração Yé Yé, influenciada pelo rock britânico, e ganhou o prêmio do concurso Eurovision de la chanson, que o transformou em estrela pop com o sucesso "Poupée de cire, poupée de son", cantado por France Gall. Nesta época, em que Gainsbourg torna-se mais popular na França, e tem contato com os egressos da Nouvelle Vague, frases como “Eu sou apenas um poeta assassinado pela sociedade de consumo” são pronunciadas pelo L´Homme à tête de chou, ou o homem com cabeça de repolho, como Serge era conhecido pelo formato de seu crânio.

A decadansa, terceira parte da exposição, remete à época de "Je t’aime moi non plus", com sua simulação de orgasmo que causou escândalo mundial, e suas midiatizadas relações com Brigitte Bardot e Jane Birkin, que ele conheceu nas filmagens de Slogan, de Pierre Grimblat. Birkin, 20 anos mais nova, se tornou sua companheira pelos dez anos seguintes, influenciando vários de seus sucessos como "69 anée erotique", "La decadanse" e o álbum conceito Melody Nelson.

Ecce homo, a última parte da exposição, apresenta o decadente Serge dos anos 80, retratando seus encontros com novos músicos e tendências como o reggae e a ousada versão de "La Marseillaise", o hino francês em ritmo jamaicano. É também a fase de "Lemon incest", música sobre o incesto cantada em duo com sua filha, na época com 12 anos, a hoje atriz e cantora Charlotte Gainsbourg.

Sua maneira Gainsbarre de ser, alcoólatra, fumante e mulherengo, que chega a queimar dinheiro em um programa de televisão, se manifesta em público. De qualquer forma foi esse estilo de vida que acabou levando a sua morte em 1991 aos 62 anos de idade. É essa personalidade instigante que transformou Serge Gainsbourg no maior ícone da cultura pop francesa e influenciou dezenas de artistas, não apenas na França, mas em todo o mundo.

Saiba mais:

agendamento para grupos:
- pelo email agendamento@sescsp.org.br
- pelo telefone 3179 3762 [atendimento de terça a sexta, das 13h às 22h, e sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h
].

site oficial do Ano da França no Brasil
informações sobre o INA

 

o que: Gainsbourg - artista, poeta, cantor, etc

recomendado para maiores de 14 anos
quando:

5/6 a 7/9 | terça a sexta, das 13h às 22h, sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h

onde:

SESC Avenida Paulista | Av. Paulista, 119 - tel.: 3179-3700

ingressos:

Grátis