9 passos para a alimentação saudável nos primeiros 2 anos de vida

26/07/2019

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Sabemos que as crianças não vêm com manual de instruções. Porém, quando o assunto é alimentação, esta lista de recomendações da Unicef pode ajudar muito na tarefa de fazer com que as elas cresçam saudáveis e desenvolvam todo o seu potencial.

1 – Só leite materno deve ser oferecido ao bebê nos primeiros 6 meses

Nesta fase, o leite materno tem tudo o que ele precisa. Quando o bebê recebe só leite materno, não é necessário tomar chá, sucos ou água. O leite materno já contém a água que o bebê necessita, mesmo em locais muito quentes. A criança que só mama no peito até o sexto mês cresce, tem mais saúde, adoece menos e desenvolve melhor o cérebro.

2 – Não ofereça açúcar

Ao experimentar açúcar nos primeiros 2 anos, a criança pode ter maior preferência por doces e alimentos não saudáveis por toda a vida. O açúcar nos liquidos preparados em casa ou mesmo o que existe nas bebidas industrializadas, como iogurtes saborizados e refrigerantes, vai atrapalhar o aleitamento materno e pode deixar o bebê mais agitado.

3 – Sexto mês de vida, momento para novos alimentos

A alimentação oferecida depois dos 6 meses deve ser composta de arroz, feijões, raízes, verduras, legumes, carnes, ovo, frutas. Mas é importante continuar amamentando a criança até os 2 anos.

4 – Criança com fome come comida de verdade

Não substitua as refeições (almoço e jantar) por biscoitos, sucos, refrigerantes, doces, iogurtes, bolos, bebidas açucaradas ou alimentos em mamadeiras. Comida caseira é o que o bebê precisa para crescer saudável. Se o bebê recusar a refeição, não insista, ofereça novamente mais tarde.

5 – Estimule o bebê a mastigar

A mastigação fortalece a bochecha, ajuda na formação dos dentes e no desenvolvimento da fala.Os alimentos não devem passar pela peneira ou pelo liquidificador. Se o bebê aprende a mastigar cedo, ele vai aceitar a alimentação da família com mais facilidade.

6 – Lave bem as mãos, os alimentos e os utensílios.

A limpeza dos alimentos, utensílios e das mãos evita doenças como a diarreia.

7 – Ofereça alimentos saudáveis: grãos, raízes, carnes, frutas e verduras

Alimentos com muito sal, gordura, açúcar e corantes fazem mal para a saúde de qualquer pessoa. Escolha principalmente alimentos in natura.

8 – Use o colorido e as texturas dos alimentos para a refeição ficar divertida e gostosa

Se o bebê não aceitar bem um determinado alimento, não se preocupe, ofereça novamente em outro dia.

9 – Antes dos 2 anos, nada de doces, biscoitos, salgadinhos, café, refrigerantes ou gelatina

Garantir a saúde do bebê com alimentos saudáveis é responsabilidade da família.

 

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Para promover o aleitamento materno e a alimentação complementar saudável na primeriríssima infância, o Sesc São Paulo realiza o projeto Do Peito ao Prato. Saiba mais em sescsp.org.br/dopeitoaoprato

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