A Parábola do Progresso: conheça as atividades educativas de janeiro

13/01/2023

Compartilhe:

Durante o mês de janeiro, o Sesc Pompeia promove oito ações gratuitas sobre arte e outros temas importantes para a reflexão social da atualidade com a programação paralela. A coordenação curatorial é da crítica Lisette Lagnado, com os curadores associados André Pitol e Yudi Rafael.

No dia 13 de janeiro, ocorre a performance do artista Ayrson Heráclito e da dançarina e coreógrafa Inaicyra Falcão: Corpo e Ancestralidade. Nela, em uma proposta de lecture performance, os artistas discorrem a respeito das noções de ancestralidade e memória a partir da tradição yorubá. A ação parte de uma conversa entre ambos e se desenrola em uma coreografia em torno da obra “Sumidouro” de Diego Arauja e Laís Machado, que integra a exposição. 

 
Já nos dias 14 e 15 de janeiro, às 13h, acontece a performance Isopor. Nela os artistas Antonio Gonzaga Amador e Jandir Jr, trajados de seguranças, recepcionam o público, sentados na entrada do espaço comendo petiscos e bebendo cervejas retiradas de uma caixa de isopor. A performance integra uma série de proposições que se interessam pelo modo como as instituições de arte se relacionam com as pessoas que trabalham cotidianamente em suas salvaguardas. 
 
Em 21 de janeiro, às 19h, a artista Lua Cavalcante participa do bate-papo Conversa na lona: Poéticas da deformidade: corpo aberração. O encontro propõe reflexões sobre corpos que se intrigam ou se reconhecem nas ideias de monstruosidade, dissidência, aleijo ou deformidade para uma partilha de saberes e vivências a respeito da palavra “aberração”, utilizando o bordado experimental como suporte material e simbólico da ação artística. 

O mês também reserva uma visita guiada com os curadores de A Parábola do Progresso. 
Lisette Lagnado, André Pitol e Yudi Rafael conduzem os visitantes, no dia 26 de janeiro, às 16h, numa visita mediada para discutir trajetos, obras e os territórios que fazem parte da mostra.  
 
Também no dia 26 de janeiro, às 17h30, acontece o Treino de boxe aberto: construindo o esporte popular. A Boxe Autônomo, uma academia de boxe antifascista localizada na Casa Do Povo, região central de São Paulo, sugere uma vivência livre aberta ao público em meio à mostra. A atividade será realizada por Igor Romano, técnico e profissional de educação fisica, e Roberto Freitas, competidor e professor de boxe, conhecido como Mariga. 

Já no dia 27 de janeiro, às 17h30, o público pode participar da Conversa na lona: Boxe, esporte e coletividade, um bate-papo sobre a potência do esporte como vetor de autonomia e de coletividade com Raphael Piva, Breno Macedo e Michel de Paula Soares 
 

Online 

Além das atividades presenciais, o debate promovido por A Parábola do Progresso também se expandirá em duas lives. No dia 18 de janeiro, às 19h, com o artista Lula Vanderley e a  pesquisadora Silvana Jeha apresentam suas práticas relativas à saúde mental no contexto atual de crise democrática no Brasil com mediação da artista visual Vânia Medeiros. 

A segunda live, Espectros do Modernismo, acontece em 25 de janeiro, às 17h. O encontro entre a professora Ana Paula Simioni e o curador Yudi Rafael, propõe um diálogo com artistas, críticos e curadores contemporâneos que, ao olhar para esse período e a mítica que se elaborou em torno dele, elaboram uma revisão crítica sobre obras e estratégias canonizadas pela historiografia da arte, bem como seus desdobramentos no mundo hoje. 

Foto: Renata Armelin
Foto: Renata Armelin

A Parábola do Progresso 

A exposição reflete sobre os ideários de modernidade e independência do país, buscando projetos inclusivos e diversos. Com cinco territórios dialógicos, apresenta a vocação de reunir forças sociais em ambientes acolhedores para suas comunidades.

Para saber mais, acesse: sescsp.org.br/aparaboladoprogresso

Período expositivo: Até 02 de abril de 2023  
Horário de visitação: terça a sábado, das 10h às 21h; domingos e feriados, das 10h às 18h.     

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.