A Céu Aberto: Pequeno Guia para Descobrir a Natureza em São Carlos

15/12/2021

Compartilhe:

“A Céu Aberto: Pequeno Guia para Descobrir a Natureza em São Carlos” é um conjunto de publicações em ambiente virtual — vídeos-passeios, cards informativos ilustrados e um guia de turismo em formato de livro digital — que apresenta dez áreas verdes da cidade de São Carlos. 

Este Guia é um convite à experiência e à investigação: nele há uma coleção de provocações e informações que nos instigam a estar a céu aberto com mais tempo e disposição de perceber os detalhes. Para ouvir sons que nunca ouvimos antes. Para observar aquilo que nunca vimos antes. Para descobrir histórias e iniciativas por trás das paisagens. Para imaginar outros jeitos de estar no mundo e de se relacionar com o espaço urbano.  E para olhar tudo o que é conhecido com o ânimo de nos surpreendermos uma vez mais.    

O Guia traz informações científicas sobre a natureza presente em cada uma dessas praças, parques, bosques ou reservas nos permitindo (re)conhecer uma diversidade de animais, plantas e rios que também habitam nossa cidade. 

Nele, há ainda informações bastante úteis sobre o acesso a esses locais por diferentes meios de transporte, sobre suas condições de acessibilidade para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida e sobre elementos arquitetônicos e características que tornam os espaços públicos, por vezes, mais acolhedores e convidativos para visitantes de todas as idades que buscam lugares para brincar, conviver, praticar exercícios físicos ou outras tantas formas de lazer ao ar livre. 

Sua construção se dará por etapas e de modo colaborativo. De novembro de 2021 a janeiro de 2022, as dez áreas verdes serão reveladas, uma por vez, em postagens em nossas redes sociais, sendo que três delas serão selecionadas a partir da indicação do público por interação virtual. Ao final da programação, será publicado o guia completo, reunindo conteúdo mais detalhado sobre todas as áreas verdes selecionadas. 

Acompanhe a programação em:


Ou navegue pelas abas abaixo e confira todas as áreas já publicadas:



Quem faz o Guia?

André Gravatá é jornalista, educador e poeta. É autor de livros e projetos que transitam entre a arte e a educação, entre eles, a série “Mapas de Visitação” e o “Jornal das Miudezas”. É responsável pela escrita e olhar poético do Pequeno Guia. É também a voz que narra os vídeos-passeios. 

Antonio Failache é designer, artista visual e educador. Nasceu na Venezuela, cursou Desenho Industrial em São Paulo e vive há mais de dez anos em São Carlos. É responsável pelas ilustrações, identidade visual e design gráfico do conjunto de publicações do Pequeno Guia.   

Fubá Educação Ambiental é uma startup fundada por cientistas com atuação na pesquisa e em ações socioambientais e foco na educação, inclusão e inovação. É responsável pela pesquisa científica sobre as áreas verdes e colabora na seleção dessas áreas. 

Paulo Martins é historiador e guia de turismo. É responsável pela pesquisa sobre as condições de acesso, acessibilidade e estrutura das áreas verdes para acolhimento dos visitantes. Também colabora na seleção dessas áreas. 

Victor Yagyu é produtor e videomaker. É sócio-fundador da Coop Filmes, responsável pela produção dos vídeos-passeios pelas áreas verdes que integram o Pequeno Guia. 

Equipe Sesc  

Unidade São Carlos: Celso Araújo, Daniela Monte Rosa, Isabela Trazzi, Marcia Beltrami, Regiane Cristina Galante (Gerente Adjunta) e Vilma De Marchi (Gerente) 

Núcleo de Turismo Social:  Carolina Paes de Andrade, Mayra Vergotti Ferrigno, Cristina Fongaro Peres e Flávia Roberta Cortez Lombardo Costa (Coordenadora) 

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.