10 atividades presenciais para você usufruir gratuitamente no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc

03/01/2022

Compartilhe:

Foto: Cassia Xavier

Um novo ano chegou.
E com ele, uma série de cursos, palestras e vivências imperdíveis nas mais diversas áreas.

Para facilitar sua busca, listamos aqui 10 atividades presenciais para você usufruir gratuitamente no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc.

Anote e programe-se!

1- Master class de flauta transversal: sonoridade e interpretação em Bach e Debussy
Na primeira parte deste workshop presencial, a flautista Celina Charlier executa Prelúdio (Allemande) da Partita em lá menor de JS Bach para flauta solo e Syrinx de Claude Debussy e demonstra possibilidades de performance.
Quando? 11/1, terça das 15h às 17h.

2- Terraplanistas, Teorias da Conspiração e Política
Nesta palestra, ministrada pelo doutor em Antropologia pela UNB e professor da UFC/UNILAB Rafael Antunes Almeida serão abordadas na palestra presencial as práticas de conhecimento de terraplanistas e ufólogos, os seus processos de produção de evidência e, sobretudo, os possíveis elos entre os modos de existência destas comunidades, a noção de conspiração e a política.
Quando? 11/1, terça, 19h30 às 21h30.

3- Produção para Artistas
O curso presencial, ministrado pela produtora cultural, diretora teatral e artista cênica Lia Levin é voltado para quem tem uma ideia artística, mas não sabe por onde começar para torná-la realidade. Ensinará a organizar o pensamento; as etapas que são necessárias cumprir; como criar um cronograma e planilha orçamentária; onde encontrar fontes de financiamento; como divulgar e vender o produto cultural. Não é preciso ter experiência em produção para acompanhar o curso.
Quando? 13/1 a 20/1, quintas, 15h às 17h.

4- Música e Movimento
Esta oficina presencial traz atividades teóricas e práticas que auxiliam no desenvolvimento da percepção rítmica, melódica e harmônica de crianças que estudam algum instrumento musical em curso extracurricular do ensino fundamental. O objetivo é compartilhar estratégias e fundamentos para que professores de música e educadores musicais utilizem o corpo e movimento nas aulas de música.
Quando? 14/1, sexta, 15h às 17h.

5- Cine Debate: Cabeça de Nêgo
Inspirado por um livro dos Panteras Negras, o jovem Saulo Chuvisco tenta impor mudanças em sua escola e acaba entrando em conflito com alguns colegas e professores (Brasil, 2020, 85 minutos). Logo após a exibição do longa, teremos um bate-papo com o diretor e roteirista Emerson Déo Cardoso.
Quando? 15/1, sábado, das 15h às 18h.

6- Paulo Bellinati: trajetória do compositor, arranjador e instrumentista
No dia 18/1 o músico, arranjador e compositor Paulo Bellinati fará uma palestra presencial sobre sua trajetória musical, com exibição de vídeos, fotos e áudios históricos. Suas pesquisas sobre Garoto, as turnês internacionais e sua visão de arranjar e compor suas obras, como “Pulo do Gato”, “Furiosa” e “Jongo” (clássico do violão mundial, com mais de 100 gravações) estão no roteiro desta conversa.
Quando? 18/1, terça, 15h às 17h.

7- Roberto Carlos, Outra Vez: 1941-1970
Bate-papo com o historiador, jornalista, doutor em Ciência Política pela UFF Paulo Cesar de Araújo, autor do livro “Roberto Carlos, Outra Vez: 1941-1970”.
Neste primeiro volume da biografia “Roberto Carlos outra vez”, Paulo Cesar de Araújo volta ao seu biografado mais ilustre com um livro novo, totalmente refeito e que faz um casamento entre as canções mais conhecidas e cada etapa da vida do artista.
Quando? 18/1, terça, 19h30 às 21h30.

8- Fotógrafos de Jardim: subsídios para a história da fotografia lambe-lambe
O curso presencial, teórico e prático (com a câmera laboratório), propõe uma abordagem para além do saudosismo e curiosidade em torno da fotografia lambe lambe, levantando questões sobre sua importância para a história social da fotografia no Brasil e contribuições para o desenvolvimento dos processos fotográficos.
Com Cássia Xavier, mestranda pela ECA-USP e Gustavo Falqueiro, mestre pelo IEB.
Quando? 20/1 a 3/2, quintas, 19h às 21h.

9- Casas Espaços de Produções Culturais
Ciclo de encontros que reúne pessoas interessadas em conhecer soluções, estratégias, histórias, experiências e práticas de sustentabilidade no campo da gestão de pequenos espaços culturais, muitos deles denominados casas. Em conversas com gestoras e gestores serão apresentados tecnologias e projetos de educação não formal que repercutem na vida das pessoas e, por consequência, nos territórios.
Nesta edição participam gestores e gestoras da “Casa Tombada” da cidade de Bragança Paulista – SP, da “Casa Lúdica” – bairro Mooca – SP, da “Alvenaria Espaço Cultural” – bairro de Perdizes – SP e da “Casa Locomotiva” – bairro Vila Madalena – SP.
Quando? 26/1 a 2/2, quartas, 19h às 21h30.

10- Jovens Escritores: Mariana Carrara
O ciclo convida o público para conhecer presencialmente os novos autores nacionais cujas obras literárias têm se destacado no cenário brasileiro. Nesta edição, convidamos a autora Mariana Carrara, autora do recém-lançado romance “É sempre a hora da nossa morte amém” (Editora Nós, 2021).
Quando? 29/1, sábado, 15h às 17h.

Lembrando que as inscrições abrem no próximo dia 5/1 e podem ser feitas nas centrais de atendimento das unidades do Sesc São Paulo e através do site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.

Pessoas com mais de 12 anos deverão apresentar comprovante de vacinação contra COVID-19, evidenciando DUAS doses ou dose única para ingressar em todas as unidades do Sesc no estado de São Paulo.

O comprovante pode ser físico (carteirinha de vacinação) ou digital e um documento com foto.

O uso da máscara é obrigatório durante toda sua permanência na Unidade.

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.