Data e horário
De 25/11 a 09/12
19h30 às 21h30
Nesta edição, o autor Evandro Cruz Silva conduz as leituras e debates sobre seu livro O Embranquecimento, convidando o público a mergulhar neste romance contemporâneo que alia reflexão crítica e sensibilidade literária.
Narrado por Macária, mulher negra “parda”, doutora em ciências humanas e especialista em história da arte, o livro expõe os dilemas do ascenso acadêmico e as tensões identitárias que atravessam a experiência negra no Brasil. Filha de uma faxineira e de um homem branco, Macária revela, em sua trajetória, os efeitos históricos e simbólicos do processo de embranquecimento da população brasileira.
Entre intelecto e afetividade, memória e invenção, solidão e resiliência, O Embranquecimento abre espaço para pensar colonialismo, identidade e desigualdade no Brasil contemporâneo.
Evandro Cruz Silva é sociólogo e escritor. Foi um dos vencedores do prêmio nacional de ensaísmo da revista serrote em 2020, selecionado para o Forbes Under 30 em 2021, na categoria Artes Plásticas e Literatura, e finalista do prêmio ANPOCS de melhor tese de doutorado em Ciências Sociais no Brasil em 2024. É autor do livro de contos “praia artificial” (Patuá, 2021), e da novela “A Dor Nas Costas” (Sesc, 2023). “O Embranquecimento” (2024, Patuá) é seu romance de estreia.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.