meusesc
nome
senha
na programação das unidades no conteúdo editorial   
Ajuda  enviar para um amigo    |    Ajuda    |    Ajuda sugestão de pauta

Indice de artigos
artigo anterior    |  próximo artigo   
Clássicos do cinema ganham trilha sonora com o grupo O Grivo
Trilhas Metragens | Portal SESCSP - REVISTA DIGITAL 22 agosto 2008
O Grivo

Os filmes O Gato Félix na Idade do Osso, de Pat Sullivan, e O Imigrante, de Charlie Chaplin, são exibidos com trilha sonora ao vivo, no SESC Avenida Paulista

O projeto Trilhas Metragens reúne de forma original o cinema e a música ao vivo que funcionam como elementos transformadores do encontro entre espectador e imagens. Além de reverenciar as trilhas sonoras executadas ao vivo nos primeiros tempos do cinema, a dialética estabelecida entre as duas linguagens artísticas cria um momento para suscitar sentidos: ver para ouvir e ouvir para ver.

Com o projeto Cine-Olho, Rádio-Olho, a dupla de músicos O Grivo, de Minas Gerais, apresenta vários filmes mudos das décadas 10 e 20, da França e dos Estados Unidos, trabalhando no campo da improvisação e buscando alternativas para a ampliação do repertório de timbres, assim como a investigação da interação da linguagem musical com outras mídias.

Os filmes são exibidos com a trilha sonora original executada ao vivo e, a partir dela, os músicos propõem um diálogo entre alguns parâmetros estéticos dos filmes e outros da linguagem musical do grupo, como o uso não convencional de uma série de instrumentos musicais tradicionais, apropriação de objetos do cotidiano para a produção de sons e utilização de recursos eletrônicos para sua transformação em tempo real.

Nesta apresentação, no SESC Avenida Paulista, O Grivo apresenta trilha sonora para O Gato Félix na Idade do Osso, de Pat Sullivan, e também para O Imigrante, de Charles Chaplin.

O Gato Félix na Idade do Osso, realizado em 1922, é o primeiro desenho animado feito com o gato Félix, personagem de corpo preto, olhos brancos e risada marcante. O gato foi o primeiro personagem de desenho animado a se tornar popular entre o público. Neste filme, depois de ser descoberto pelo segurança em um museu de história natural, Félix acorda na idade do osso, e se envolve em aventuras com homens das cavernas e dinossauros, até se ver novamente nas mãos do segurança do museu, que com um chute o coloca para fora.

Realizado anteriormente, em 1917, O Imigrante é considerado um dos melhores curtas-metragens de Charlie Chaplin. O Imigrante o descreve em seu papel mundialmente famoso do palhaço que vem para a América em um navio abarrotado com outros imigrantes. Chaplin é aqui o imigrante que resiste ao desafio de uma longa viagem e proporciona ao espectador momentos hilariantes. A jornada acaba numa série de problemas quando ele aporta na América, mas tudo fica mais fácil quando ele encontra uma bela garota.

o que: Trilhas Metragens
quando:

22 a 24/8. Sexta, sábado e domingo, às 19h30

onde: SESC Avenida Paulista | av. Paulista, 119 - 3179-3700
ingressos:

Grátis!





Sobre o Grivo

Formado pelos músicos mineiros Nelson Soares (percussionista e compositor) e Marcos Moreira (violonista e compositor), o grupo instrumental foi fundado em 1990 e vem se tornando referência em concertos, instalações e performances musicais, além de trilhas para espetáculos, especialmente na área da dança, videoarte e cinema.

Entre suas trilhas de destaque estão: Otto, direção de Lucas Bambozzi e Cao Guimarães; If, direção de Ageo Simões e Marcus Vinícius (2º lugar no Festival de Vídeo, na Suíça, em 1999); O fim do sem fim, direção de Cao Guimarães, Lucas Bambozzi, Roberto Magalhães (Prêmio GNT Renovação de Linguagem no É tudo Verdade); Histórias do Não Ver, direção de Cao Guimarães; Ajuntamento, de Thembi Rosa; Plano Seqüência, direção de Patrícia Moram. Dentre as performances destacam-se Música precária e Invenções Sonoras; e Hidalgo Cautivará tus sentidos e 14 x 32.

Assista ao vídeo de uma apresentação do grupo!

[voltar]