Pioneiro na atenção à velhice, o Sesc oferece atividades integradas nas áreas de saúde, educação, lazer, cultura e assistência.
Numa sociedade regida pela visão capitalista, que sugere que o velho pode ser descartado e coloca a juventude como o grande ideal de modernidade, envelhecer é, praticamente, sinônimo de desvalorização. Basta olhar para a quantidade de métodos artificiais para esconder as marcas do tempo e a terminologia que evita o termo envelhecer, substituindo-o por neologismos como terceira ou melhor idade. Na contramão dessa visão capitalista de exclusão, o Sesc, há mais de 60 anos desenvolve uma política de afirmação do papel da pessoa idosa na sociedade contemporânea. A atenção começa no combate ao idadismo ou etarismo, que são os termos que designam o preconceito por causa da idade.
O programa Trabalho Social com Idosos/as (TSI), atua no sentido de transformar a realidade desse público em seu território, oferecendo ações integradas nas áreas de saúde, educação, lazer, cultura e assistência, por meio de práticas que acompanham as inovações sociais e tecnológicas, buscando novas possibilidades de interação, reconhecendo a diversidade e potencialidade da pessoa idosa.
Cada ação proposta dentro deste programa busca promover a socialização a partir das questões que envolvem a longevidade, com o intuito de estimular a autonomia e o fortalecimento do protagonismo das pessoas idosas.
Integra a programação do TSI do Sesc Campinas, o projeto “Falas Compartilhadas”, um ciclo de palestras e bate-papos, que propõe reflexões sobre o processo de envelhecimento. O objetivo é tentar compreender como a pessoa idosa percebe a realidade à sua volta, a construção de suas relações afetivas e familiares, os laços de pertencimento na comunidade e a cidade onde vive, enfatizando seus aspectos sociais, históricos e culturais.
A professora e doutoranda em gerontologia pela FMC da Unicamp, Marta Fontenele, coordena o ciclo, abordando no mês de maio o tema “Envelhecendo e Curando Memórias-veneno com Poesia e Prosa” (Dias 11, 18 e 25/5, quinta, das 14h às 16h, no Mezanino do Galpão. Grátis. Inscrições limitadas no local a partir dos 30 minutos que antecedem a atividade). A professora e gerontóloga Marta Fontenele, explica que arquivar memórias de vida é uma competência cognitiva de quem envelhece. Armazenar memórias e conviver com o passado de forma saudável é um meio de cuidar da saúde mental, que reverbera na saúde física e no bem-estar subjetivo e emocional da pessoa idosa. No entanto, assim como as memórias são relevantes para compor nossas identidades são também alvo de preocupação se forem “arquivadas” sem o devido cuidado de serem compreendidas e ressignificadas para cada etapa da vida. A atividade será desenvolvida com relatos, desenhos e esquetes, com a proposta de cuidar das “memórias-veneno” no sentido do autocuidado e da promoção da saúde física e mental na longevidade.
Dentro das atividades regulares, o Sesc Campinas oferece as “Oficinas Criativas”, uma programação em linguagens variadas, para as quais não é preciso ter habilidades artísticas, apenas criatividade e disposição. Para pessoas acima de 60 anos. Este mês, continua a oficina “Estêncil com Bordado” (Dias
b16, 23 e 30/5, terças, das 10h às 12h, na Sala de Atividades 4. Grátis. 18 anos. Inscrição limitada (e única para todos os encontros) no dia 9/5 no local da atividade, a partir das 9h30), com Marta Alves, arte-educadora e artista visual. Nesta oficina será desenvolvida uma peça de decoração usando o Estêncil para estamparia manual no tecido, complementando com bordados. Esta técnica, muito pouco explorada ainda, dá uma grande possibilidade na criação de detalhes em vestuários, decoração, peças utilitárias. E ainda tem um custo-benefício muito bom e um tempo de conclusão reduzido em relação a outros trabalhos com técnicas exclusivas de bordado.
A solidariedade dá o tom na oficina “Arte Solidária” (Dias 10, 17, 24 e 31/5, quartas, das 13h às 14h, no Mezanino do Galpão. Grátis. A partir de 60 anos). A ideia é reunir no espaço do Sesc pessoas que gostam de fazer tricô e crochê, para um trabalho voluntário de confecção de peças manuais que serão doadas a instituições parceiras. Para participar basta trazer uma agulha de crochê nº 4 e uma tesoura. Inscrições limitadas (e única para todos os encontros) abertas na Central de Atendimento. Para atendimento, agende seu horário no App Credencial Sesc SP ou acesse a Central de Relacionamento.
Para quem gosta de cantar, a pedida é o “Canto Coral” (Dias 11, 18, 24 e 31/5, quintas, das 10h às 12h, no Mezanino do Galpão, grátis). Mais que um encontro, o “Canto Coral” reforça o prazer de cantar junto. Esta ação propõe, através de orientação vocal, dinâmicas, exercícios e um repertório composto de estilos musicais variados, o desenvolvimento artístico e humano, além de favorecer a integração de diferentes gerações e promoção do convívio social. Com o cantor, compositor e regente de corais, Guga Costa. Inscrições limitadas (e única para todos os encontros) abertas na Central de Atendimento. Para atendimento, agende seu horário no App Credencial Sesc SP ou acesse a Central de Relacionamento.
Para os que desejam conhecer a experiência de tocar um instrumento musical, o Sesc Campinas oferece a “Roda de Viola Caipira” (Dias 13, 20 e 27/5, sábados, das 10h às 12h e das 13h30 às 15h30, no Mezanino do Galpão, grátis). O curso é para pessoas que não sabem tocar (aulas no período da tarde) e também para quem já possui alguma familiaridade com o instrumento (período da manhã). Um espaço para a troca de experiências, aprendizagem e ampliação do repertório. Com o violeiro André Moraes. Cada participante deve trazer sua viola. Inscrições limitadas (e única para todos os encontros) abertas na Central de Atendimento. Para atendimento, agende seu horário no App Credencial Sesc SP ou acesse a Central de Relacionamento.
Tem, ainda, para os amantes da dança de salão, a oficina “Vem Dançar!” (Dias 12, 19 e 26/5, sextas, das 15h às 16h30, na Área de Convivência, grátis. Para pessoas a partir dos 18 anos. Atividade aberta, sem retirada de ingressos). Prática para quem procura por uma atividade física prazerosa e interativa. Dançar é movimentar o corpo, expressar sentimentos e sensações. Com a dança podemos nos comunicar por meio dos passos, da respiração e dos gestos. O “Vem Dançar!” explora diversos ritmos e as muitas possibilidades de movimentos do corpo, além de permitir o convívio com novos colegas. Com César Morelli, professor de dança.
Em Tecnologias e Artes, em maio, o Sesc oferece a oficina “Explica Aí – Segurança nos Meios Digitais” (Dias 10, 17, 24 e 31/5, quartas, das 10h às 12h, no Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. Livre. inscrições na Central de Relacionamento ou no App Credencial Sesc SP a partir das 14h do dia 1º/5). Estamos cada vez mais conectados através de dispositivos móveis e redes sociais. Essa conexão, no entanto, traz consigo questões relativas à segurança de dados e à exposição a golpes e fraudes. Nesse curso vamos aprender conceitos básicos de segurança digital e medidas simples, porém efetivas para nos protegermos no ambiente virtual. Com Filipe Miranda, educador de Tecnologias e Artes.
Para o público mulktigeracional, continua em cartaz a exposição “Darwin, o original” (Até 13/8, de terça a sexta, das 9h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h, no Galpão Multiuso. Livre. Atividade aberta, sem retirada de ingressos). A mostra convida o público a embarcar numa viagem pelo universo do cientista, geólogo, naturalista, biólogo e humanista, Charles Darwin (1809-1882). Darwin revolucionou o mundo científico com suas teorias sobre a origem e evolução das espécies. Uma curiosidade da mostra em Campinas trata da relação de Darwin com os besouros e a importância desses insetos na cadeia evolutiva das espécies. Uma caixa de besouros, material do acervo do Museu de História Natural de Campinas, especialmente cedida para a mostra, faz parte do módulo Brasil que destaca a relação do biólogo com o país. Agendamento de visitação de grupos escolares e instituições, pelo link https://bit.ly/exposicaodarwin), ou pelo telefone (19) 3737-1608.
DIA 9/5 | terça
Darwin, o original (Artes Visuais)
Até 13/8, de terça a sexta, das 9h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Galpão Multiuso. Livre.
Atividade aberta, sem retirada de ingressos
Estêncil com Bordado (Tecnologias e Artes)
Dias 16, 23 e 30/5, terças, das 10h às 12h
Sala de Atividades 4. Grátis. 18 anos
Com Marta Alves, arte-educadora e artista visual
Inscrição limitada (e única para todos os encontros) no dia 9/5 no local da atividade, a partir das 9h30
DIA 10/5 | quarta
Explica Aí – Segurança nos Meios Digitais
Dias 10, 17, 24 e 31/5, quartas, das 10h às 12h, no Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. Livre.
Com o educador Filipe Miranda
Inscrições na Central de Relacionamento ou no App Credencial Sesc SP a partir das 14h do dia 1º/5
Arte Solidária
Dias 10, 17, 24 e 31/5, quartas, das 13h às 16h
Mezanino do Galpão. Grátis
Inscrições limitadas (e única para todos os encontros) abertas na Central de Atendimento. Para atendimento, agende seu horário no App Credencial Sesc SP ou acesse na Central de Relacionamento.
DIA 11/5 | quinta
Falas Compartilhadas
Dias 11, 18 e 25/5, quinta, das 14h às 16h, quintas, das 14h às 16h
Mezanino do Galpão. Grátis. A partir de 60 anos
Com a doutoranda em gerontologia Marta Fontenele
Inscrições limitadas no local, em cada dia, a partir dos 30 minutos que antecedem a atividade
Canto Coral
Dias 11, 18, 24 e 31/5, quinta e sexta, das 10h às 12h
Mezanino do Galpão, grátis
Com o cantor e regente Guga Costa
Inscrições limitadas (e única para todos os encontros) abertas na Central de Atendimento. Para atendimento, agende seu horário no App Credencial Sesc SP ou acesse a Central de Relacionamento.
DIA 12/5 – sexta
Vem Dançar!
Dias 12, 19 e 26/5, sextas, das 15h às 16h30
Área de Convivência, grátis.
Com o professor César Morelli
Para pessoas a partir dos 18 anos. Atividade aberta, sem retirada de ingressos
Dia 13/5 | sábado
Roda de Viola Caipira
Dias 13, 20 e 27/5, sábados, das 10h às 12h e das 13h30 às 15h30
Mezanino do Galpão, grátis
Com o violeiro André Moraes
Inscrições limitadas (e única para todos os encontros) abertas na Central de Atendimento. Para atendimento, agende seu horário no App Credencial Sesc SP ou acesse a Central de Relacionamento.
Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.