A programação do FestA! – Festival de Aprender 2021 está aqui!

05/03/2021

Compartilhe:

[atualização pós-FestA!: abaixo você encontra os links para todas as atividades e conteúdos abertos que fizeram parte do festival, para poder curtir a qualquer momento! Ou clique aqui e consulte uma seleção na plataforma Sesc Digital.]

Realizado desde 2017 pelo Sesc São Paulo em todo o estado, neste ano de 2021, o festival dedicado a valorizar o potencial criativo de cada indivíduo acontece de 19 a 28 de março, no ambiente digital, por meio de bate-papos, lives, cursos, oficinas e outras ações gratuitas, a partir das redes e canais de 40 unidades do Sesc

Das artes gráficas à fotografia, à ilustração, à pintura e o desenho, passando por técnicas têxteis, programação computacional, produção audiovisual, escultura, intervenção urbana e muita gambiarra, o FestA! – Festival de Aprender se desdobra em mais 30 bate-papos e outras lives, mais de 50 cursos e oficinas on-line e dezenas de outras ações que acontecem diretamente nos perfis e canais das unidades do Sesc São Paulo.

Confira abaixo programações que valem a pena colocar na sua agenda e também as atividades que requerem inscrições prévias, entre outras. E não deixe de conhecer também (e baixar) o Almanaque FestA!, uma mistura de livro, manual, guia e caderno de jogos, repleto de histórias, curiosidades, atividades e outras experiências.
 

Bate-papos e outras lives
Intervenções
Oficinas online
Cursos online 

Outras ações no ambiente digital

BATE-PAPOS E OUTRAS LIVES

Dia 19/3, sexta, das 18h30h às 20h00
Sair a Terreiro: Artes e Tecnologias em Confluência
Com Emicida, Maria da Guia Marinho, Tatiana Cardoso, Xadalu e mediação de Priscila Oliveira
Espaços externos aos lares, os terreiros são lugares híbridos: roupas no varal, brinquedos no chão, festividades, cultivo de plantas, animais, conversas, manifestações de fé, criações artísticas, invenções, ensaios de música. Qual é o lugar da arte nesse terreiro de simbologias e manifestações culturais? Neste encontro, as criatividades no Terreiro propõem um diálogo sobre as artes e as tecnologias como formas de (re)existir coletivamente. Emicida é rapper, cantor e compositor. Maria da Guia Marinho é uma líder quilombola. Foi presidenta da Associação dos Moradores do Ivaporunduva, recebeu a legitimação de posse e a expedição do título de propriedade pela comunidade. Tatiana Cardoso é caiçara, cientista social, educadora popular e atua em projetos e estudos sobre tradição, fortalecimento feminino e conservação ambiental. Moradora da comunidade da Baleia Enseada da Baleia, Ilha do Cardoso, Cananéia/SP. Xadalu é artista visual urbano que mescla colagens de “sticker art”, técnicas e linguagens como serigrafia, pintura, fotografia e objetos. Através de sua arte, dialoga sobre territórios: a rua, o subúrbio e as aldeias guaranis. Priscila Oliveira é educadora no Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) do Sesc Registro.
Onde? Nos canais do Sesc São Paulo e do Sesc São José dos Campos no Facebook e do Sesc Registro no YouTube

voltar ao topo
 

Imagem de edição presencial da Printa-Feira, em 2019, no Sesc 24 de Maio | Foto: Alberto Cerri

Dia 19/3, sexta, das 11h às 16h
Dia 20/3, sábado, das 11h às 20h
Dia 21/3, domingo, das 11h às 21h30
Printa-Feira na Rede!
Com editoras independentes de várias regiões do país
Printa-feira é a feira de arte impressa autoral e publicações alternativas e independentes do Sesc 24 de Maio, onde editoras e artistas gráficos de diversas regiões brasileiras apresentam sua produção ao público sem intermediários, num ambiente propício à troca de ideias e bate-papos sobre o fazer gráfico. Essa edição pretende emular um pouco o que acontece na feira física. 15 participantes, de diferentes segmentos dentro das artes gráficas, farão lives de aproximadamente 40 minutos em que apresentam seu trabalho editorial e mostram, de forma educativa e lúdica, algum aspecto da impressão e edição gráfica relacionada à sua produção: de impressão ao vivo a métodos de encadernação, passando por técnicas de serigrafia e apresentação de maquinário específico ao público. Além das lives, haverá 6 bate-papos com editores sobre diversos assuntos ligados à produção editorial e financiamento coletivo – e um fanzine exclusivo para download.
Clique aqui para conferir a programação completa da feira.   
Onde? Canal do Sesc 24 de Maio no YouTube

voltar ao topo
 

Dia 19/3, sexta, das 15h às 17h
Fotografia e Diversidade: Identidades, Estéticas e Engajamentos
Com Helen Salomão e Lázaro Roberto
Este bate-papo tem como ponto de partida as produções fotográficas de Helen Salomão e Lázaro Roberto, constituídas em torno do cotidiano social múltiplo e diverso em Salvador, da periferia sem sangue, bem como em torno de grupos sociais e movimentos culturais negros. Helen Salomão é fotógrafa profissional, usa a fotografia como instrumento de empoderamento de mulheres e homens negros, retrata sua realidade, a periferia sem sangue, a poesia e a não padronização dos corpos femininos. Já expôs no Museu de Arte da Bahia, no Arte Core no MAM (RJ) e na Fowler Museu At UCLA (Califórnia). Lázaro Roberto é fotógrafo e arte-educador. Conhecido como “LENTE NEGRA”, teve sua inserção no universo da fotografia em meados dos anos 1970. Em 1990 foi co-fundador o Zumvi Arquivo Fotográfico, uma associação de fotógrafos negros. Em 2018 produziu a Exposição Memórias de Resistências Negras, Mafro.
Onde? Plataforma Zoom
Inscrições a partir das 14h do dia 17/3 em centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br
Vagas limitadas. Livre. Grátis.

voltar ao topo
 

Dia 19/3, sexta, das 19h30 às 21h30
Design de Produto como Estratégia de Inclusão
Com Ubiratan Bizarro
O designer Ubiratan Bizarro compartilha com o público a trajetória para a criação e desenvolvimento das Luvas Biônicas Extensoras (LBE), solução inclusiva que ganhou repercussão mundial ao ser utilizada pelo pianista e maestro João Carlos Martins. As LBE’s, como são chamadas, foram baseadas no exoesqueleto e podem ser utilizadas no auxílio a pessoas que ficam com as mãos fechadas a maior parte do tempo por problemas neurológicos e motores.
Onde? Canal do Sesc Campinas no YouTube

voltar ao topo

Dia 20/3, sábado, das 15h às 17h
Quadrinistas do Interior
Com Camilo Solano, Luciano Salles, Orlandeli e mediação de Jozz Zugliani
Nesse bate-papo online, três quadrinistas discutem suas carreiras, contrapondo as atuações no mercado editorial ao trabalho como profissionais independentes. O ponto de partida e fio condutor da conversa, mediada pelo designer e ilustrador Jozz Zugliani, é a cena do interior de São Paulo, suas possibilidades e limitações. Camilo Solano é autor de Cascão – Temporal (2020), graphic novel solo do personagem da Maurício de Sousa. Luciano Salles é ilustrador da Folha de S.Paulo e quadrinista, publicou GP Metanoia, Eudaimonia, Limiar: Dark Matter, L’Amour: 12 oz, O Quarto Vivente e Luzcia, a dona do boteco. Orlandeli é quadrinista e ilustrador. Já publicou em várias revistas e jornais, entre eles: Jornal Folha de São Paulo, revista Época, Revista Superinteressante, entre outros. Jozz é autor de histórias em quadrinhos, ilustrador, designer e pesquisador.
Onde? Canal do Sesc Bauru no YouTube

voltar ao topo
 

Dia 20/3, sábado, das 15h às 17h
Linha-Continente: Tramas Latino-Americanas –  México
Com Malacate: Taller Experimental Textil e mediação de Cecilia Arbolave
Um misto de bate-papo com artistas e artesãs têxteis latinoamericanas e oficina em que se ensinará/demonstrará algo muito simples e breve como um ponto de bordado ou um nó de um quipu, um elemento disparador para uma conversa sobre temas que transbordam e permeiam os saberes e fazeres do têxtil como: ancestralidade, colonização, religião, memória, território, linguagem, feminismo, dicotomia arte/artesanato, apropriação cultural, sociedade e política. O projeto Malacate: Taller Experimental Textil nasceu a partir da pesquisa antropológica e do cotidiano compartilhado entre mulheres tecelãs de algumas comunidades da região do Altos de Chiapas, no México. É organizado pela antropóloga Karla Pérez Cánovas, com o intuito de compartilhar e unir conhecimentos e saberes ancestrais para difundir o artesanato que é produzido na região. Partindo da ideia do têxtil como meio de transmissão e resistência ao processo de globalização e colonização no município de Zinacantán, analisa o artesanato como um elemento cultural com uma finalidade social específica, a de transmissão de saberes. A base da Malacate é a investigação antropológica que considera de vital importância como forma de possibilitar a contextualização e divulgação das histórias e processos que existem por trás do trabalho têxtil das tecelãs e bordadeiras que integram o projeto. Cecilia Arbolave é uma jornalista argentina, formada na Universidad Austral de Buenos Aires e pós-graduada pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário (SP). Mora há dez anos em São Paulo. É sócia na editora Lote 42 e fundadora dos espaços de publicações independentes Banca Tatuí e Sala Tatuí.
Onde? Plataforma Microsoft Teams
Inscrições a partir das 14h do dia 17/3 em sescsp.org.br/inscricoes
Informações: Sesc Pinheiros
Vagas limitadas. 16 anos. Grátis.

voltar ao topo
 

Dia 20/3, sábado, das 16h às 18h
Dia 21/3, domingo, das 16h às 18h
(encontros independentes)
Galáxia Pixográfica
Com Wagner Solposto
Em dois encontros virtuais o artista Wagner Solposto irá realizar ao vivo a pintura de um mural de palavras inspirado na tipografia endêmica da pixação paulistana intitulado “Galáxia Pixográfica”. A partir de uma vivência interativa, os participantes poderão sugerir palavras para compor o universo gráfico da obra e acompanhar seu processo de criação. Os encontros também abordarão um breve histórico da cultura do pixo em São Paulo. Wagner Solposto iniciou sua trajetória em 1990 como pixador, morador do Capão Redondo, cidade de São Paulo. Produtor de eventos de grafite e pixação, a partir de 2004 entrou em contato com o universo da arte contemporânea, quando relacionou a pixação à tipografia, à arte rupestre, à performance e às diversas vertentes da arte urbana.
<sOnde? Plataforma Microsoft Teams
Inscrições a partir das 14h do dia 17/3 em sescsp.org.br/inscricoes
Informações: Sesc Osasco
Vagas limitadas. 12 anos. Gratis.
</s

voltar ao topo
 

Dia 21/3, domingo, das 14h às 15h
Hackeando o Almanaque FestA!: Live Coding de Brinquedo Óptico
Com Alexandre Villares e Maraiza Adami
Inspirada na atividade de criação de brinquedo óptico do Almanaque FestA!, esta atividade propõe-se a produzir, usando programação em Processing, pequenos desenhos circulares que podem ser utilizados junto com o fenacistoscópio. A atividade gerará um pequeno programa de código aberto que gera desenhos para o fenacistoscópio. Alexandre Villares e Maraiza Adami são educadores no Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) do Sesc Avenida Paulista.
Onde? Canal do Sesc Avenida Paulista no YouTube

voltar ao topo
 


Imersão Botânica: A Natureza Como Matéria para Criação Artística | Foto: Vinicius Cruz

Dia 21/3, domingo, das 16h às 19h
Imersão Botânica: A Natureza Como Matéria para Criação Artística Com Flávia Fábio, Luciana Bertarelli, Luciane Kunde e Simone Peixoto
Apoética de cada uma das participantes será apresentada a partir do compartilhamento de vídeos de seu processo criativo e, em seguida, abrindo para uma conversa com o público. IMERSÃO BOTÂNICA é um tema que intenciona ativar a atenção do indivíduo para a materialidade de seu cotidiano, para a concentração mental em propostas que envolvam a presença fora das telas: sublinhar a presença do corpo, do gesto, da ligação do interno com o entorno palpável pela apreciação sensível de todos os sentidos, tornando-se uma via para reconexão com o aspecto concreto da realidade. Flávia Fábio é artista visual, educadora, doutoranda em Artes Visuais (Unicamp), Mestre em Multimeios (Unicamp). Pesquisadora nas áreas de fotografia e nos processos híbridos da gravura. Luciana Bertarelli é artista visual e educadora. Mestre em Artes Visuais (Unicamp), integra o Projeto Xilomóvel desde sua concepção em 2009. Luciane Kunde Borges cursa mestrado na universidade estadual de campinas e pesquisa o papel artesanal a partir de fibras vegetais. É a partir desse embate com a matéria que encontra sua expressividade artística. Simone Peixoto é doutora em Artes  pela Unicamp (2020), mestre em Artes visuais pela mesma universidade (2009). Seu trabalho está entre o desenho, a gravura e a estampa.  Artista visual e educadora, atua no projeto Xilomóvel Ateliê Itinerante desde 2010. 
Onde? Plataforma Microsoft Teams
Inscrições a partir das 14h do dia 17/3 em sescsp.org.br/inscricoes
Informações: Sesc Ipiranga
Vagas limitadas. 14 anos. Grátis.

voltar ao topo
 

Dia 23/3, terça, das 19h às 20h30
Ilustração e Gravura em Ateliê Caseiro
Com Laura e Luiza Morgado 
O participante dialoga com as artistas Luiza e Laura Morgado, artistas visuais recifenses que desenvolvem seus trabalhos em ateliê caseiro. A intenção da atividade é dar ao participante um panorama dos processos envolvidos na criação artística em ateliê caseiro. As artistas utilizam-se de técnicas de ilustração com pintura, ilustração digital, linóleo, dentre outras. A proposta é apresentar como produzem jovens artistas, cujo trabalho não parou na pandemia e como se dá também esta dinâmica de criação, testes, produção e venda de artes gráficas de maneira mais “caseira” que, no entanto, não perdem em qualidade. Laura Morgado é designer e mãe. Ilustra com tinta, colagem e pixels o que não consegue explicar (@laumorgado). Luiza Morgado é artista visual e gravurista de Recife. Usa a arte como ferramenta política e poética, colocando em diálogo processos internos e externos (@luizzzamorgado).
Onde? Plataforma Microsoft Teams
Inscrições a partir das 14h do dia 17/3 em sescsp.org.br/inscricoes
Informações: Sesc Belenzinho
Vagas limitadas. 14 anos. Grátis.

voltar ao topo
 

Dia 24/3, quarta, das 15h às 16h
Experiências com Animação
Com Célia Harumi, Felipe Calixtre e Filipe Miranda
Neste bate-papo online, o Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) do Sesc Jundiaí convida educadores das unidades da região para debater suas experiências e práticas com ensino e produção coletiva de animação. Cada participante fará uma breve apresentação da sua trajetória como animador(a), mostrando o processo de produção e idealização dos projetos, seguido de uma conversa informal com participação do público através de perguntas no chat. Célia Harumi é educadora no Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) do Sesc Sorocaba. Filipe Miranda é educador no Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) do Sesc Campinas e Felipe Calixte, educador no Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) do Sesc Jundiaí.
Onde? Canal do Sesc Jundiaí no YouTube

voltar ao topo

Dia 24/3, quarta, das 20h às 21h
Desenha e Fala: Floresta de Pé, Fascismo no Chão
Com Denilson Baniwa e Ana Paula Anderson
O público é convidado a conversar e desenhar a partir de propostas do artista Denilson Baniwa e da educadora Ana Paula Anderson. Em debate, tentativas de aproximar cidade e floresta a partir do diálogo e do desenho. Denilson Baniwa é artista-jaguar do povo Baniwa. Seus trabalhos expressam sua vivência enquanto Ser indígena do tempo presente, mesclando referências tradicionais e contemporâneas indígenas e se apropriando de ícones ocidentais para comunicar o pensamento e a luta dos povos originários em diversos suportes e linguagens como canvas, instalações, meios digitais e performances. Ana Paula Anderson é educadora do Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) do Sesc Consolação, atuando principalmente nas áreas de audiovisual, artes visuais e educação midiática.
Onde? Canal do Sesc Consolação no YouTube

voltar ao topo
 

Dia 24/3, quarta, às 20h
Slam do Traço
Com Sublimma, Ronaldo Grillo, Dani Emiliano, Leonardo Leite (Preô) e DJ Luffer. 
Um encontro entre ilustradores de diferentes expressões no desenho e um DJ em uma live “free Style” onde o público do chat sugere temas para os desenhistas criarem obras em 15 minutos e o DJ mandar a melhores na selecta para inspirar todes a desenhar. Serão três rodadas de temas, improvisação criativa e conhecimento. Entre nesta e faça você também em casa um desenho inspirado pelo Slam e poste sua criação em suas redes usando a #slamdotraço. Sublimma (Santos/SP) é artista visual autodidata e Psicóloga e Designer de Moda de formação. Seu trabalho reflete processos inconscientes e dialoga com uma ancestralidade em descoberta. Dani Emilliano (São Vicente/SP) é ilustradora e artista gráfica com mais de 20 anos de carreira. Trabalha no desenvolvimento e criação de personagens, ilustração editorial, publicitária e design gráfico. Leonardo Leite (Preô) (Santos/SP) é formado em Design de Interiores, o caiçara Leonardo Leite de 35 anos, atua no mercado como Artista Plástico e Muralista, fundou o Estúdio Prêo em 2013. Dono de uma paleta colorida, absorve o aspecto cotidiano e cultural inserido em seus diversos murais pela cidade. Ronaldo Grillo (São Paulo/SP) é designer, fotógrafo, ilustrador e professor universitário. Formado em desenho industrial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e em design gráfico pela Universidade Anhembi Morumbi. Pós-graduado em Design, produção e Tecnologia Gráfica e com MBA em Gestão, Negócios e Varejo de Moda. DJ Lufer (Santos/SP) discoteca há mais de 16 anos na cidade de Santos é um dos criadores do Coletivo Futuráfrica, agrupamento de DJs, músicos e artistas cujo principal objetivo é difundir o guarda-chuva sonoro do atlântico negro: afrobeat, cumbia, dub e brasiliades, fazem parte de seu set em vinil.
Onde? No canal do Sesc Santos no YouTube

voltar ao topo

Dia 25/3, quinta, das 18h30 às 20h
Conversando sobre Programação Criativa
Com Monica Rizzolli, Alexandre Villares e mediação de Cristiano Tito
Um bate-papo divertido sobre o que é Processing, programação criativa, arte gerativa e outras palavras complicadas. Vamos tirar dúvidas, mostrar exemplos e descobrir que um algoritmo não é nenhum bicho de sete cabeças. Monica Rizzolli é artista-programadora, estudou no Instituto de Artes da UNESP e na Kunsthochschule Kassel (Alemanha). É co-fundadora da Noite de Processing e co-organizadora do Processing Community Day São Paulo de 2019, evento anual da Processing Foundation. É sócia da type foundry Just in Type e do estúdio de design Contrast – programação, tipografia e design. Alexandre Villares é professor, artista visual e consultor em projetos de design e novas mídias. Graduado em arquitetura e urbanismo pela FAU-USP (2000) e mestre pela FEC-Unicamp (2019). Apoiador da Processing Foundation e co-organizador da Noite de Processing em São Paulo. É educador no Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) do Sesc Avenida Paulista. Cristiano Tito é educador no Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) do Sesc Santana.
Onde? Canal do Sesc Santana no YouTube

voltar ao topo

Dia 25/3, quinta, das 19h30 às 21h30
Encontro Beat Brasilis
Beat Brasilis é um encontro semanal de beatmakers que acontece em São Paulo há 6 anos, com foco na produção de beats utilizando um disco de vinil como fonte de samples. O funcionamento da versão on-line continua o mesmo: às 14h o disco do dia é liberado e os participantes têm até as 19h para enviar sua produção de até 1´30″ pelo mail: beatbrasilissp@gmail.com. Pegue seu fone de ouvido e prepare os seus hits!
Onde? Canal do Sesc Campinas no YouTube

voltar ao topo

Dia 26/3, sexta, das 19h às 21h30
Impressões: Xilogravura e Braille
Com Ramo Negro, Grupo Scribo, Luciana Bernardinello, Glauce Mara Gabry e Camila Mascarenhas
O que há em comum entre uma matriz de Xilogravura e uma impressora Braille? A partir do entalhe em madeira é possível reproduzir imagens sobre o papel ou outro suporte adequado. Construída com madeira compensada, a Scribo é uma impressora que produz textos em Braille, um sistema de escrita tátil utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão. Neste encontro, o artista Ramo Negro e os realizadores da Scribo irão dialogar com profissionais do Instituto Benjamin Constant sobre manifestações artístico-culturais com Xilogravuras realizadas por pessoas cegas, com baixa visão e/ou surdocegas e como as novas tecnologias podem potencializar os processos criativos.
Onde? Canal do Sesc Registro no YouTube

voltar ao topo

Dia 26/3, sexta, das 19h30 às 21h30
Ideia das Ruas 
Com Audino Vilão, Chavoso da USP, Layne Gabriele e mediação da Agência Mandinga de Favela
Bate-papo com os jovens produtores de conteúdo nas redes sociais que estão fazendo um enorme sucesso com vídeos que abordam conceitos filosóficos e temáticas sociais a partir de um olhar muito específico de quem vive o dia a dia da periferia das grandes cidades. Audino Vilão cursa história e é youtuber de filosofia. Chavoso da USP cursa ciências sociais e é youtuber e palestrante. Layne Gabriele é graduanda no curso de Licenciatura em Letras (IEL- Unicamp) e pesquisadora de temas como Educação Popular e Periférica, Multiletramentos e Letramentos, Potencialidades da Margem, Economia Criativa, entre outros. Atua no programa de extensão desenvolvido, pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) da Unicamp, como Educadora Popular. É também facilitadora no projeto Palavra à Margem, integrante do Núcleo de Consciência Negra (NCN- Unicamp) e apresentadora do podcast “Fala memo, preta”. Agência Mandinga de Favela é uma agência de comunicação gerida por jovens vindos de territórios periféricos e de diversas etnias, gêneros e religiões.
Onde? Canal do Sesc Campinas no YouTube

voltar ao topo

Célia Harumi, educadora do Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) do Sesc Sorocaba em seu estúdio particular de animação | Foto:  Edgard Steffen Junior

Dia 27/3, sábado, das 15h às 16h30
Gambiologia – Remix e Apropriações Tecnológicas
Com Paulo Nenflidio, Denise Alves Rodrigues e mediação de Fred Paulino
Bate-papo virtual aberto ao público com apresentação do tema da gambiologia, suas bases conceituais, principais realizações, bem como suas relações com a cultura de remix, no contexto da arte e tecnologia. Paulo Nenflidio é artista plástico, trabalha na intersecção entre arte, ciência e tecnologia. Formado em Artes Plásticas pela ECA – USP e em eletrônica pela ETE Lauro Gomes. Suas obras são esculturas, instalações, objetos, instrumentos e desenhos. Denise Alves Rodrigues é tecnóloga autodidata, artista plástica e astrônoma amadora. É bacharel em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e representada pela Sé Galeria. Fred Paulino é artista visual, designer, educador e curador em arte e tecnologia. Formado em Ciência da Computação (UFMG) e pós-graduado em Arte Contemporânea na Escola Guignard (UEMG). É o mentor do projeto Gambiologia, com atuação internacional desde 2008.
Onde? Canal do Sesc São José dos Campos no YouTube

voltar ao topo

Dia 27/3, sábado, das 15h às 17h
Linha-Continente: Tramas Latino-Americanas –  Peru
Com Ana Teresa Barboza e mediação de Cecilia Arbolave
Bate-papo com artistas e artesãs têxteis latinoamericanas em que se ensinará ou demonstrará algo muito simples e breve, como um ponto de bordado ou um nó de um quipu, um elemento disparador para uma conversa sobre temas que transbordam e permeiam os saberes e fazeres do têxtil como: ancestralidade, colonização, religião, memória, território, linguagem, feminismo, dicotomia arte/artesanato, apropriação cultural, sociedade e política. Ana Teresa Barboza é uma artista têxtil peruana. Barboza nasceu e foi criada em Lima, Peru. Trabalha com arte têxtil tridimensional que retrata formas naturais, como plantas e paisagens. Cecilia Arbolave é uma jornalista argentina, formada na Universidad Austral de Buenos Aires e pós-graduada pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário (SP). Mora há dez anos em São Paulo. É sócia na editora Lote 42 e fundadora dos espaços de publicações independentes Banca Tatuí e Sala Tatuí.
Onde? Plataforma Microsoft Teams
Inscrições a partir das 14h do dia 17/3 em sescsp.org.br/inscricoes
Informações: Sesc Pinheiros
Vagas limitadas. 16 anos. Grátis.

voltar ao topo

Dia 27/3, sábado, das 17h às 19h
Conversa e “Mescla”: Encontro Virtual no Ateliê de Criação Coletiva
Com Joyce Cardoso, Natália Calamari, Rodrigo Mafra e Tatiana Cardoso
Neste encontro, artistas da Enseada da Baleia, que desenvolvem “upcycling caiçara”, e artistas do Ateliê Dupla, ilustradores que realizam acessórios e esculturas a partir do corte a laser, irão conversar com o público sobre o processo artístico durante o “Mescla: Ateliê de Criação Coletiva” e nos mostrar o resultado desse encontro. Quais os desafios de estar junto à distância? Como surgiram as ideias e quais os processos de criação? Joyce Cardoso e Tatiana Cardoso são artistas da Enseada da Baleia. A artista Natália Calamari e o artista Rodrigo Mafra compõem o Ateliê Dupla.
Onde? Plataforma Microsoft Teams
Inscrições a partir das 14h do dia 17/3 em sescsp.org.br/inscricoes
Informações: Sesc Registro
Vagas limitadas. Livre. Grátis.

voltar ao topo

Dias 27 e 28/3, sábado e domingo, das 19h às 21h
HQ ao Vivo
Com Silva João
Em uma mistura de performance com oficina, o quadrinista Silva João discutirá alguns elementos da arte de se contar histórias (mais especificamente nas narrativas visuais) e irá criar, do início ao fim, uma história em quadrinhos ao vivo a partir das interações com o público. Silva João é um quadrinista independente de São Paulo formado em Letras pela USP. Vencedor do  32º Troféu HQ mix na categoria Web Tira, João lançou em 2019 “HQ de Briga – Volume 1”. Atualmente Silva João cria histórias para Açucena, uma cidade fictícia na região central do estado de São Paulo.
Onde? Canal do Sesc Bauru no YouTube

voltar ao topo

Dia 28/3, domingo, das 15h às 17h30
Imagens e Identidades: Tecendo Narrativas e Territórios
Com Ataíde Vherá Mirim, Olinda Yawar Wanderley, Danilo Candombe, Milena Beatriz e mediação de Priscila Oliveira
O olhar pode mudar a realidade? Para além de romper os estereótipos, quais narrativas visuais que artistas negras, negros e indígenas propõem como representações de identidades? Neste encontro, a estudante Milena Beatriz do Quilombo Ivaporunduva (SP), a cineasta Olinda Yawar Wanderley, Indígena Tupinambá do povo Pataxó Hãhãhãe, a liderança indígena Ataíde Vherá Mirim da Aldeia Tekoa Takuari (SP) e o cineasta Danilo Candombe da Comunidade Quilombola do Açude (MG) dialogam sobre suas práticas artísticas, experiências visuais e percepções sobre imagem e identidade nas artes e nas mídias de massa: fotografias, pinturas, filmes, livros, televisão, jornais, entre outros. Priscila Oliveira é educadora no Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) do Sesc Registro.
Onde? Canal do Sesc Registro no YouTube

voltar ao topo

Dia 28/3, domingo, às 18h30
Imaginantes: Orquestra Remix de Imagens e Sons
Com Bianca Turner, Eugênio Lima, Rachel Diógenes, Rose Amora Lima, Marcio Dias, Erika Kogui, Laura Andreato, Deva Bhakta, Victor Guerra e direção de Demétrio Portugal
Live performance apresentará o resultado do curso “Criação de Obra Coletiva de Audiovisual Expandido” . Nessa transmissão ao vivo, o público experienciará uma orquestra de imagens, sons e vídeos, criados e remixados em tempo real. Essa obra de criação colaborativa permitirá ao público acessar de maneira dinâmica uma diversidade de composições unindo pessoas, tempos e espaços diferentes, acessando a produção da imagem contemporânea na sua multiplicidade tanto de formas como de possibilidades de invenções e conceitos. Além da performance colaborativa dos(as) participantes do curso e dos artistas-educadores(as), será apresentada também a performance “Cartografias Insurgentes” de Bianca Turner e Eugênio Lima.  Bianca Turner é artista multimídia. Sua pesquisa é sobre a subjetividade da memória. Explora a documentação do efêmero, o imaterial de um objeto ou um lugar; o invisível, o subjetivo e o indizível. Eugênio Lima é DJ, músico, ator-MC, pesquisador da cultura diaspórica. Possui uma produção ampla de trabalhos e curadorias em projetos culturais, performances, festivais e seminários. Raquel Diógenes é multiartista, mãe de 2 filhos, projecionista urbana, gestora cultural, pesquisadora, tem uma longa trajetória (nômade) produzindo filmes e festivais de circo e de música no Brasil e na Europa. Rose Amora Lima cresceu em Recife (PE) é artista, produtora multimídia, vj, curadora e pesquisadora de arte. Trabalha com as novas mídias e o audiovisual. Pesquisa novas tecnologias, formatos e meio. Atua projetando ao vivo e ao ar livre. Marcio Dias Coelho é artista audiovisual e produtor cultural. Pioneiro no Brasil, atua com live streaming desde 2008. Tem projetos em que atua como DJ e produtor musical. Erika Kogui, Laura Andreato, Deva Bhakta Victor Guerra são educadores nos Espaços de Tecnologias e Artes (ETAs) de unidades do Sesc São Paulo. Demétrio Portugal é gestor cultural e curador, pesquisa sobre novas expressões culturais relacionadas a arranjos criativos, produção coletiva e inovação, buscando formatos contemporâneos que integram diferentes expressões artísticas para explorar novas interações sociais e sensibilização do público.
Onde? Canal do Sesc Parque Dom Pedro II no YouTube

voltar ao topo

INTERVENÇÕES

Barro: Abrigo Imaginário de Formas e Cores
Com Carolina Itzá, Puga Menezes, Alex Züdãö, Thaz e Nega
Criação coletiva de uma pintura mural com tintas à base de terra. Esta tinta é sustentável do ponto de vista ambiental e, ao mesmo tempo, uma ótima alternativa para ser utilizada no cotidiano por ter um custo baixo também. Artistas do território realizam intervenções com essa tinta, feita com pigmentos retirados de diferentes lugares da região, nos muros do Sesc Campo Limpo, renovando visualmente esses espaços para reforçar que, a exemplo do trabalho dos coletivos e artistas do território, nossas ações seguem pulsantes, reinventando-se como os tempos exigem. Thaz é artista plástica e grafiteira, nascida em Osasco/SP. Nega é pedagoga, professora na rede municipal de Embu das Artes, arte-educadora e grafiteira, com atuação em diversos projetos culturais e educacionais. Alex Züdãö é artista educador ambiental e permacultor peri-urbano, pai do Samuel, residente em Taboão da Serra. Puga Menezes é artista visual, ilustrador, publicitário e grafiteiro. Carolina Itzá é grafiteira, educadora e mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
Onde? O processo será compartilhado nos canais do Sesc Campo Limpo no Facebook e Instagram

voltar ao topo

Barro: Abrigo Imaginário de Forma e Volume
Com Jair Guilherme Filho
Como um compartilhamento do processo criativo de uma escultura desde sua concepção, modelagem e instalação, o artista Jair Guilherme Filho irá construir um protótipo de sua obra intitulada “21”, que aqui se apresenta como um work in progress. A obra foi concebida em diálogo com o Cemitério São Luiz, a partir do pensamento de como uma obra de arte pode interferir futuramente para a transformação das relações que os moradores da região estabeleceram com esse espaço, ressignificando-o, implicando na possibilidade de reflexões em torno dos paradigmas “Paz e Violência”, “Vida e Morte”, “Pandemia e Cuidados”. A instalação temporária terá lugar no Sesc Campo Limpo, em ponto com visualização pelos transeuntes da Rua Nossa Senhora do Bom Conselho e no trajeto do público que ora frequenta as ações da unidade por meio de agendamento. A argila é a matéria-prima para a criação do protótipo dessa obra inédita, composta por cerca de cem peças de modelagem manual e individual, que serão queimadas e montadas em estruturas de madeira, encimadas por esculturas de pássaros, todos voltados para o céu, como se observassem o infinito. Todo o processo criativo do artista Jair Guilherme será registrado por meio de gravações a serem publicadas em nossas plataformas digitais.
Onde? A escultura será instalada no Sesc Campo Limpo e o processo será compartilhado nos canais do Sesc Campo Limpo no Facebook e Instagram

voltar ao topo

Muralismo Contemporâneo: Serra do Mar Desbravada
Com Thiago Mazza
O artista mineiro, conhecido pelos grandes murais que pesquisam a natureza, irá explorar a visualidade e beleza da mata atlântica da Serra do Mar, numa pintura mural dentro do Sesc Bertioga, que será traduzida num curso on-line de pintura mural. Thiago Mazza foi criado no interior de Minas Gerais e formou-se em Design Gráfico na UEMG. Autodidata, começou a pintar em 2011 aprendendo técnicas com amigos grafiteiros. Desde então, desenvolveu estilo próprio e seus murais podem ser vistos em diversos pontos de Belo Horizonte, cidade onde vive, e também no Rio de Janeiro e algumas cidades da Europa como Bristol (Inglaterra), Yekaterimburgo (Rússia), Madri e Barcelona (Espanha). O trabalho do artista reflete a sua paixão pela natureza e são características da sua arte a representação da fauna e da flora, o uso de cores variadas e o excesso de elementos.
Onde? O processo será compartilhado por meio de vídeo nos canais do Sesc Bertioga no Instagram e no YouTube

voltar ao topo
 

OFICINAS ONLINE

Dia 19/3, sexta, das 14h às 18h
desCONSTRUÇÃO do OLHAR: Exploração da Criatividade e Desenho
Com Lucas Tannuri 
Os participantes escolhem pequenos objetos para ressignificá-los e criarem desenhos a partir deles. Não há a necessidade de saber técnicas de desenho, a metodologia da oficina será focada na imaginação, adentrando a técnica de perspectiva, entrelaçando desenho e observação do dia a dia e das situações que nos permeiam. Lucas Tannuri  é publicitário, formado pela Universidade de Araraquara e atua no mercado audiovisual desde 2003. Embasado por uma estética humanizada e uma preocupação com a linguagem utilizada, dedica-se à fotografia, ao design, aos trabalhos audiovisuais e à ilustração, por meio da L’art Produtora, empresa a qual dirige.
Onde? Plataforma Google Meet
Inscrições a partir das 14h do dia 17/3 em sescsp.org.br/inscricoes
Informações: Sesc São Carlos
Vagas limitadas. 16 anos. Grátis.

voltar ao topo

Dias 19, 26 e 27/3, sextas e sábado, das 15h às 17h (encontros sequenciais)
Costura e Consciência: Venha Produzir um Moletom-Cachecol
Com Vicenta Perrotta
Costureiras, artesãs, produtoras e entusiastas são convidadas a produzir sua própria versão do moletom-cachecol com peças velhas dentro de seus armários. Para embalar a produção, um diálogo com referências do transfeminismo brasileiro e suas intersecções com o feminismo negro e novas proposições de vida. A moda e o que as travestis têm combinado de chamar de transmutação têxtil servem de fio condutor para essa conversa. Não é necessário saber costurar, nem possuir máquina, pois o moletom-cachecol pode ser feito à mão. Vicenta Perrotta faz parte do Ateliê Transmoras.
Você vai precisar de: ao menos duas blusas ou calças moletons que possam ser transmutados na nova peça, tricôs, crochês, cachecóis, jeans; peças com potencial estético; tesoura para tecido; linhas e agulhas de costura e bordados, fios diversos e (opcionalmente) máquina de costura.
Onde? Plataforma Microsoft Teams
Inscrições a partir das 14h do dia 17/3 em sescsp.org.br/inscricoes
Informações: Sesc Campinas
Vagas limitadas. 16 anos. Grátis.

voltar ao topo

Dia 19/3, sexta, das 19h às 20h
Dia 20/3, sábado, das 15h às 16h
(encontros independentes)
Terra Fértil: Meditação, Autoconhecimento e Cura
Com Priscila Leonel e Isabella Santos
Durante o processo de fazer a cerâmica, há algo de reencontro consigo e com sua potencialidade que são impressos na peça. O contato com materiais primitivos e ancestrais, como a argila, possibilita experimentar o mundo e transfigura-o em si mesmo, abrindo um sonho de intimidade, que traz em si um laboral mágico da manualidade. Os dedos que aprendem a delicadeza do brinquedo mole (argila) esculpem na alma as primeiras lições de persuasão, o modo de fazer sem força, com gentileza, num acordo suave com o mundo. Esta vivência será guiada pelo Thetahealing, uma técnica de promoção de bem-estar e autocuidado através da meditação guiada. O objetivo é refletir sobre a consciência de si mesmo, como ser social, produtor de história e cura através de rituais e performances artísticas com a argila. Priscila Leonel é artista visual, atua principalmente com argila na construção de pequenos seres – bonecas – de cerâmica. Também é professora de artes e museologia e realiza performances artísticas e ritualísticas com o barro. Em seu Ateliê Sexta-Feira, em Sorocaba/SP, cria mundos, recebe amigos e faz cerâmica. Isabella Santos é terapeuta Thetahealer formada pelo Think®. Mulher multipotencial, tem experiência na fotografia, no turismo e na educação e em todos os seus processos traz a memória com um dos temas mais centrais.
Onde? Plataforma Microsoft Teams
Inscrições a partir das 14h do dia 17/3 em sescsp.org.br/inscricoes
Informações: Sesc Campo Limpo
Vagas limitadas. 18 anos. Grátis.

voltar ao topo

Dia 20/3, sábado, das 11h às 12h
Terra Fértil para Crianças
Com Priscila Leonel e Isabella Santos
Esta oficina é um estímulo para interação de famílias com o brincar, resgatando a delicadeza da brincadeira no quintal, estimulando a imaginação, lançando mão dos brinquedos não estruturados, dando às crianças (de 3 a 12 anos) algo totalmente sem estrutura, uma massa, colorida, para criar seu mundo. Com duração máxima de 50 minutos, a oficina tem como objetivos promover a interação entre as crianças; compartilhar os espaços, as ideias e os planos com outras crianças e adultos; ampliar o universo cultural e vivencial; desenvolver a criatividade e a imaginação; perceber as obras de arte e suas diferenças; conhecer algumas obras artísticas; expressar-se e partilhar com o grupo. Priscila Leonel é artista visual, atua principalmente com argila na construção de pequenos seres – bonecas – de cerâmica. Também é professora de artes e museologia e realiza performances artísticas e ritualísticas com o barro. Em seu Ateliê Sexta-Feira, em Sorocaba/SP, cria mundos, recebe amigos e faz cerâmica. Isabella Santos é terapeuta Thetahealer formada pelo Think®. Mulher multipotencial, tem experiência na fotografia, no turismo e na educação e em todos os seus processos traz a memória com um dos temas mais centrais.
Você vai precisar de: argila ou massinhas coloridas; plástico para forrar a mesa; elementos que possam servir de ferramentas como: copinhos de plástico, canudos de plástico, palitos de sorvete, tampinhas de plástico, dentaduras de plástico.
Onde? Plataforma Microsoft Teams
Inscrições a partir das 14h do dia 17/3 em sescsp.org.br/inscricoes
Informações: Sesc Campo Limpo
Vagas limitadas. 3 a 12 anos (acompanhadas por responsável). Grátis.

voltar ao topo

Dia 20/3, sábado, das 15h às 18h
Construção De Máscaras Fantásticas com Papelão
Com Daiane Baumgartner
A oficina oferecerá ferramentas para que cada participante desenvolva sua máscara fantástica. Serão realizados processos de criação e construção de máscaras planas ou tridimensionais em papelão e diversos outros materiais recicláveis e acessíveis. Daiane Baumgartner é atriz e marionetista.
Você vai precisar de: caixa de papelão ou qualquer tipo de papel mais durinho (pode ser E.V.A. ou algum tipo de tela, de arame ou de tecido); materiais recicláveis (potinhos vazios, tampas, garrafinhas, etc); jornal ou revista; materiais de costura diversos (tecidos, fitas, enfeites, linhas, lã); enfeites diversos; tesouras, estiletes ou facas; tintas e pincéis; cola quente ou qualquer tipo de cola; fitas adesivas; lápis e papel.
Onde? Plataforma Microsoft Teams
Inscrições a partir das 14h do dia 17/3 em sescsp.org.br/inscricoes
Informações: Sesc Campinas
Vagas limitadas. 10 anos (acompanhadas por responsável). Grátis.

voltar ao topo

Dias 20 e 23/3, sábado e terça, das 15h às 16h30 (encontros independentes)
Construção de Luminárias Giratórias
Com Glauco Paiva
Com materiais simples e fáceis de achar, os participantes irão aprender como fazer uma luminária giratória, também conhecida como luminária projetor, que funciona como uma máquina giratória que é acionada pelo ar quente produzido pela lâmpada. Esta é uma maneira simples de ensinar conceitos complexos de física como termodinâmica. A atividade acontecerá através de salas virtuais, com apresentação de um vídeo com as instruções passo-a-passo e posterior espaço para tira-dúvidas com o professor. Glauco Paiva é artista visual e arte educador, trabalha há mais de 15 anos desenvolvendo instalações, esculturas multimídia e também trabalha com processos criativos de aprendizagem utilizando artes, ciência e tecnologia em seus trabalhos e oficinas.
Você vai precisar de: turbina de papel (o link do modelo será enviado para o participante); lata de refrigerante vazia; lâmpada incandescente; base para soquete; soquete; rabicho; arame; compasso; agulha; fita adesiva; estilete; tesoura; papel colorido e papel vegetal. Estimativa de gastos com material: R$ 45,00.
Onde? Plataforma Microsoft Teams
Inscrições a partir das 14h do dia 17/3 em sescsp.org.br/inscricoes
Informações: Sesc Pompeia
Vagas limitadas. 14 anos. Grátis.

voltar ao topo

Dias 20 e 21/3, sábado e domingo, das 15h às 17h (encontros sequenciais)
Papelando [atividade cancelada]
Com Raquel Guimarães
Nesta oficina, será trabalhada a modelagem em papel com camadas sobrepostas, originando um pêndulo em formato de balão. No primeiro dia, serão coladas as camadas de papel na bexiga que servirá de suporte à modelagem. No segundo dia, já com as camadas secas, é a hora de colocar o fio no qual o balão ficará preso e decorar. Crianças e adultos podem participar para despertarem sua imaginação e fantasia! Raquel Guimarães é educadora no Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) do Sesc Taubaté.
Onde? Plataforma Microsoft Teams
Inscrições a partir das 14h do dia 17/3 em sescsp.org.br/inscricoes
Informações: Sesc Taubaté
Vagas limitadas. 7 anos. Grátis.

voltar ao topo

Dias 20 e 21/3, sábado e domingo, das 16h às 18h (encontros independentes)
Hackeando o Almanaque FestA!: Bichos de Papel
Com Daniel Seda
Utilizando como base a atividade “Universo de Papel” do Almanaque FestA!, a oficina propõe criar versões em papel de duas obras da artista brasileira Lygia Clark. Daniel Seda integra a equipe de educadores de tecnologias e artes do Sesc Avenida Paulista e atua nas áreas de origami e software livre/código aberto.
Você vai precisar de: 20 folhas de papel A4; 1 caixa de papelão; 2 folhas de papel cartão/cartolina tamanho padrão (A2); 2 rolos de fita adesiva transparente larga; tesoura e régua.
Onde? Plataforma Microsoft Teams
Inscrições a partir das 14h do dia 17/3 em sescsp.org.br/inscricoes
Informações: Sesc Avenida Paulista
Vagas limitadas. 14 anos. Grátis.

voltar ao topo
 

Objetos Impressos: Desenhar com Carimbos de Utensílios e Elementos do Cotidiano | Foto: Mirella Marino


Dias 20 e 21/3, sábado e domingo, das 16h30 às 18h30 (encontros independentes)
Objetos Impressos: Desenhar com Carimbos de Utensílios e Elementos do Cotidiano
Com Mirella Marino
A oficina tem como ponto de partida a prática artística de apropriação de objetos de caráter urbano e cotidiano que, ao serem impressos, revelam imagens e enfatizam desenhos e formas deslocados de seu contexto original. Os participantes constroem novas composições, investigando maneiras de transformar esses elementos por meio da imaginação e construindo narrativas que componham um pequeno livro. Encontro #1: Carimbos. Encontro #2: Frotagem. Mirella Marino é artista visual, vive e trabalha em São Paulo. Participa de exposições coletivas e individuais e em 2004 recebeu o Prêmio Estímulo CPFL pelo trabalho realizado no Museu de Arte de Ribeirão Preto. Publicou dois livros infantis pela Companhia das Letrinhas: 2 Cores (2011) e Impressão das Coisas (2014), ambos em parceria com a artista Renata Bueno.
Você vai precisar de: papel sulfite, papéis coloridos, giz de cera, cola bastão, tinta guache ou corante alimentício, esponjas de lavar louça, tesoura, objetos da casa que possam ser carimbados e (opcionalmente) almofadas de tinta para carimbo.
Onde? Plataforma Google Meet
Inscrições a partir das 14h do dia 17/3 em sescsp.org.br/inscricoes
Informações: Sesc São Carlos
Vagas limitadas. 6 anos. Grátis.

voltar ao topo

Dia 20/3, sábado, das 19h às 21h
A História do Remix no Brasil
Com DJ Garcia
Artista apresenta a história do remix na música brasileira, demonstrando projetos abertos e apontando as principais técnicas utilizadas na produção. Também apresenta ao participante a diferença entre remix e edit, além de curiosidades do meio. 
Onde? Plataforma Microsoft Teams
Inscrições a partir das 14h do dia 17/3 em sescsp.org.br/inscricoes
Informações: Sesc Campinas
Vagas limitadas. 16 anos. Grátis.

voltar ao topo

Dia 21/3, domingo, das 11h às 12h
Dia 21/3, domingo, das 15h às 16h
(encontros independentes)
Gabinete de Criações Curiosas
Com Ruana Negri
Folhas que nascem no meio da unha, flores com asas de libélula, quantas criaturas curiosas podem nascer da nossa imaginação a partir da observação da natureza? Como um cientista-artista viajante permaneceremos na busca de observar os detalhes. Investigaremos o interior, quintais e varandas de nossos lares e selecionaremos alguns elementos orgânicos que chamarem nossa atenção. Aprenderemos a construir uma prensa caseira para secar folhas e flores, utilizaremos a nossa intuição, o convívio familiar, a junção de elementos naturais junto das práticas do desenho, da frotagem e da colagem para encontrar seres que dormem em nossas casas e que estão acordados em nossa imaginação. Ruana Negri é artista visual e educadora, graduada em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Sua linha de pesquisa tem como foco a natureza, a ciência e o imaginário, com criações envolvendo o desenho, os processos de reprodução, a fotografia, a apropriação e o deslocamento de objetos e elementos do cotidiano.
Onde? Plataforma Microsoft Teams
Inscrições a partir das 14h do dia 17/3 em sescsp.org.br/inscricoes
Informações: Sesc Ipiranga
Vagas limitadas. 7 a 12 anos (acompanhados de adulto). Grátis.

voltar ao topo

Dia 22/3, segunda, das 19h às 21h
FotoCéu I – Iluminação e Presença em Fotografias com Celular
Com Mari Rosa
Essa oficina explora técnicas de iluminação artificial e natural direcionadas pelas janelas de nossas casas para ter boas fotos com qualquer modelo de celular, utilizando a luz ambiente a seu favor. O trabalho relaciona autoimagem e autoamor em tempos de isolamento social. Mari Rosa é fotógrafa de arte brasileira, documentarista, diretora de arte e fotografia. Seu trabalho é orientado principalmente à mulheres, e sua essência é a dessexualização dos corpos. Equipamentos necessários: um celular para fazer as atividades do curso e outro celular ou notebook com acesso à internet para participar da aula.
Você vai precisar de: um celular para fazer as atividades do curso e outro celular ou notebook com acesso à internet para participar da aula.
Onde? Plataforma Microsoft Teams
Inscrições a partir das 14h do dia 17/3 em sescsp.org.br/inscricoes
Informações: Sesc Araraquara
Vagas limitadas. 16 anos. Grátis.

voltar ao topo

De 23 a 26/3, terça a sexta, das 14h às 15h30 (encontros sequenciais)
Almanaque Fotográfico Digital
Com Joel Melo
Oficina introdutória aos princípios básicos e linguagens da fotografia, explorando técnicas, conceitos e estéticas no processo fotográfico, no qual será criado um almanaque fotográfico digital como projeto final dos participantes. A proposta é que, por meio das fotografias, os participantes criem uma narrativa, uma história expondo momentos, situações e suas experiências no decorrer da pandemia. Joel Melo é educador no Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) do Sesc Belenzinho.
Onde? Plataforma Microsoft Teams
Inscrições a partir das 14h do dia 17/3 em sescsp.org.br/inscricoes
Informações: Sesc Belenzinho
Vagas limitadas. 16 anos. Grátis.

voltar ao topo

Dias 23 e 25/3, terça e quinta, das 15h às 17h (encontros sequenciais)
Colado em Casa: Oficina de Colagem Digital com Softwares Gratuitos
Com Matheus Souza
Esta oficina apresentará possibilidades de remixagem da imagem por meio da colagem digital, utilizando softwares gratuitos para a produção, ao mesmo tempo em que discute a ressignificação visual obtida nessa prática. Matheus Souza é designer e artista visual. 
Onde? Plataforma Microsoft Teams
Inscrições a partir das 14h do dia 17/3 em sescsp.org.br/inscricoes
Informações: Sesc Campinas
Vagas limitadas. 16 anos. Grátis.

voltar ao topo

Dia 23/3, terça, das 19h às 21h
FotoCéu II – Estética, Expressão Corporal e Selfie Programada
Com Mari Rosa
Essa oficina propõe uma série de exercícios de expressão corporal para soltura e fortalecimento da autoestima para clicar selfies programadas no timer do celular. Com isso, é possível criar composições e aprender sobre enquadramento e estética fotográfica enquanto se está à vontade em frente à câmera em um auto ensaio. O trabalho relaciona autoimagem e autoamor em tempos de isolamento social. Mari Rosa é fotógrafa de arte brasileira, documentarista, diretora de arte e fotografia. Seu trabalho é orientado principalmente à mulheres, e sua essência é a dessexualização dos corpos. Equipamentos necessários: um celular para fazer as atividades do curso e outro celular ou notebook com acesso à internet para participar da aula.
Você vai precisar de: um celular para fazer as atividades do curso e outro celular ou notebook com acesso à internet para participar da aula.
Onde? Plataforma Microsoft Teams
Inscrições a partir das 14h do dia 17/3 em sescsp.org.br/inscricoes
Informações: Sesc Araraquara
Vagas limitadas. 16 anos. Grátis.

voltar ao topo
 

Trama: Faça sua Boneca Andina | Foto: Tilsa Isadora

Dias 23 e 24/3, terça e quarta, das 19h às 21h (encontros independentes)
Trama: Faça sua Boneca Andina 
Com Tilsa Isadora
Com o objetivo de evidenciar a memória e identidade popular do povo peruano, valorizando a partir da arte manufaturada, a diversidade cultural, os participantes irão produzir as bonecas com tecidos, bordados, sementes, flores e plantas aromáticas secas, algumas das caraterísticas das bonecas andinas. Música ancestral tocada ao vivo compõe esta vivência poética de arte e afetos. Tilsa Isadora (Sarayni) é arte-educadora e musicista peruana.
Você vai precisar de (para boneca peruana de tecido): retalhos de tecido de diferentes cores e texturas, incluindo algodão cru para o rosto; enchimento (ou retalhos de malha para encher a bonequinha); agulha e linhas de costura; tesoura; folha, canetas e lápis de cor; linhas de bordar (opcional); fitas de cetim; semente de girassol ou qualquer semente, pode ser também alguma pedrinha ou cristal pequeno (para ser o coração da boneca); lã de diferentes cores e texturas; silicone ou cola de tecido.
Você vai precisar de (para boneca peruana de feltragem): lã cardada para feltragem de diferentes cores (incluir branco, amarelo ou marrom para o tom de pele que você escolher); agulha de feltragem; limpador de cachimbo ou algum arame fino para compor os braços da boneca; uma pedrinha pequena, cristal ou semente para ser o coração da boneca; folha de papel, caneta e lápis de cor.
Onde? Plataforma Google Meet
Inscrições a partir das 14h do dia 17/3 em sescsp.org.br/inscricoes
Informações: Sesc Catanduva
Vagas limitadas. 14 anos. Grátis.

voltar ao topo

Dia 23/3, terça, das 19h às 21h30
Dia 28/3, domingo, das 15h às 17h30
(encontros independentes)
Palavra Manifesto
Com Laura Andreato e Maíra da Rosa
A palavra escrita e tornada pública é um meio de expressar ideias e sentimentos, de propor mudanças. A forma como é escrita – tipografia, cor, composição – pode ajudar a comunicar melhor seus significados. Esta oficina é um convite a pensar não somente nas palavras que gostaria de estampar, seja em cartazes ou em camisetas, banners, mas também a conhecer os recursos gráficos que melhor expressam as suas ideias. Laura Andreato e Maíra da Rosa são educadoras de tecnologias e artes do Sesc Osasco.
Você vai precisar de: papel sulfite A4 ou A3, lápis grafite, borracha, lápis de cor, caneta hidrográfica, tesoura, estilete e, opcionalmente, camiseta lisa de qualquer cor, caneta para tecido, tinta para tecido e pincel.
Onde? Plataforma Google Meet
Inscrições a partir das 14h do dia 17/3 em sescsp.org.br/inscricoes
Informações: Sesc Osasco
Vagas limitadas. 14 anos. Grátis.

voltar ao topo

De 23 a 25/3, terça a quinta, das 19h às 21h (encontros sequenciais)
Arte Têxtil: Entrelinhas e Representações
Com as Apilleiras do MAB
Nesta oficina teórico-prática serão abordadas as experiências de construção de narrativas, identidades e representações, costurando novos significados nas relações entre arte contemporânea têxtil e questões sociais. Arpillera é uma técnica têxtil com raízes chilenas, que, a partir da costura à mão e do bordado, narram histórias das comunidades, sendo uma forma de manifestação social, política e indenitária. Essa arte marginalizada foi resgatada pelas Arpilleiras do MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens), denunciando as violações aos seus direitos enquanto mulheres afetadas pelo modelo energético brasileiro.
Onde? Plataforma Microsoft Teams/Google Meet
Inscrições a partir das 14h do dia 17/3 em sescsp.org.br/inscricoes
Informações: Sesc Registro
Vagas limitadas. 16 anos. Grátis.

voltar ao topo

Dias 23 e 25/3, terça e quinta, das 19h às 21h (encontros sequenciais)
Colagem de Futuros Concretos
Com Luang Senegambia
Oficina de dois dias para experimentar as possibilidades da colagem analógica e digital, do universo do remix e cultura livre. Vamos desenvolver a imaginação pensando futuros e imagens possíveis para nossos territórios, e visualizá-los usando técnicas de colagem. Para gerar uma intervenção concreta no espaço, as colagens criadas pelo público participante serão editadas e impressas pelo oficineiro e se transformarão em um lambe a ser colado em ruas escolhidas na região do ABC. Luang Senegambia é nascido no Rio de Janeiro, formado em design gráfico e trabalha com design e artes visuais. Ao longo da sua trajetória trabalhou no desenvolvimento de materiais didáticos e atualmente se dedica ao projeto Senegambia.  Resultados #1. Resultados #2. Resutados #3.  
Onde? Plataforma Zoom
Inscrições a partir das 14h do dia 17/3 em sescsp.org.br/inscricoes
Informações: Sesc São Caetano
Vagas limitadas. 18 anos. Grátis.

voltar ao topo

Dia 24/3, quarta, das 16h30 às 18h30
Edição de Poemas Sonoros
Com Renato Assis
Gravação de trechos de poemas de Manoel de Barros, que serão editados em software livre para construção do ambiente sonoro de um novo poema. Recomendável instalar no computador o software livre Audacity (https://www.audacityteam.org/download/). Renato Assis é educador no Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) do Sesc São Carlos.
Onde? Plataforma Google Meet
Inscrições a partir das 14h do dia 17/3 em sescsp.org.br/inscricoes
Informações: Sesc São Carlos
Vagas limitadas. 12 anos. Grátis.

voltar ao topo

Dias 24 e 25/3, quarta e quinta, das 17h às 20h30 (encontros sequenciais)
Oficina Ashanti – Tramas em Cabelos Crespos e Cacheados
Com Diva Green e Romeo Matondo Bulakati 
As oficinas aqui propostas têm como principal intuito promover mudanças sociais, culturais e políticas acerca de uma construção de estética afrodiaspórica livre e com fundamentação teórico-prático. O conceito de resgate como um dos conceitos principais para essa reflexão sobre o fenômeno da estética da beleza negra, é, entendendo que há equivalência de valor cultural entre o passado e o presente da herança africana que se materializa nos cabelos crespos e cacheados. Para além disso, existe também o reconhecimento que historicamente a população negra se reinventa não só para a manutenção das heranças africanas, mas para se inserirem nessa sociedade marcada pela exclusão de pretos, pobres, indígenas e a população LGGTQIA+. Diva Green faz parte da Ori Cabelos (@oriafrofuturo), voltada à estética capilar para além da beleza, e tem como convidado Romeo Matondo Bulakati, convidado especial para o bate-papo no final da atividade.
Você vai precisar de: kanekalon, apliques, lã, linhas, lastex (o que tiver disponível); miçangas, correntes, pulseiras, acessórios para adornargem (o que tiver disponível); prendedores de cabelo, piranhas, separadores de mechas (o que tiver disponível); pente garfo fino e/ou largo (o que tiver disponível); grampos; escovas e escova de para baby hair (o que tiver disponível, pode ser escova de dente nova para o baby hair); pomada modeladora, creme para pentear e mousse finalizador; borrifador para cabelos; secador (se tiver). Serão 2 aulas práticas e teóricas, então não se esqueça de separar o caderno de anotação e a sua modelo, que inclusive pode ser você mesma. Preferencialmente esteja com os cabelos soltos, higienizados e desembaraçados para arrasarmos com a mão da massa.
Onde? Plataforma Microsoft Teams
Inscrições a partir das 14h do dia 17/3 em sescsp.org.br/inscricoes
Informações: Sesc Carmo
Vagas limitadas. 12 anos. Grátis.

voltar ao topo

Dia 24/3, quarta, das 19h às 21h
FotoCéu III – Inspiração, Criatividade e Expressão em Apps de Celular
Com Mari Rosa
Nesta oficina são apresentados aplicativos de celular que auxiliam na elaboração da fotografia – da idealização à edição. A criatividade, união de referências, inspirações e paletas de cores são praticadas junto de dicas de expressão corporal e edição, conseguindo realizar assim, a fotografia que se deseja. O trabalho relaciona autoimagem e autoamor em tempos de isolamento social. Mari Rosa é fotógrafa de arte brasileira, documentarista, diretora de arte e fotografia. Seu trabalho é orientado principalmente a mulheres, e sua essência é a dessexualização dos corpos. 
Você vai precisar de: um celular para fazer as atividades do curso e outro celular ou notebook com acesso à internet para participar da aula.
Onde? Plataforma Microsoft Teams
Inscrições a partir das 14h do dia 17/3 em sescsp.org.br/inscricoes
Informações: Sesc Araraquara
Vagas limitadas. 16 anos. Grátis.

voltar ao topo

Artista visula Ritchelly Oliveira e sua obra | Foto: Junior Ribeiro

Dias 24 e 25/3, quarta e quinta, das 19h às 21h (encontros independentes)
Introdução ao Carvão
Com Ritchelly Oliveira 
A oficina propõe a utilização e experimentação do carvão, dialogando com o desenho na figura humana e sua poética. Técnicas de luz, sombra, volume e observação são algumas das técnicas centrais da aula. A aula é indicada para alunos que estão no nível básico e intermediário. O carvão é um dos materiais artísticos de desenho mais antigo, e mesmo contendo uma longa história nas artes visuais ele não deixa de ser um dos materiais mais ricos de ser trabalhado, pois marca com facilidade, proporcionando traços amplos e possibilitam cobrir grandes superfícies com sombra. Ritchelly Oliveira é artista visual, formado na Universidade Federal de Goiás (UFG). Teve suas obras expostas em Nova York, Berlim, Londres e na ArtBasel Miami 2016, pela Galeria Lou La Vie, e em revistas como Toh Magazine, Kaltblut, MW Magazine, Flic Magazine, Beautiful Savage, Society6, além de publicações nacionais.
Onde? Plataforma Google Meet
Inscrições a partir das 14h do dia 17/3 em sescsp.org.br/inscricoes
Informações: Sesc Santo André
Vagas limitadas. 14 anos. Grátis.

voltar ao topo

Dia 25/3, quinta-feira, a partir das 14h 
Ateliê na Cozinha: Impressão Hortifruti e Makey Makey 
Com Carol Lima, Fernando Masquio, Isabel Calvo e Ismael Moro
Além de importante fonte nutricional, certos vegetais podem ser utilizados para criações artísticas e experimentos científicos. Nesta atividade você aprenderá a montar sua própria estamparia com carimbos feitos a partir de frutas e legumes, utilizando como tinta, corantes ecológicos, feitos com temperos naturais, além de realizar experimentos sonoros com o controlador Makey Makey. Fernando Masquio e Ismael Moro são educadores no Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) do Sesc Rio Preto. Carol Lima e Isabel Calvo fazem parte da equipe de alimentação da mesma unidade.
Onde? No canal do Sesc Rio Preto no YouTube

voltar ao topo

Dia 25/3, quinta, das 15h às 17h
Animação de Poemas com Scratch
Com Renato Assis
Os participantes são convidados a desenvolver seu poema animado utilizando o  Scratch, uma ferramenta on-line que permite criar sequências animadas, desenhos interativos e até jogos em 2D. Com ele, é possível não somente criar objetos digitais de aprendizagem, mas, principalmente, se apropriar da linguagem de programação. Renato Assis é educador de tecnologias e artes no Sesc São Carlos.
Onde? Plataforma Google Meet
Inscrições a partir das 14h do dia 17/3 em sescsp.org.br/inscricoes
Informações: Sesc São Carlos
Vagas limitadas. 10 anos. Grátis.

voltar ao topo

Dia 25/3, quinta, das 19h às 21h
FotoCéu IV –  Edição para Publicação nas Redes Sociais
Com Mari Rosa
O foco desta oficina está nas técnicas de edição pelo celular. Os participantes são convidados a trazer suas fotografias autorais para editá-las e subir nas redes sociais de acordo com algumas dicas que podem deixá-las com cara de fotografia profissional. O trabalho relaciona autoimagem e autoamor em tempos de isolamento social. Mari Rosa é fotógrafa de arte brasileira, documentarista, diretora de arte e fotografia. Seu trabalho é orientado principalmente à mulheres, e sua essência é a dessexualização dos corpos. 
Você vai precisar de: um celular para fazer as atividades do curso e outro celular ou notebook com acesso à internet para participar da aula.
Onde? Plataforma Microsoft Teams
Inscrições a partir das 14h do dia 17/3 em sescsp.org.br/inscricoes
Informações: Sesc Araraquara
Vagas limitadas. 16 anos. Grátis.

voltar ao topo

Dias 25 e 26/3, quinta e sexta, das 19h às 21h (encontros independentes)
Trama: Faça seu KHIPU Adaptado
Com Adrián Ilave
Nesta atividade on-line, o ministrante fará o trabalho de khipukamayuq (“o encarregado do khipu em língua dos incas”), e mostrará como com certas técnicas pode se utilizar esse instrumento incaico como uma ferramenta de comunicação, sempre respeitando a estrutura e sua filosofia. Se aprenderá a escrever nome, datas importantes, episódios da vida, histórias ou até poemas. Adrian Ilave é natural do Peru, Historiador e Promotor Cultural da Arte Pré-hispânica da Cosmovisão Andina. Herdeiro do passado e do presente dos Andes, utiliza as artes, moda, design e as letras para expressar as histórias.
Você vai precisar de: 4 rolinhos de barbante de 4 tipos de cores (cores de acordo com gosto do aluno), mas todas em tom liso cada uma, para tricô ou crochê (Apolo, Barroco ou EuroRoma), um retalho de papelão de caixa ou um cartão de banco em desuso, tesoura afiada, acessórios de bijuterias grandes à vontade (opcional) para decoração.
Onde? Plataforma Google Meet
Inscrições a partir das 14h do dia 17/3 em sescsp.org.br/inscricoes
Informações: Sesc Catanduva
Vagas limitadas. 14 anos. Grátis.

voltar ao topo

Dia 25/3, quinta, das 19h às 21h
Dia 26/3, sexta, das 18h às 20h
(encontros independentes)
Escultura e Movimento: da Representação à Cinética
Com Thiago Ruiz
Montar esculturas de equilíbrio ou com movimento a partir de objetos do uso cotidiano que encontramos em casa é uma forma lúdica e criativa de pensarmos de modo tridimensional as formas que nos rodeiam e fazem parte do nosso dia a dia, mas, afinal, o que essa atividade tem a ver com o pensamento escultórico e a história da escultura? É a partir de perguntas como essa que a oficina irá pensar a escultura e refletir sobre o desenvolvimento dos seus processos ao longo dos séculos. Thiago Ruiz é educador no Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Vila Mariana e autor deste artigo.
Onde? Plataforma Microsoft Teams
Inscrições a partir das 14h do dia 17/3 em sescsp.org.br/inscricoes
Informações: Sesc Vila Mariana
Vagas limitadas. 14 anos. Grátis.

voltar ao topo

Dia 26/3, sexta, das 17h às 18h
Ideias Práticas para Cachepô
Com Fábio Justino
Em live de uma hora de duração, o educador do Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) do Sesc Santo André Fábio Justino apresentará ideias para fazer seus próprios cachepôs com materiais e técnicas acessíveis, para personalizar a decoração de vasos e ambientes e estreitar nossa relação com as plantinhas.
Onde? Ao vivo no canal do Sesc Santo André no Instagram

voltar ao topo

Dia 26/3, sexta, das 19h às 20h
Gifs, Videos Animados e Timelapse com Celular
Com Célia Harumi
Os participantes aprendem a criar Gifs ou vídeos animados, timelapses e truques para criar vídeos divertidos, usando a lógica da animação audiovisual no programa Stop Motion Studio. As técnicas também podem ser usadas para criar memes, enviar mensagens pelo celular, para divulgação ou, simplesmente, se divertir. Célia Harumi é educadora no Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) do Sesc Sorocaba.
Onde? Plataforma Microsoft Teams
Inscrições a partir das 14h do dia 17/3 em sescsp.org.br/inscricoes
Informações: Sesc Sorocaba
Vagas limitadas. 12 anos. Grátis.

voltar ao topo
 

Estamparia Adire Iorubá | Foto: Jaqueline Paz


Dia 27/3, sábado, das 15h às 17h
Estamparia Adire Iorubá
Com Jacqueline Paz
Apresentação de técnicas de estamparia tradicional de origem africana em uma demonstração on-line. O Adire é uma forma tradicional de estamparia têxtil produzida pelo povo Iorubá da Nigéria, na África. Ela é feita manualmente, com amarrações, costuras, gomas e tingimento dos tecidos no azul índigo. Na oficina, a artista visual e artesã Jacqueline Paz apresentará aos participantes alguns significados desta arte tintureira e orientará a produção das estampas. Jacqueline Paz é artista autodidata e graduanda em Artes Visuais. Seu interesse nas artes ganhou força no começo dos anos 2000, e desde então, tem uma produção que transita entre a pintura, desenho e experiências com gravuras.
Onde? Plataforma Microsoft Teams
Inscrições a partir das 14h do dia 17/3 em sescsp.org.br/inscricoes
Informações: Sesc Bom Retiro
Vagas limitadas. 12 anos. Grátis.

voltar ao topo

Dia 27/3, sábado, das 15h às 17h
Trama: Faça sua Lhama em Chaveiro
Com David Yauri
A lhama é um mamífero ruminante da América do Sul, da família dos camelídeos. A lhama era usada como alimento e como animal de carga pelos incas. Nesta atividade, os participantes aprenderão algumas curiosidades sobre esse animal domesticado mais antigo do mundo e também vão confeccionar um chaveirinho réplica desse grande representante da cultura andina. David Yauri é natural do Peru, educador no Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) do Sesc Catanduva, professor de língua e cultura hispânica.
Você vai precisar de: 1 metro de arame; lã de variadas cores; botões e grãos de feijão e de milho; e bolinhas (pequenas) de artesanato para os olhos.
Onde? Plataforma Google Meet
Inscrições a partir das 14h do dia 17/3 em sescsp.org.br/inscricoes
Informações: Sesc Catanduva
Vagas limitadas. 12 anos. Grátis.

 

voltar ao topo

CURSOS ONLINE

Dia 19/3, sexta, das 14h às 16h
Dias 21 e 28/3, domingos, das 14h às 15h30
Fotografia Artesanal: Fitotipia
Com Dani Sandrini
Na atividade será apresentado e experimentado um processo de impressão fotográfica originário do século XIX denominado de Fitotipia. No processo, as folhas de plantas são utilizadas como suporte para a impressão de diferentes imagens através da luz solar. Veja outros conteúdos sobre o tema aqui. Dani Sandrini é formada pela ECA-USP e desde 1998 trabalha com fotografia de maneira comercial, lúdica e educacional. A partir de 2009 dedica-se aos seus projetos autorais em fotografia, atuando entre o Brasil e a Jordânia, onde foi premiada em 2014. Nos últimos anos vem estudando os processos artesanais em fotografia, o entrelaçamento de materiais e suportes com a imagem fotográfica, a memória, a palavra e a ação do tempo sobre as mesmas.
Você vai precisar de: base rígida + vidro de qualquer espessura (mínimo tamanho: 9 x 12 cm – pode ser base e vidro de porta-retrato, por exemplo); espuma do tamanho da base + vidro (espessura de 0,5 a 1,5cm); folhas de planta diversas (couve, capuchinha, amora, rúcula e mostarda, por exemplo); papel preto (cartolina ou papel cartão, por exemplo); tesoura; stencil e/ou impressão fotográfica em transparência e/ou objetos bidimensionais; prendedor de papel. Estimativa de gastos com material: R$65,00.
Onde? Plataforma Microsoft Teams
Inscrições a partir das 14h do dia 17/3 em sescsp.org.br/inscricoes
Informações: Sesc Pompeia
Vagas limitadas. 14 anos. Grátis.

voltar ao topo

Dias 20 e 27/3, sábados, das 10h às 12h
Fotografia Artesanal: Antotipia
Com Beth Lee
O curso é baseado numa técnica inventada no século XIX feita a partir do uso de sumo de flores, frutos, plantas em geral para a produção de uma cópia fotográfica. Por se tratar de materiais naturais, não existe um método de fixar a imagem permanentemente. O Anthotype é um processo positivo-positivo, para a técnica é necessário o uso de uma imagem matriz positiva. Beth Lee é bacharel em Fotografia Aplicada pelo Centro Universitário Senac, fotógrafa e laboratorista. Ministra aulas em cursos técnicos e livres de fotografia. Tem como pesquisa processos fotográficos históricos, analógicos e artesanais. Participou de algumas exposições coletivas.
Você vai precisar de: papel para desenho, gravura e/ou aquarela; transparências para impressora ou papel vegetal e imagens digitais de alto contraste; objetos planos como folhas ou flores secas de plantas; placa de vidro ou acrílico; placa plana de mdf ou qualquer placa para ser usada junto ao vidro com o objetivo de prensar papéis e matrizes (transparências ou folhas secas); presilhas para segurar as placas; pincel; suporte ou vasilha para macerar as plantas (algo parecido com um pilão); pedaço de tecido para filtrar o sumo; plantas, flores e/ou raízes; água ou álcool. Estimativa de gastos com material: R$30,00.
Onde? Plataforma Microsoft Teams
Inscrições a partir das 14h do dia 17/3 em sescsp.org.br/inscricoes
Informações: Sesc Pompeia
Vagas limitadas. 14 anos. Grátis.

voltar ao topo

Dias 20 e 21/3, sábado e domingo, das 13h às 18h
ReCidade: Respostas Tecnológicas Por Nós
Com Antonio Celso
Este curso será um remix (mistura de conhecimentos e materiais) de Sistemas de Captação de Água de Chuva. Os participantes conhecerão o funcionamento, técnicas, materiais de baixo custo., e nos encontros on-line acompanharão a instalação do sistema remixado no espaço do Sesc Santos. Após a construção e instalação, as fotos do processo vão dar origem a um tutorial básico que será disponibilizado, no dia 28/3, nas redes sociais do Sesc Santos. Antonio Celso é educador no Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) do Sesc Santos. Tutorial báscico.
Onde? Plataforma Google Meet
Inscrições a partir das 14h do dia 17/3 em sescsp.org.br/inscricoes
Informações: Sesc Santos
Vagas limitadas. 14 anos. Grátis.

voltar ao topo

Dias 20, e 22 a 25/3, sábado, e segunda a quinta, das 19 às 21h
Dias 26 e 27/3, sexta e sábado, das 18h30 às 21h30
Criação de Obra Coletiva de Audiovisual Expandido
Com Rose Amora Lima, Raquel Diógenes, Marcio Dias Coelho, Erika Kogui, Laura Andreato, Deva Bhakta, Victor Guerra e direção de Demétrio Portugal
Curso intensivo em formato de residência artística no qual o público inscrito irá criar e remixar imagens e sons para uma performance final em formato participativo, resultando numa orquestra de imagens e sons. A construção da apresentação será baseada no remix de imagens, sons, meios, pessoas, tempos e espaços diferentes, para experienciar a produção da imagem contemporânea na sua multiplicidade tanto de formas como de possibilidades invenções e conceitos. Os participantes terão a oportunidade de interagir com artistas do audiovisual expandido e educadoras(es) do Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc para aprimorar sua técnica de edição de imagens e sons e realizar uma performance audiovisual a partir da direção de Demétrio Portugal. Rose Amora Lima pesquisa novas tecnologias, formatos e meios, e atua projetando ao vivo e ao ar livre. Integra os coletivos @projetemos @cinerua. Raquel Diógenes é multiartista, mãe de 2 filhos, projecionista urbana e gestora cultural, atualmente Raquel é uma das componentes do espaço Laje de cultura em SP. Tem uma longa trajetória (nômade) produzindo filmes e festivais de circo e de música no Brasil e na Europa. Marcio Dias Coelho  é artista audiovisual e produtor cultural. Em 2020, realizou a parte de streaming e conteúdo para projetos como SIM São Paulo, Festival WME/RMX, peça Carne de Mulher de Paula Cohen, programa Todo Mundo é DJ de Claudia Assef, entre outros. Erika Kogui, Laura Andreato, Deva Bhakta Victor Guerra são educadores nos Espaços de Tecnologias e Artes (ETAs) de unidades do Sesc São Paulo. Demétrio Portugal é gestor cultural e curador, pesquisa sobre novas expressões culturais relacionadas a arranjos criativos, produção coletiva e inovação, buscando formatos contemporâneos que integram diferentes expressões artísticas para explorar novas interações sociais e sensibilização do público.
Onde? Plataforma Zoom
Inscrições a partir das 14h do dia 17/3 em sescsp.org.br/inscricoes
Informações: Sesc Parque Dom Pedro II
Vagas limitadas. 18 anos. Grátis.

voltar ao topo

De 20 a 28/3, sábados e domingos, das 15h às 17h
Encadernação 
Com Amália Barrio
Tendo a base estrutural do livro (capa, caderno, costura) como ponto de partida, a presente atividade visa a confecção de livros ou cadernos realizados artesanalmente com materiais de fácil acesso pelos participantes, que irão aprender encadernações a partir da dobra do papel, da costura dos cadernos e da confecção de capa de modo digital, de preferência ao vivo. Amália Barrio é artista visual e educadora, vive e trabalha em São Paulo. Publicou o livro de artista Silêncio de Mar pela Cuadra Edições, sendo que este fez parte da Coleção Prêmio Diário de Fotografia da Universidade Federal do Pará. Foi integrante do coletivo Gravoar, já tendo ministrado oficinas de xilogravura, monotipia e carimbo em diversos locais tais como Esalq, em Piracicaba, Virada Educação, em São Paulo, Semana da Arquitetura da Unesp, em Bauru, escolas e instituições culturais. Atua como artista integrante do Atelier Piratininga e como educadora para crianças de todas as idades.
Você vai precisar de: 12 embalagens de papel A4 ou papel canson/color plus com gramatura acima de 120g/m2; 104 folhas A4 papéis diversos (pólen, vegetal, sulfite, canson etc.) de gramatura 75g/m2 ou 90g/m2; 1 folha papel sulfite para rascunho; 2 papelões A4; linha de costura/bordado/pipa/encerada; agulha número 01; agulhão ou furador; dobradeira (se encontrar); estilete; régua; tesoura; lápis; borracha; base de corte ou lugar onde possa usar estilete; fita crepe; base de corte ou lugar onde possa usar estilete.
Onde? Plataforma Microsoft Teams
Inscrições a partir das 14h do dia 17/3 em sescsp.org.br/inscricoes
Informações: Sesc Santo Amaro
Vagas limitadas. 14 anos. Grátis.

voltar ao topo

Dias 22, 24 e 26/3, segunda, quarta e sexta, das 10h às 11h30
Riscos Personalizados para Bordados
Com Jessica Rampim
Atividade introdutória à prática de transferência de imagens para a produção de bordados por meio de traçados (riscos) em superfícies de suporte para o trabalho. Os riscos de bordado são um meio comum para facilitar a produção de bordadeiras e podem dar um toque especial e moderno ao trabalho. A criação de riscos para bordado permite também o uso das imagens produzidas para outras técnicas e artesanias. Jessica Rampim é educadora no Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) do Sesc Florêncio de Abreu.
Onde? Plataforma Microsoft Teams
Inscrições a partir das 14h do dia 17/3 em sescsp.org.br/inscricoes
Informações: Sesc Florêncio de Abreu
Vagas limitadas. 10 anos. Grátis.

voltar ao topo

De 23/3 a 2/4, terças a sextas, das 14h às 17h
Glossário Colaborativo de Técnicas Têxteis Latinoamericanas, com Instituto Urdume
Com Instituto Urdume
Realização de uma oficina imersiva para a construção coletiva e colaborativa de um glossário sobre técnicas e fazeres têxteis latino-americanos durante o FestA! 2021. O Instituto Urdume e a Fios e Ritos Urdume são duas organizações que compartilham um fio comum, a Revista Urdume. A primeira com atuação no terceiro setor e a segunda articulando o setor privado.
Onde? Plataforma Microsoft Teams
Inscrições a partir das 14h do dia 11/3 em sescsp.org.br/inscricoes
Informações: Sesc Pinheiros
Vagas limitadas. 16 anos. Grátis.

voltar ao topo

De 23 a 26/3, terça a sexta, das 14h30 às 16h30
Papel Reciclável de Descarte 
Com Marilene Vilela
A necessidade de reduzir os impactos ambientais na sociedade e a derrubada de 10 a 12 árvores por toneladas de aparas vêm permitindo ao setor industrial intensificar o reaproveitamento dos resíduos gerados nos processos produtivos.  Reduzindo o lixo e os custos com o descarte, a reutilização de materiais pode resultar em benefícios consideráveis para as empresas, transformando o que iria para o lixo em lucro. No caso, vamos reaproveitar papéis em descarte como sulfite, jornal, revistas e papelão leve de forma artesanal caseira. Marilene Vilela Yamassaki é bióloga formada pela USP com pós-graduação em Botânica. Trabalha na Feira da Liberdade há 24 anos, tem trabalhos publicados em revistas e jornais. Participou de cursos e workshops de estamparia artesanal com Susana Uribarri e Hisako Kawakami e curso da Kiri Miazaki de Índigo Vegetal.
Você vai precisar de: uma bacia que caiba o quadro e conseguir manusear; papéis usados limpos descartados (sem resíduos de comida, nem papel higiênico) de revista, caderno, jornal e papelão fino, o qual deverá ser picado e deixar de molho em água por 24 horas; 3/4 de água para 1 de papel; liquidificador; água; 2 telas, uma com tela de mosquiteiro ou de serigrafia e outra vazada, as duas do mesmo tamanho (você poderá fazer a sua própria tela indo a uma casa de construção e comprar 8 ripas e a tela de mosquiteiro, pregos sendo que uma deixe vazada ou comprar pela internet); 1 colher; 1 bucha de cozinha; jornais; 1 toalha velha (rosto ou banho); panos velhos (pedaços de camisetas ou TNT); sementes (chia, linhaça, girassol, urucum ou hortaliças como agrião, salsinha, manjericão, tomate ou de sua preferência); flores secas (pétalas de rosa, margarida, galhos e outras); cascas de cebola, bagaço de cana, pimenta do reino, orégano etc.
Onde? Plataforma Microsoft Teams
Inscrições a partir das 14h do dia 17/3 em sescsp.org.br/inscricoes
Informações: Sesc Santo Amaro
Vagas limitadas. 14 anos. Grátis.

voltar ao topo
 

Corte a laser a partir de desenho vetorial | Foto: Victor Guerra


De 23 a 26/3, terça a sexta, das 15h às 17h
Desenho Vetorial para Luminárias em Corte a Laser
Com Anita Cavaleiro e Victor Guerra
Em quatro encontros, aprenderemos a usar o software de ilustração vetorial Inkscape para criar designs de luminárias cortadas a laser. Posteriormente, as luminárias serão cortadas pelos educadores no Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc 24 de Maio e disponibilizadas para retirada na unidade, que fica no centro da capital paulista, pelos alunos. Anita Cavaleiro e Victor Guerra são educadores no Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) do Sesc 24 de Maio.
Onde? Plataforma Microsoft Teams
Inscrições a partir das 14h do dia 17/3 em sescsp.org.br/inscricoes
Informações: Sesc 24 de Maio
Vagas limitadas. 14 anos. Grátis.

voltar ao topo

Dias 23 e 25/3, terça e quinta, das 15h às 16h
Programando um Jogo de Tangram no Scratch
Com Eduardo Paiva
Atividade introdutória à lógica de programação, por meio da apresentação e utilização do aplicativo Scratch em computadores, com o objetivo de desenvolver um jogo online de TanGram em conjunto com os participantes. Eduardo Paiva é educador no Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) do Sesc Florêncio de Abreu.
Onde? Plataforma Microsoft Teams
Inscrições a partir das 14h do dia 17/3 em sescsp.org.br/inscricoes
Informações: Sesc Florêncio de Abreu
Vagas limitadas. 12 anos. Grátis.

voltar ao topo

De 23, 25 e 27/3, terça, quinta e sábado, das 15h às 16h30
Bordado e Princípios da Pixel Art
Com Viviam Schmaichel
Na atividade serão utilizados princípios da Pixel Art – criação de desenhos digitais, pixel a pixel – para elaboração de modelos para bordar em ponto-cruz. Voltado para públicos de todas as idades, propõe um ambiente de troca de conhecimentos sobre cultura digital e fazeres tradicionais. Viviam Schmaichel é educadora no Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) do Sesc Santana.
Você vai precisar de: tecido etamine; tesoura de bordado; bastidores; linhas mouliné (cores diversas, adequadas ao modelo); agulhas para tapeçaria/bordado nº 24; papel quadriculado e lápis de cor (para desenho a mão); e (opcional) softwares simples de desenho raster (GIMP ou Paint).
Onde? Plataforma Microsoft Teams
Inscrições a partir das 14h do dia 17/3 em sescsp.org.br/inscricoes
Informações: Sesc Santana
Vagas limitadas. 12 anos. Grátis.

voltar ao topo

De 23 a 25/3, terça a quinta, das 16h às 18h
Dípticos Fotográficos: Uma Releitura Visual da Cidade
Com Alexandre Urch
O curso realiza uma incursão visual pela história da fotografia em São Paulo, tendo por base o trabalho de importantes fotógrafos/as que registraram a arquitetura e a sociabilidade da vida urbana desde o final do século XIX até o início do século XXI. A partir da análise comparativa de ensaios e registros fotográficos históricos e contemporâneos, o curso propõe a construção de dípticos fotográficos que exploram diferentes chaves de leitura da cidade, o hibridismo de olhares e as possibilidades de se construir narrativas visuais e ensaios autorais. Alexandre Urch é um fotógrafo paulistano com trabalho focado na fotografia autoral e documental, no qual explora o invisível e ordinário visível, a partir de imagens do cotidiano. Vencedor de diversos prêmios de fotografia (1° e 2° lugares na XVI Bienal Nacional de Arte Fotográfica em Core e, 1º lugar – Ensaio – no 9º Concurso Fotográfico Leica-Fotografe Melhor).
Onde? Plataforma Zoom
Inscrições a partir das 14h do dia 17/3 em centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br
Vagas limitadas. Livre. Grátis.

voltar ao topo

De 23 a 26/3, terça a sexta, das 19h às 21h
Desenho de Autorretrato
Com Gustavo Schossler
O autorretrato é uma tradição artística que remonta, pelo menos, aos primórdios da Renascença. Seja por conveniência ou expressão artística, o ato de se representar na pintura, desenho ou escultura é parte integral da trajetória dos artistas. Nessa atividade serão exploradas as possibilidades do desenho de autorretrato com espelho. Por que fazer? Quais as vantagens e dificuldades de desenhar a si mesmos? Como pensar na posição do espelho e luz em relação a nós mesmos? Os participantes vão conhecer as possibilidades dos materiais de desenho e acompanhar a produção de um desenho do início ao fim, entendendo como a luz interage com os nossos rostos para expressar aquilo que vemos no espelho. Gustavo Schossler é formado em Comunicação pela UFRGS, estudou desenho e pintura no Studio Escalier, na França, no Grand Central Atelier, em Nova York e com o artista Anthony Ryder, em Santa Fé, nos EUA. Premiado por três anos consecutivos no Salão de Belas Artes em Piracicaba, um dos mais tradicionais do país, teve em 2017 uma obra contemplada com um prêmio aquisitivo pela Pinacoteca municipal.
Onde? Plataforma Microsoft Teams
Inscrições a partir das 14h do dia 17/3 em sescsp.org.br/inscricoes
Informações: Sesc Pompeia
Vagas limitadas. 16 anos. Grátis.

voltar ao topo

De 23/3 a 13/4, terças, das 19h às 21h
Tipografia Modular para Criação de Alfabeto
Com Tony de Marco
A atividade propõe explorar, com o uso de sistemas modulares, os princípios da tipografia enquanto os participantes desenvolvem seus próprios alfabetos. Aproveitando a criatividade do participante para estabelecer conceitos técnicos e práticos. O resultado são fontes que podem ser baixadas e usadas em qualquer programa. Tony de Marco é artista, fotógrafo e type designer. Fundador da Just in Type, desenha fontes digitais desde 1989. Premiado em 2003 no Linotype International Type Design Contest com a fonte “Samba”, usada pela Nike na camisa da seleção brasileira, na Copa de 2014. Co-editor da revista Tupigrafia. Seu ensaio “São Paulo No Logo” foi exposto em São Paulo, Londres, Roterdã e Xangai. Pinta na rua desde 2005 sob o nome Pixotosco. É colunista da newsletter Meio.
Você vai precisar de: papel quadriculado (não é milimetrado); lápis.
Onde? Plataforma Microsoft Teams
Inscrições a partir das 14h do dia 17/3 em sescsp.org.br/inscricoes
Informações: Sesc Santana
Vagas limitadas. 16 anos. Grátis.

voltar ao topo

De 24 a 26/3, quarta a sexta, das 15h às 17h
Criação de Tintas de Aquarela com Pigmentos Naturais
Com Gisele Fagundes
A artista ensinará como tintas de aquarela em diversas escalas de cor e tonalidade podem ser criadas a partir de pigmentos simples retirados de vegetais e minerais. Também serão ensinadas técnicas de conservação das tintas, adaptações e os resultados possíveis com estes materiais. Não há necessidade de conhecimentos anteriores em aquarela ou desenho. Antes do início do curso, os participantes inscritos receberão um vídeo preparatório com orientações para a primeira aula. Gisele Fagundes é artista plástica graduada em artes visuais pela FPA (Faculdade Paulista de Artes) e com especialização em história e cultura indígena e afro-brasileira pela ULBRA (Universidade Luterana do Brasil). Pesquisa a arte indígena com foco no grafismo da etnia Guarani M’byá, para sua produção artística em gravuras, pinturas e esculturas.
Você vai precisar de: Pincéis, lixa grossa, açafrão, feijão preto, café, cenouras, beterrabas, espinafre, limão, bicarbonato de sódio, água sanitária etc. Lista de materiais completa no ato de inscrição.
Onde? Plataforma Microsoft Teams
Inscrições a partir das 14h do dia 17/3 em sescsp.org.br/inscricoes
Informações: Sesc Ipiranga
Vagas limitadas. 16 anos. Grátis.

voltar ao topo
 

Vídeo-documentação ‘uma’ (2018), de Bianca Turner | Crédito: Azul Serra 


De 24 a 26/3, quarta a sexta, das 15h às 18h
O Remix do Passado
Com Bianca Turner
Neste curso online, a artista Bianca Turner apresenta seu próprio processo artístico juntamente com trabalhos de artistas nacionais e internacionais, que provocam rupturas na história e na percepção de realidade, possibilitando, através de diversas mídias, uma nova percepção de mundo. O foco dos encontros será adentrar processos artísticos nos quais objetos antigos, fotografias e documentos históricos são reinterpretados: fachadas de prédios antigos que, com o uso do vídeomapping, são revisitados, espaços urbanos que a partir da arte são reocupados, dentro do recorte da arte e tecnologia. Os participantes são livremente convidados a trazerem seus próprios projetos artísticos para apresentação e debate. Bianca Turner (São Paulo, 1984) é artista multimídia, bacharel em ‘Design e Prática de Performance’ na Central Saint Martins College of Art & Design (2011, Londres, Reino Unido) e Master of Arts em “Cenografia” pela Royal Central School of Speech and Drama (2013, Londres, Reino Unido). 
Onde? Plataforma Microsoft Teams
Inscrições a partir das 14h do dia 17/3 em sescsp.org.br/inscricoes
Informações: Sesc Parque Dom Pedro II
Vagas limitadas. 18 anos. Grátis.

voltar ao topo

Dia 24, quarta, das 19h às 21h
Dias 1/4, 8/4, 15/4, 22/4, quintas, das 19h às 21h
Introdução ao Desenho com Processing
Com Monica Rizzolli
Por meio de experimentação, os participantes do curso entram em contato com as possibilidades da arte algorítmica computacional, em uma introdução à programação e manipulação de códigos de um programa em Processing com objetivos estéticos e poéticos. Monica Rizzolli é artista-programadora, estudou no Instituto de Artes da UNESP e na Kunsthochschule Kassel (Alemanha). Participou de projetos internacionais como MAK Center Artists and Architects (EUA), Creatives in Residence (China), Sweet Home (Espanha) e A.I.R. DRAWinternational (França). Recebeu o prêmio MAK Schindler, do MAK – Museum of Applied Arts Vienna. É co-fundadora da Noite de Processing e co-organizadora do Processing Community Day São Paulo de 2019, evento anual da Processing Foundation. É sócia da type foundry Just in Type e do estúdio de design Contrast – programação, tipografia e design.
Onde? Plataforma Microsoft Teams
Inscrições a partir das 14h do dia 17/3 em sescsp.org.br/inscricoes
Informações: Sesc Santana
Vagas limitadas. 16 anos. Grátis.

voltar ao topo

Dias 25 e 26/3, quinta e sexta, das 14h às 16h
Teatro de Sombras: Criando, Produzindo e Manipulando Silhuetas
Com Daiane Baumgartner
A atividade visa introduzir seus participantes no fantástico mundo do teatro de animação por meio de uma de suas linguagens: o teatro de sombras. Serão abordados e trabalhados conceitos teóricos e práticos como apresentação de tipos de iluminação, telas, e construção de bonecos (silhuetas) buscando propiciar aos participantes exercícios práticos de criação, produção e manipulação no Teatro de Sombras. Daiane Baumgartner é formada em Artes Cênicas, foi coordenadora e bonequeira da Companhia da Sombra. Fez cursos com importantes pesquisadores da linguagem do Teatro de Sombras como Fabrizio Montechi e Federica Ferrari, do Teatro Gioco Vita da Itália e Natacha Belova, no Workshop de Construção de Bonecos.
Você vai precisar de: papel cartão; tesouras; lápis e borracha; arame fino; fio de nylon; palito de churrasco; estilete; alicate de corte para arame e elástico redondo (ou qualquer outro tipo de elástico).
Onde? Plataforma Microsoft Teams
Inscrições a partir das 14h do dia 17/3 em sescsp.org.br/inscricoes
Informações: Sesc Pompeia
Vagas limitadas. 14 anos. Grátis.

voltar ao topo

Dias 26 e 31/3, sexta e quarta, das 19h às 20h30
Criação de Personagens e Cenários em Pixel Art
Com Cristiano Tito
Nesta atividade vamos conhecer alguns princípios da Pixel Art e explorar recursos do Piskel, uma ferramenta on-line e gratuita que nos ajudará na criação de personagens e cenários com apenas alguns cliques. Cristiano Tito é educador de tecnologias e artes no Sesc Santana.
Onde? Plataforma Microsoft Teams
Inscrições a partir das 14h do dia 17/3 em sescsp.org.br/inscricoes
Informações: Sesc Santana
Vagas limitadas. 12 anos. Grátis.

voltar ao topo

Dias 27 e 28/3, sábado e domingo, das 10h às 12h
Artistas-Inventores: Dispositivos de Imagem e Movimento
Com Leonardo Gallep
Nesses dois encontros conversaremos sobre como alguns importantes artistas/inventores do passado, que caminhavam pelas fronteiras da ciência, ilusão e magia, investigavam e manipulavam a imagem e/em movimento, e consequentemente a ideia do tempo, experimentando e criando instrumentos que causavam encantamento e assombro por  meio da mescla de uma incrível superação técnica com sonho. Para isso, faremos alguns experimentos e exercícios e conheceremos um pouco da história desses inventores, relojoeiros, ilusionistas, contadores de histórias e outros tantos nomes que podemos dar a esses personagens, bem como o princípio de funcionamento de suas criações, tais como: antigos autômatos, técnicas utilizadas para criação de efeitos ópticos e animados, instrumentos e brinquedos do pré-cinema, obras de visionários que viveram há centenas de anos atrás, entre outras invenções fantásticas. Leonardo Gallep é artista visual e designer.
Onde? Plataforma Microsoft Teams
Inscrições a partir das 14h do dia 17/3 em sescsp.org.br/inscricoes
Informações: Sesc Sorocaba
Vagas limitadas. 12 anos. Grátis.

voltar ao topo

Dia 27/3, sábado, das 14h às 17h
Teatro de Sombra: Teatrinho na Caixa com Personagem
Com Leila Monségur
A atividade propõe uma imersão no universo do lúdico e fantástico com a confecção de um teatrinho de sombra na caixa de papelão e personagens com silhuetas recortadas, com os quais será possível se divertir brincando e contando histórias. Leila Monségur é graduada em Pintura pelo Instituto Universitário Nacional de Artes da Argentina. Coordena o coletivo multidisciplinar Membrana Experimental Fiat Lux, de performance audiovisual com recursos de alta e baixa tecnologia. É idealizadora do projeto itinerante “Clube do Desenho”.
Você vai precisar de: caixa de papelão (tamanho aproximado de uma caixa de sapatos); lanterna abajur ou lanterna de celular; cartolinas ou papel grosso (180g); papel Sulfite (A4); canetas para retroprojetor e/ou hidrocor; acetatos transparentes e/ou embalagens lisas transparentes; celofanes coloridos; tesoura; estilete, réguas, lápis e lápis de cores variadas; fita durex ou crepe; colchetes, rebites ou grampos; linha e agulha; retalhos de tecidos e palitinhos de bambu (espetinhos de churrasco). Estimativa de gastos com material:  R$30,00.
Onde? Plataforma Microsoft Teams
Inscrições a partir das 14h do dia 17/3 em sescsp.org.br/inscricoes
Informações: Sesc Pompeia
Vagas limitadas. Livre. Grátis.

voltar ao topo

Dias 27 e 28/3, sábado e domingo, das 16h às 18h
A Jornada da Animação no Brasil
Com Gil Caserta
Apresentação dos principais artistas e obras que marcaram os mais de 100 anos da animação no país. Das dificuldades técnicas e de mercado, aos primeiros longa-metragens, à inovação por meio da publicidade, até a consolidação do mercado de séries animadas e formação acadêmica atual. Gil Caserta é artista gráfico e docente do curso de Design da Universidade de Sorocaba.
Onde? Plataforma Microsoft Teams
Inscrições a partir das 14h do dia 17/3 em sescsp.org.br/inscricoes
Informações: Sesc Sorocaba
Vagas limitadas. Livre. Grátis.

voltar ao topo

OUTRAS AÇÕES NO AMBIENTE DIGITAL

Dias 19, 21, 25 e 28/3, às 10h
Animais de Origami
Com Professor Ozy
(19/3, sexta, às 10h) Baleia Cachalote: Você sabia que a baleia cachalote é conhecida como o maior mamífero com dentes na Terra? Reúna sua família para fazer uma em origami! (21/3, domingo, às 10h) Sapo Corredor: Você já participou de uma corrida de sapos? Construa um sapo em origami, junto com seus familiares! Crie um percurso com início e fim. Teste seu fôlego e sua agilidade soprando o sapo até ultrapassar a linha de chegada! (25/3, quinta, às 10h) Peixinho: Sabia que o nome Piracicaba vem da língua indígena tupi e significa “lugar onde o peixe pára”. Construa um peixinho em origami e escolha um lugar para ele parar em sua casa também! (28/3, domingo, às 10h) Cavalinho Saltador: Que tal participar de uma prova de saltos com cavalo? Crie suas regras, promova uma prova de saltos para seu cavalinho saltador e descubra suas habilidades! Está pronto? Professor Ozy é origamista, pedagogo e mestrando em Reabilitação Psicomotora.
Onde? Canais do Sesc Piracicaba no Facebook, Instagram e YouTube

voltar ao topo

A partir de 19/3, sexta, às 14h
Zine Voador
Com Augusto Mojica, Bruno Fiorelli, Eduardo Kasse, João Fonseca, Luciana Romão, Luiz Falcão, Miguel Alonso e Rodolpho Bertolini, Stefanie Ribeiro de Araujo e Tatá Trivério 
Realizado em parceria entre as equipes dos Espaços de Tecnologias e Artes das unidades do Sesc Guarulhos e Sesc Itaquera, o Zine Voador é uma publicação digital que apresenta ao público diversos aspectos criativos e construtivos sobre a temática “Objetos Voadores” – seja a partir de vídeo-tutoriais, passo-a-passos ilustrados ou experimentações artísticas, o público será transportado para este universo tão imerso em aspectos imaginativos, tecnológicos e humanos. Tatá Trivério faz mágica há uma década. Nos últimos anos colaborou intensamente com os grupos Fundo Falso e Oculto do Aparente, desenvolvendo efeitos, mágicas e soluções técnicas de som e luz. João Fonseca é um curioso nato, que se apaixonou por contemplar o céu e sua imensidão. Em 2003 fundou o grupo de astronomia M-104 – “Los Sombreros”, se comprometendo em difundir as ciências de forma descomplicada e divertida. Stefanie Ribeiro de Araujo é formada em Desenho de Animação e sempre foi apaixonada por astronomia. Augusto Mojica, Luciana Romão e Luiz Falcão são educadores no Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) do Sesc Itaquera. Bruno Fiorelli e Miguel Alonso e Rodolpho Bertolini são educadores no Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) do Sesc Guarulhos. Eduardo Kasse é escritor e vive em Guarulhos.
Onde? Em canal do Medium (zinevoador.medium.com) feito especialmente para a ação; canais do Sesc Guarulhos e do Sesc Itaquera no Facebook, Instagram e YouTube

voltar ao topo

De 19 a 26/3, segundas a domingos, às 14h
Mescla: Ateliê de Criação Coletiva 
Com Joyce Cardoso, Natália Calamari, Rodrigo Mafra e Tatiana Cardoso
Como criar um Ateliê de Criação Coletiva à distância? Para encarar esse desafio, o Sesc Registro convidou as artistas Joyce Cardoso e Tatiana Cardoso da Enseada da Baleia, que desenvolvem “upcycling caiçara” com redes de pesca e madeiras de embarcações, a artista Natália Calamari e o artista Rodrigo Mafra do Ateliê Dupla, ilustradores que realizam acessórios e esculturas com corte a laser, tecido e cimento, para criarem uma obra artística que mescle saberes, práticas e vivências. Qual arte surgirá desse encontro?
Onde? Acompanhe o processo pelos canais do Sesc Registro no Facebook, Instagram e YouTube

voltar ao topo

Dias 19, 20 e 21/3, sexta, sábado e domingo, às 15h
Meu livro de artista
Com Carolina Belizário e Érica Campanha
Serão apresentados os processos de construção de um pequeno livro de artista. O objetivo é estimular o compartilhamento de técnicas que utilizem materiais caseiros e novas alternativas de gravura, bem como a produção de registros cotidianos e a livre expressão artística. No primeiro vídeo, a produção de caderno e dobradura de zines. No segundo video, o desenvolvimento de narrativas. No terceiro vídeo, técnicas de gravura. Carolina Belizário e Érica Campanha são educadoras no Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) do Sesc Interlagos.
Onde? Canais do Sesc Interlagos no Facebook, Instagram e YouTube

voltar ao topo

Dia 19/3, sexta, às 16h
Luminária Porta-Retratos com Dobradura
Com Deva Bhakta
Passo a passo para a construção de uma luminária porta-retratos de papel, com técnicas de dobradura e luz de LED, para iluminar e mostrar seus retratos de família ou do que quiser. Deva Bhakta é educador no Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) do Sesc Birigui. 
Onde? Canais do Sesc Birigui no Facebook, Instagram e YouTube

voltar ao topo

Dias 19 e 28/3, sexta e domingo, às 18h
Desenho Realista em Carvão
Com Ritchelly Oliveira 
Tutoriais em formato de vídeo que vão ensinar a criar desenhos realistas com ponta de carvão. Publicação no Facebook, Instagram e Youtube do Sesc Santo André. Ritchelly Oliveira é artista visual, formado na Universidade Federal de Goiás (UFG). Iniciou seu trabalho em 2012 e encontrou na figura humana uma margem para apresentar seu discurso sobre o que entende de mais profundo presente nas relações afetivas. Teve suas obras expostas em Nova York, Berlim, Londres e na ArtBasel Miami 2016, pela Galeria Lou La Vie, e em revistas como Toh Magazine, Kaltblut, MW Magazine, Flic Magazine, Beautiful Savage, Society6, além de publicações nacionais.
Onde? Canal do Sesc Santo André no YouTube

voltar ao topo

Dia 19/3 a 25/3, sexta a quinta, às 19h. Exceto dia 22/3
Gambiarras em Casa
Com Gabriela Neyra Belderrain e Renato Lourenço Munhoz
Conteúdos digitais com ideias simples e criativas para criação de objetos utilitários e decorativos feitos a partir do reaproveitamento de materiais diversos. Porta bucha com embalagem plástica. Relógio decorado com talheres descartáveis. Porta chaves com porta-retrato/porta-recados. Abajur com lâmpada colorida. Casinha de gato com caixas de papelão. Sementeira com tubos de papel higiênico e etiquetas de vaso com copo plástico. Gabriela Neyra Belderrain e Renato Lourenço Munhoz são educadores no Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) do Sesc São José dos Campos. Publicação #1. Publicação #2. Publicação #3. Publicação #4. Publicação #5. Publicação #6.
Onde? Canais do Sesc São José dos Campos no Facebook, Instagram e YouTube

voltar ao topo

De 19 a 26/3, terças e sextas, às 20h
Efeitos Especiais em casa
Com Armando Fonseca e Kapel Furman
Em três pequenos vídeos, Armando e Kapel ensinam o passo a passo para você descobrir em casa a mágica dos efeitos especiais. Aprenda a fazer sangue cenográfico no vídeo “Sangue, câmera, ação!”, a produzir mock-ups no tutorial “Quebrando tudo: mock-up de objetos” e produza sua máscara de monstro no vídeo “Monstros à solta!”.
Onde? Canais do CineSesc no Facebook, Instagram e YouTube

voltar ao topo

Dia 20/3, sábado, às 10h
Experiências Eletrônicas: Brinquedos Animados
Com Francisco Arlindo, Joel Melo, Paula Comar e Vanessa Pereira
Aprenda a construir um brinquedo óptico controlado eletronicamente. Nesse vídeo os educadores do Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) do Sesc Belenzinho apresentam os princípios da animação e as possibilidades de adicionar a eletrônica para controlar diferentes dispositivos de visualização. 
Onde? Canais do Sesc Belenzinho no Facebook e Instagram

voltar ao topo

Dia 20/3, sábado, das 10h às 11h
Passarinho de Papietagem
Com Alice Mantellatto
Tão leve quanto o voo de um passarinho, o papel pode ser utilizado para criar peças delicadas e simples a partir da técnica da papietagem. Papéis picados e colados, um a um, camada por camada, dão vida a esse doce passarinho. Aprenda a confeccionar o seu e descubra as infinitas possibilidades dessa técnica milenar, o papel machê. Alice Mantellatto é arte educadora e artesã.
Onde? Canais do Sesc Piracicaba no Facebook, Instagram e YouTube

voltar ao topo

Dias 20/3, sábado, às 10h
Faça você mesmo: Suporte de Macramê
Com Carminha Souza
Macramê significa tecido com franjas e tramas ornamentais. Nessa técnica artesanal, os fios são trançados e atados por nós, utilizando apenas as mãos. O macramê, também pode ser vista como uma atividade terapêutica. Nesse vídeo aula ensinaremos a confecção de um suporte onde fios se transformam em uma peça/utilitária de decoração. Haverá também um dia de plantão para dúvidas. Carminha Souza é educadora do Sesc Carmo.
Onde? Canais do Sesc Carmo no Facebook e Instagram

voltar ao topo

Dia 20/3, sábado, às 11h
Ilustração para Imaginações Férteis: Herbário Ordinário
Com Laura Lydia
Fruto de uma reflexão sobre a relação entre vida, cidade e natureza, a oficina é um convite para a realização de mapeamentos pessoais das plantas presentes nos espaços domésticos e urbanos. Laura Lydia vive e trabalha no Rio de Janeiro. Graduada em artes visuais pela Unicamp e pós graduada no Centro Cultural Mariantônia, desenvolve trabalhos que trafegam entre o desenho, a gravura, a fotografia, instalação e intervenção urbana, elegendo a relação entre cidade e espaço natural como motivo principal de investigação. Publicação #1. Publicação #2.
Onde? Canais do Sesc Consolação no Facebook e Instagram

voltar ao topo

Dia 20/3, sábado, às 15h
Glitch Art: Intervenções Digitais Sobre Imagens
Com Herbert Baioco, Leonardo França e André Malaquias
Como são construídos e organizados os arquivos de mídia? Nesse momento em que estamos mergulhados nos aparelhos digitais podemos pensar que as imagens digitais são algo pronto e dado. Nesse vídeo-oficina, iremos conhecer como abrir e visualizar os códigos digitais “ilegíveis” das imagens e aprender que interferir neles pode alterar o resultado final da imagem. Com inspiração na “Glicht art”, que explora esteticamente o erro e o mal funcionamento das mídias digitais gerando possibilidades criativas, para além de suas funções utilitárias. O vídeo demonstrará como a modificação nos códigos podem gerar efeitos aventurosos e aleatórios de arquivos corrompidos. Herbert Baioco, Leonardo França e André Malaquias são educadores no Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) do Sesc Bom Retiro.
Onde? Canais do Sesc Bom Retiro no Facebook, Instagram e YouTube

voltar ao topo

Dia 20/3, sábado, às 15h
Marmitec em Cards: Zootrópio Iluminado com LEDs
Com Adriano Calsone
Em cards-receitas de como criar marmitecs em casa, o educador do Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) do Sesc Santo André Adriano Calsone, construirá um zootrópio – antigo simulador de cenas em movimento – um dos instrumentos ópticos precursores do cinema.
Onde? Canais do Sesc Santo André no Facebook e Instagram e do ETA Santo André no Instagram

voltar ao topo

A partir de 20/3, sábado, às 17h
Sesc Registro em Movimento: Vivência Virtual 360º
Com Marcio Shimamoto, Akemi Hijioka, Maisa Fidalgo e Fernanda Carneiro
Bateu saudades do Sesc Registro?! Que tal vivenciar o espaço em um passeio virtual?! No FestA! – Festival de Aprender deste ano, não teremos a unidade cheia de público, pois as atividades serão no ambiente digital. Mas para diminuir essa distância, criamos uma vivência virtual que convida um novo olhar para o Sesc Registro, pelo viés das artes visuais e suas tecnologias. Marcio Shimamoto realizou a captação e edição 360º. Akemi Hijioka, Maisa Fidalgo e Fernanda Carneiro fizeram a pesquisa e elaboração dos textos do passeio virtual. Conteúdo adicional.
Onde? Em sescsp.org.br/sescregistro360

voltar ao topo

De 20 a 28/3, quartas, sextas, sábados e domingos, às 19h. Exceto dia 27/3
Experimentos Gráficos
Com Lívia Diniz
Cinco vídeos, com 2 minutos de duração cada, mostram o processo criativo, evidenciando as técnicas utilizadas para fácil reprodução pelo espectador. Lívia Diniz é artista visual nascida em Ribeirão Preto/SP e mestra em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas, onde atualmente também desenvolve sua pesquisa de doutorado. Vídeo #1. Vídeo #2. Vídeo #3. Vídeo #4. Vídeo #5.
Onde? Canais do Sesc Ribeirão Preto no Facebook, Instagram e YouTube

voltar ao topo

Dia 20/3, sábado, às 14h
Sapo de Origami
Com Alexandre Ruger
Será feito um sapo com a técnica de origami, um tipo de dobradura de papel japonesa. Esse sapo pula quando se aperta e solta na parte de trás dele. Alexandre Rüger é educador no Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) do Sesc Santo Amaro.
Onde? Canais do Sesc Santo Amaro no Facebook e Instagram

voltar ao topo

Dia 21/3, domingo, às 10h, e dia 25/3, quinta, às 13h
Hackeando o Almanaque FestA!: Luminária com Macramê
Com Aline Hasegawa e Patrícia Campos
Utilizando a técnica de macramê apresentada no Almanaque FestA!, será ensinado o passo a passo em formato de cards para a confecção de uma peça têxtil que é misto de macramê e luminária. O processo mostrará a montagem elétrica de uma luminária simples com bocal, fiação, interruptor e plug de tomada, além do mostrar como se faz o “nó DNA” do macramê. Essa técnica de Macramê pode ser usada para encapar outros fios como de carregador de celular, extensão e também criar hangers e painéis. Aline Hasegawa e Patrícia Campos são educadoras do Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) do Sesc Avenida Paulista. Postagem #1. Postagem #2.
Onde? Canal do Sesc Avenida Paulista no Instagram

voltar ao topo

Dia 21/3, domingo, às 11h
Ateliê de invenções: Maurizio Zelada
Com Maurizio Zelada
O inventor Maurizio Zelada abre as portas do seu ateliê e apresenta suas invenções e traquitanas. O criador de diversos elementos cênicos do saudoso programa Castelo Rá Tim Bum também vai nos ensinar a fazer uma engenhoca s imples e divertida. Maurizio Zelada é artista e inventor. Cursou arquitetura na FAU-USP e fundou, com Cao Hamburguer, a Z. H. Produções Cinematográficas, especializada em filmes de animação tridimensional e efeitos especiais. 
Onde? Canais do Sesc Birigui no Facebook, Instagram e YouTube

voltar ao topo

Dia 21/3, domingo, às 14h
Grafismos Indígenas
Com Cacique Verá Tupã (Timóteo da Silva), Omawalieni Baniwa (Eliane Baniwa) e Mahsãkura Ñorõ (Reginaldo Tuyuka), Ataíde Vherá Mirim e Olinda Yawar Wanderley 
Arte presente em cerâmicas, cestarias, papeis e corpos, os grafismos indígenas traçam saberes e identidades de etnias nos territórios da Mata Atlântica e da Amazônia. Neste vídeo, o público irá conhecer essas expressões culturais Guarani Nhande’i va’e (conhecidos como Mbya Guarani pelos não indígenas) com Cacique Verá Tupã Popygua (Timóteo Silva), Baniwa com Omawalieni Baniwa (Eliane) e Tuyuka com Mahsãkura Ñorõ (Reginaldo).
Onde? Canal do Sesc Registro no YouTube

voltar ao topo

Dia 21/3, domingo, às 15h
Marmitec em Cards: Minecraft com Cubos de Papel
Com Adriano Calsone
Em cards-receitas de como criar marmitecs em casa, o educador do Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) do Sesc Santo André Adriano Calsone, ensinará como construir um boneco Minecraft feito com cubos de papel cartolina. 
Onde? Canais do Sesc Santo André no Facebook e Instagram e do ETA Santo André no Instagram

voltar ao topo

Dia 21/3, domingo, às 16h
Algazarra: Brincando com cores 
Com Guilherme Oliveira Pironi
Vídeo curto, produzido para as redes sociais e destinado ao público infantil, que aborda a cor como elemento da linguagem visual. Um artista pinta seu quadro seguindo certas convenções. No entanto, percebe que há muito mais a pintar e que só dispõe de três cores. Num momento de epifania, as cores se misturam, gerando outras. Artista conclui sua obra, percebendo que um mundo misturado e colorido é um mundo mais bonito.
Onde? Canais do Sesc Thermas no Facebook, Instagram e YouTube

voltar ao topo

Dia 21, 22 e 23/3, domingo, segunda e terça, às 17h
Ilustração para Imaginações Férteis
Com Mariana Zanetti 
A ilustradora Mariana Zanetti propõe o ato do desenho como exercício aguçador do olhar. Nele, importa menos o resultado e mais o ato de observar nos mínimos detalhes. A ideia é notar que, ao desenhar, olhamos com outro tipo de atenção para os elementos que nos cercam. Publicação #1. Publicação #2. Publicação #3.
Onde? Por meio de cartelas nos canais do Sesc Consolação no Facebook e Instagram

voltar ao topo

Dia 21/3, domingo, às 20h
Quiz Interativo – Cinema é movimento
Jogo de perguntas e respostas para avaliar os conhecimentos dos seguidores, inspirado no tema “Imagem, Tempo e Movimento”, do Almanaque FestA!, especialmente no que diz respeito ao pré-cinema e suas invenções, as primeiras exibições, animação, fotografia e efeitos especiais. 
Onde? Canal do CineSesc no Instagram (Stories)

voltar ao topo

De 22 a 26/3, segunda, quarta e sexta, às 10h
Bordado Livre em Fotografia Impressa
Com Aline Brant
Em uma série de 3 vídeos (de 20 minutos cada) são apresentadas técnicas que exploram o diálogo entre bordado e fotografia, a partir de processos que conjugam a experimentação artística à dimensão afetiva das imagens, com base num trabalho de valorização dos arquivos pessoais e das histórias de vida. Aline Brant vive no Rio de Janeiro e trabalha com projetos pessoais em arte, utilizando fotografia e intervenções com linha (bordado) em fotos impressas/reveladas. Realizou diversas exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior. Vídeo #1. Vídeo #2. Vídeo #3.
Onde? Canais do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo no Facebook e Instagram

voltar ao topo

De 22 a 25/3, segunda a quinta, às 11h
Sementes Gráficas: Poéticas da Natureza
Com Flávia Fábio, Luciana Bertarelli, Luciane Kunde e Simone Peixoto
Quatro artistas compartilham vídeos com demonstrações de desdobramentos poéticos de seus trabalhos, em ateliês abertos à visitação remota. Dentro do tema IMERSÃO BOTÂNICA, explorações ligadas ao universo gráfico elaboradas com elementos naturais serão conduzidas na semana do FestA!: papel artesanal, confecção de exsicatas, estêncil com formas de plantas, mapeamento e coleta de espécimes vegetais. Flávia Fábio é artista visual, educadora, doutoranda em Artes Visuais (Unicamp), Mestre em Multimeios (Unicamp). Luciana Bertarelli é artista visual e educadora. Mestre em Artes Visuais (Unicamp), integra o Projeto Xilomóvel desde sua concepção em 2009. Luciane Kunde Borges cursa mestrado na  universidade estadual de campinas e pesquisa o papel artesanal a partir de fibras vegetais. Simone Peixoto é doutora em Artes  pela Unicamp (2020), mestre em Artes visuais pela mesma universidade (2009). Artista visual e educadora, atua no projeto Xilomóvel Ateliê Itinerante desde 2010.
Onde? Canais do Sesc Ipiranga no Facebook, Instagram e YouTube

voltar ao topo

Dia 22/3, segunda, às 17h
Ilustração para Imaginações Férteis: Desafio Desenhar Florestas
Com Ana Paula Anderson
Pensando que o tema da sustentabilidade, do déficit de natureza nas grandes metrópoles, especialmente em seus centros, e no cultivo de plantas como ação terapêutica para o período de crise, propõe-se, por meio de cards, como objeto de ilustração, as imagens da natureza; plantas, comestíveis ou não; e a floresta como lugar imaginário de coexistência de saberes diversos.
Onde? Canais do Sesc Consolação no Facebook e Instagram

voltar ao topo

De 22 a 24/3, segunda a quarta, às 18h
Animação em Rotoscopia: Passo a Passo
Com Francisco Bianchi
Tutoriais em formato de vídeo que vão ensinar a construir uma animação em rotoscopia do início ao fim. Com alternativas para a mesa de luz, os desenhos imagem por imagem, a digitalização e a exportação em animação através de um programa de edição, é possível ter ideias e uma base para criar seu próprio trabalho de animação. Pré-requisito: Conhecimento em After Effects. Francisco Bianchi se formou em Teatro no Teatro Escola Célia Helena e em Cinema pela Université Paris 8. Em seu percurso, fez cursos de animação, história da arte e montagem. Desde 2016, leva o projeto “les garçons bleus”, uma série de ilustrações feitas com caneta esferográfica.
Onde? Canais do Sesc Santo André no Facebook, Instagram e YouTube

voltar ao topo

Dia 23/3, terça, às 10h
Explorando Esculturas e Equilíbrio 
Com Cris Botta e Thiago Ruiz
Uma exploração divertida do equilíbrio e da estabilidade. A proposta é incentivar a criação de esculturas cinéticas inclinando, deslizando e suspendendo objetos do dia a dia e materiais comuns em arranjos surpreendentes. Explorar ideias como centros de gravidade, simetria, distribuição de peso por meio dessa atividade prática e tátil. Cris Botta e Thiago Ruiz são educadores no Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) do Sesc Vila Mariana.
Onde? Por meio de cartelas publicadas no canal do Sesc Vila Mariana no Instagram 

voltar ao topo

Dias 23 e 27/3, terça e sábado, às 11h
De 24 a 26/3, quarta a sexta, às 10h
Territórios: Traçando Mapas e Caminhos
Com Luli Penna, João Galera, Bruno Muller, Luciana Romão, Betina de Tella
Através de pílulas visuais o público é inspirado a perceber e desenhar mapas do seu entorno, imaginando como seria um mapa que representasse sua cidade/rua/bairro ideal. A provocação é direcionada para adultos e crianças, com perguntas disparadoras a partir da obra de artistas convidados para pensar e desenhar mapas imaginados e lúdicos: como seria o mapa da onde você vive? O desafio será iniciado por dois artistas e contará com a participação de três educadores de diferentes unidades do Sesc São Paulo e também do público que quiser participar e enviar seus próprios desenhos. Lulli Pena é ilustradora e cartunista, moradora de São Paulo, tendo iniciado a carreira após a defesa do mestrado. Colaborou em diversos jornais e revistas e, em 2017, lançou sua primeira graphic novel, Sem Dó, pela Editora Todavia. João Galera  é um artista paranaense multimídia, que trabalha com pintura, bordado, crochê, costura e desenho. Realizou várias exposições coletivas e individuais no Brasil, EUA e México e residências internacionais. Seu projeto “Antes que acabe” ficou exposto no Museu da Casa Brasileira nos meses de junho/julho de 2016. Bruno Muller é educador no Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) do Sesc Bauru. Luciana Romão é educadora no Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) do Sesc Itaquera. Betina de Tella é educadora no Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) do São Caetano. Publicação #1. Publicação #2. Publicação #3. Publicação #4.
Onde? Canais do Sesc São Caetano no Facebook, Instagram e YouTube

voltar ao topo

Dia 23/3, terça, às 12h
Mi Casa Su Casa – Tutoriais Craft para seu Lar
Com Carol Stoppa
Que tal deixar seu lar mais a sua cara com esses tutoriais? Aprenda a fazer um porta-chaves decorado com string art, e três tipos de cachepô para suas plantinhas: em dobradura de feltro, em crochê com alma de jeans, e em cimento com pendurador em macramê – tudo muito bem explicado, com imagens e texto! Carol Stoppa faz parte do Coletivo Meiofio. Desde 2015, o coletivo transforma espaços e narrativas através do fazer manual têxtil, para a construção de valores de identidade e comunidade. Já atuou em 30 cidades, envolvendo em tramas mais de 4 mil participantes. Os tutoriais são arquivos em PDF, a serem disponibilizados na rede para download do público.
Onde? Conteúdo para download no canal do Sesc 24 de Maio no Instagram

voltar ao topo

Dia 23/3, terça, às 13h
Mini Caderno Artesanal de Animação 
Com Alline Lola, Lucas Trabachini e Felipe Calixtre
Aprenda a fazer o seu próprio caderninho artesanal para desenhar quadro a quadro um desenho animado que ganhará vida com o movimento de passar as folhas. Vídeo-tutorial, feito com a técnica de stop-motion, ensinando o passo a passo de como criar um caderninho artesanal, no qual serão feitos desenhos sequenciais que ao passar as páginas ganham vida formando um desenho animado, no estilo animação quadro a quadro, como um flipbook. Alline Lola, Lucas Trabachini e Felipe Calixtre são educadores no Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) do Sesc Jundiaí.
Onde? Canais do Sesc Jundiaí no Facebook, Instagram e YouTube

voltar ao topo

Dia 23/3, terça, das 14h às 15h
Bolsa de Crochê
Com Celene Rissato
Aprenda a fazer uma bolsa de crochê e você decide se leva como ecobag para as compras ou para a praia. Celene Rissato é educadora do Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) do Sesc Piracicaba.
Onde? Canais do Sesc Piracicaba no Facebook, Instagram e YouTube

voltar ao topo

Dia 23/3, terça, às 14h
Mão Robótica
Com Karina Rhomberg Costa
Construindo uma mão robótica de brinquedo com papelão, cola e canudos, o intuito com essa atividade é suscitar a criatividade dos participantes e apresentar o conceito do movimento articulado. Karina Rhomberg Costa é educadora no Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) do Sesc Santo Amaro. 
Onde? Canal do Sesc Santo Amaro no Instagram

voltar ao topo

De 23 a 25/3, terça a quinta, das 15h às 15h05
Origem Digital das Cores
Com André Malaquias, Herbert Baioco e Leonardo França
Série de cards trata das cores e a sua representação no universo digital. As cores dependem da luz e dos diversos materiais em que a luz incide, além de que, se a cor for impressa, isso também influencia em sua percepção. Como transpor essas diferenças e nuances para o universo digital? Será abordada também a história do método de impressão com três cores, no século XVIII – Ciano, Magenta e Amarelo sobre um fundo preto; a decomposição da luz branca utilizando um prisma; padrões de cores RGB e CMYK; e códigos digitais e sobreposições de cores. André Malaquias, Herbert Baioco e Leonardo França são educadores no Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) do Sesc Bom Retiro. Publicação #1. Publicação #2. Publicação #3.
Onde? Canais do Sesc Bom Retiro no Facebook e Instagram

voltar ao topo

Dia 23/3, terça, às 18h
Faça Você Mesmo: Colar de Corda
Com Gabriel Soares
Com influência dos nós de marinheiro, o colar de corda pode ser produzido em diferentes tamanhos, amarrações, cores, espessuras e texturas. Nessa aula você aprenderá a fazer alguns modelos. Gabriel Soares é educador no Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) do Sesc Carmo.
Onde? Canais do Sesc Carmo no Facebook e Instagram

voltar ao topo

Dia 23/3, terça, às 19h
Desenho de silhuETA
Com Erika Kogui
Vídeo de experimentação de desenhos de silhuetas a partir da projeção das sombras de objetos diversos. Nesta demonstração, destacamos as distorções possíveis das sombras a partir da variação da distância e angulação da fonte de luz. Erika Kogui é educadora do Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) no Sesc Pompeia.
Onde? Canais do Sesc Pompeia no Facebook, Instagram e YouTube

voltar ao topo

Dia 23/3, terça, às 19h
Stop Motion
Com Eduardo Perdido
Aprenda a criar animações quadro a quadro a partir de técnicas de Stop Motion utilizando um smartphone, aplicativo gratuito e massinha caseira com receita que consta no Almanaque FestA!. Eduardo Perdido faz parte Rocambole Produções Audiovisuais, produtora especializada em animações, conteúdo audiovisual para cinema, televisão e novas mídias.
Onde? Canais do Sesc Ribeirão Preto no YouTube

voltar ao topo

De 23 a 26/3, terça a sexta, às 20h
Na Pele
Com Maurício Pinheiro
Coletânea de cards que apresentam estilos e artistas contemporâneos da tatuagem. Maurício Pinheiro é educador no Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) do Sesc Piracicaba. Publicação #1. Publicação #2. Publicação #3. Publicação #4. Publicação #5. Publicação #6.
Onde? Canais do Sesc Piracicaba no Facebook e Instagram

voltar ao topo

Dia 24/3, quarta, às 11h
Construção de Rampas de Skate de Dedo
Com Fabio Bridges
Utilizando materiais simples como caixas de sapato, cartolina e canetinhas coloridas, vamos construir pequenas rampas para fingerboards – os skates de dedo. Fabio Bridges é jornalista especializado em cultura pop e entusiasta de novas tecnologias.
Onde? Canal do Sesc Santo Amaro no Instagram

voltar ao topo

Dia 24/3, quarta, às 13h
Banquinho de Madeira com Assento Tramado
Com Carol Stoppa, do Coletivo Meiofio
Aprenda a fazer um banquinho muito simpático utilizando caibros de madeira e cabo de vassoura, com assento tramado em tear! Carol Stoppa faz parte do Coletivo Meiofio. Desde 2015, o coletivo transforma espaços e narrativas através do fazer manual têxtil, para a construção de valores de identidade e comunidade. Já atuou em 30 cidades, envolvendo em tramas mais de 4 mil participantes.
Onde? Canais do Sesc 24 de Maio no Instagram e YouTube

voltar ao topo

Dia 24/3, quarta, às 16h
Encontrando Formas nas Sombras
Com Ana Carolina Weffort
A fotografia já faz parte do nosso cotidiano, principalmente com o uso contínuo dos smartphones e suas câmeras, mas será que nós estamos realmente atentos ao ambiente à nossa volta? Em um vídeo, de aproximadamente 5 minutos, a ideia é estimular a curiosidade e a criatividade no olhar brincando com o contraste entre a luz e a sombra. Ana Carolina Weffort é educadora no Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) do Sesc Pompeia.
Onde? Canais do Sesc Pompeia no Facebook, Instagram e YouTube

voltar ao topo

Dia 24/3, quarta, às 17h
Ilustração para Imaginações Férteis: Desenhar Hortas
Com Mariana Zanetti e Bia Goll
A partir do desafio de desenhar plantas, a artista-ilustradora Mariana Zanetti ensina como utilizar o desenho como uma forma de familiarização e apropriação do processo de cultivo de uma horta. No vídeo, a cozinheira permacultora, Bia Goll, apresenta diferentes etapas do cultivo de uma batata. O desenho pode acompanhar o processo de cultivo, tanto para exercitar o olhar no reconhecimento de elementos da natureza, quanto para estimular a curiosidade e a fantasia. Assim, para além do desenho do que se vê em cada etapa, são propostos registros das expectativas em relação ao que surgirá, tornando ainda mais lúdica a expectativa. 
Onde? Canais do Sesc Consolação no Facebook e Instagram

voltar ao topo

Dias 24 e 25/3, quarta e quinta, às 19h
Totem WiFi Movido a Energia Solar
Com Fábio Miranda
Como funcionam as tecnologias movidas a energia solar? Já imaginou que você pode construir tecnologias como essas com suas próprias mãos? Nessa oficina em vídeo, conhecemos um pouco mais sobre as energias renováveis e aprenderemos como construir uma torre de carregador de celular movida à energia solar. Fábio Miranda é gestor de projetos em tecnologias sustentáveis do Instituto Favela da Paz onde desenvolveu múltiplos sistemas de energias sustentáveis, e através de processos de conscientização ambiental e propagação de estratégias para uma cultura de paz. Criou o projeto Periferia Sustentável que tem como foco a implementação de sistemas de Energias Renováveis e Funcionais em comunidades periféricas da cidade de São Paulo e todo Brasil. Vídeo #1. Vídeo #2.
Onde? Canais do Sesc Taubaté no Facebook, Instagram e YouTube

voltar ao topo

Dia 25/3, quinta, às 11h
Além do Castelo de Areia – A Natureza na Escultura de Gisele Prata Real
Com Gisele Prata Real e Ornela Rodrigues
Quando se fala em escultura é comum pensar em argila, pedra, madeira, ferro. E esculturas de areia, será que é coisa de criança na praia? A escultora santista Gisele Prata Real nos conta, por meio de cartelas, que a areia é também matéria-prima da arte, de sua participação em festivais internacionais que tem a areia como suporte, e dá dicas de como explorar este bem natural para fazer arte. Gisele Prata Real é cirurgiã-dentista e artista plástica. Nascida em Santos, já na infância iniciou seu percurso pelo mundo das artes, através das Esculturas em Areia. Realizou trabalhos em Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Estados Unidos, México, Argentina, Paraguai, Japão, Vietnã entre outros. Ornela Rodrigues é educomunicadora e produtora de conteúdo.
Onde? Canais do Sesc Santos no Facebook e Instagram

voltar ao topo

Dia 25/3, quinta, às 13h
Balanço em Macramê
Com Carol Stoppa, do Coletivo Meiofio
Tá na rede! Nesse tutorial em vídeo, aprenda o passo-a-passo para tecer um balanço tipo rede utilizando a técnica do macramê, finalizando com madeira roliça pra você pendurar em casa! Carol Stoppa faz parte do Coletivo Meiofio. Desde 2015, o coletivo transforma espaços e narrativas através do fazer manual têxtil, para a construção de valores de identidade e comunidade. Já atuou em 30 cidades, envolvendo em tramas mais de 4 mil participantes.
Onde? Canais do Sesc 24 de Maio no Instagram e YouTube

voltar ao topo

Dia 25/3, quinta, às 14h
Bichinhos Divertidos
Com Karina Rhomberg Costa
Reutilizando papelão, rolos de papel e outros materiais simples venha criar um bichinho divertido. Karina Rhomberg Costa é educadora no Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) do Sesc Santo Amaro.
Onde? Canal do Sesc Santo Amaro no Instagram

voltar ao topo

Dia 25/3, quinta, às 19h
Tingimento com Pigmentação Natural
Com Thanina Godinho
A pigmentação natural oferece uma porção de possibilidades de uso e resultados. Neste conteúdo os participantes aprenderão sobre o tingimento de tecidos e o uso desses corantes em cosméticos e óleos naturais, partindo de matérias primas básicas, como o urucum. Formada em Designer de Indumentária e Têxtil pela Universidad de Palermo, Argentina, a estilista Thanina Godinho tem direcionado seu trabalho a práticas que valorizam a sustentabilidade e o respeito à natureza. Nascida em Ribeirão Preto (SP), viveu por sete anos em Buenos Aires, e, durante esse período, estudou tingimento natural e tecelagem com as mulheres indígenas camponesas dos antigos povoados dos Andes e Vales inter-Andinos Bolivianos. Aos 34 anos, coordena oficinas e atua como tingideira natural na sua marca própria de roupas naturais chamada Tanina Roupa Medicina, utilizando técnicas como tingimento botânico, estamparia botânica, ferrugem, Shibori, estamparia com mordentes, serigrafia ecológica, pintura à mão, entre outras, por vários lugares do Brasil, difundindo esse trabalho sustentável em tingimento de tecido.
Onde? Canais do Sesc Ribeirão Preto no Facebook, Instagram e YouTube

voltar ao topo

De 26 a 28/3, sexta a domingo, às 10h
Barro: Abrigo Imaginário Audiovisual
Com Menino do Drone (Marcelino Melo) 
Registro audiovisual das criações que integram a ação Barro: Abrigo imaginário, composto pela pintura mural coletiva com tintas a base de terra por artistas do território (ITZÁ, Züdäo, Nega, Thaz e Puga) e pela escultura 21, de Jair Guilherme Filho. O registro audiovisual será realizado durante todo o processo com o intuito de apresentar os artistas, a técnica e a obra. Marcelino Melo ou Nenê, 26, é um jovem residente na Zona Sul de São Paulo. É produtor audiovisual na Fluxo Imagens, fotógrafo aéreo (@menino_do_drone), educador e artista, criador da Quebradinha (@quebradinha_), série de miniaturas feitas à mão que reproduzem a vida na periferia. Vídeo #1. Vídeo #2. Vídeo #3. Vídeo #4.
Onde? Canais do Sesc Campo Limpo no Facebook e Instagram

voltar ao topo

Dias 26, 27 e 28/3, sexta a domingo, às 10h
Oficina de Brinquedos Mecânicos e Ópticos
Com Leonardo Gallep
Sequência de vídeos tutoriais que ensinam a construir brinquedos mecânicos e ópticos tais como praxinoscópios, zootrópio ou pequenos autômatos, abordando também a história de suas origens e procurando entender o princípio de funcionamento desses instrumentos que brincam com a criação de imagens em movimento. Leonardo Gallep é artista visual e designer.
Onde? Canais do Sesc Sorocaba no Facebook, Instagram e YouTube

voltar ao topo

De 26 a 28/3, sexta a domingo, às 10h
O “Quarteliê” Naïf de Dulce Martins
Com Dulce Martins e Camila Amaral
Do Porto à orla, pela maré e pelos canais da cidade de Santos, Dulce Martins fez sua história de vida, estudou, trabalhou na área da saúde, e após se aposentar reconheceu na pintura em estilo “naif” uma forma de narrar o mundo em que vivemos com as festas populares, as lutas sociais, a diversidade cultural. Através de vídeo-pílula e outros dois vídeos (de 3 à 4 minutos) conheceremos o “quarteliê”, um quarto em sua casa em que tubos de tinta, telas e inspiração ocupam as paredes com cores e vida. Dulce Martins nasceu em Santos e a arte naïf é seu estilo de expressão artística. Pinta há 10 anos, participou e participa de Bienais e Exposições pelo Brasil, possui obras no acervo de alguns colecionadores e em museus como MIAN/RJ e Museu do Sol, na cidade de Penápolis/SP. Camila Amaral conheceu e entrou pro audiovisual em 2013, quando participou do curso do Instituto Querô, em 2015 já fazia parte do quadro de equipe como arte-educadora. Em paralelo cursava a faculdade de Cinema e Audiovisual, que concluiu em 2017 entregando como TCC o curta-metragem “Manhê!” que roteirizou, dirigiu e fotografou. Vídeo #1. Vídeo #2. Vídeo #3.
Onde? Canais do Sesc Santos no Facebook, Instagram e YouTube

voltar ao topo

Dia 26/3, sexta, às 10h
Monte seu Próprio Kit de Construção
Com Cris Botta e Thiago Ruiz
Por meio de objetos como canos de pvc, copinhos, palitos de churrasco, palitos de dente, massinha, rolos de papel higiênico, entre outros, o público é convidado a criar seu próprio kit de montar, inspirados nos exemplos criados por nossa equipe, e a construir estruturas explorando as particularidades e potencialidades de objetos cotidianos. Cris Botta e Thiago Ruiz são educadores no Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) do Sesc Vila Mariana.
Onde? Por meio de cartelas publicadas no canal do Sesc Vila Mariana no Instagram 

voltar ao topo

De 26 a 28/3, sexta a domingo, às 16h30
Desobjetos de Tecer: Exploração de Objetos Comuns como Instrumentos de Tecer
Com Coletivo Meiofio
A partir da leitura de poemas de Manoel de Barros, adultos e crianças são convidados a explorar objetos comuns (canetas, chaves de fenda e pentes) como instrumentos de tecer. Vídeo #1: Bordado em Peneiras. Vídeo #2: Tricô em chave de fenda, colher de pau e afins. Vídeo #3: Tricô de dedo e de pente. O Coletivo Meiofio foi criado em 2015 e desenvolve projetos que transformam espaços e narrativas por meio do fazer manual têxtil, trabalhando com a construção de valores de identidade e comunidade. Video #1. Vídeo #2. Vídeo #3.
Onde? Canal do Sesc São Carlos no YouTube

voltar ao topo

Dias 26 e 27/3, sexta e sábado, às 18h
Faça Você Mesmo: Tintas Para Aquarela Com Pigmentos Naturais
Com Gisele Fagundes
Numa série de 2 vídeos no estilo “faça você mesmo”, Gisele Fagundes ensina como fazer uma tinta de aquarela a partir de pigmentos naturais simples, retirados de vegetais e minerais! Cada vídeo trará uma possibilidade de pigmento, que pode ser feito em casa! Importante: Crianças devem ter supervisão de um adulto para fazer o pigmento! Gisele Fagundes é artista plástica graduada em artes visuais pela FPA (Faculdade Paulista de Artes) e com especialização em história e cultura indígena e afro-brasileira pela ULBRA (Universidade Luterana do Brasil). Pesquisa a arte indígena com foco no grafismo da etnia Guarani M’byá, para sua produção artística em gravuras, pinturas e esculturas. 
Onde? Canais do Sesc Ipiranga no Facebook, Instagram e YouTube

voltar ao topo

Dia 27/3, sábado, às 10h
Brinquedo Girocóptero com Sucata
Com Ricardo Santim
Construa um girocóptero com sucatas e aprenda de forma divertida como funciona o sistema de voo desse incrível brinquedo, com uma asa rotativa e um rotor impulsionado por um barbante. Ricardo Santim é professor, escritor e Doutor em Ciência dos Materiais. Desenvolve oficinas com o objetivo de incentivar a curiosidade e promover habilidades para uma formação inovadora e criativa. Criador do Educação Tecnocriativa, que cria e estimula metodologias ativas e tecnologias educacionais.
Onde? Canais do Sesc Birigui no Facebook, Instagram e YouTube

voltar ao topo

Dia 27/3, sábado, às 10h
Animação para Crianças
Com Francisco Bianchi
Vídeo-tutorial explicando técnicas simples de animação para crianças e pais poderem soltar a imaginação em casa. Francisco Bianchi se formou em Teatro no Teatro Escola Célia Helena e em Cinema pela Université Paris 8. Em seu percurso, fez cursos de animação, história da arte e montagem. Desde 2016, leva o projeto “les garçons bleus”, uma série de ilustrações feitas com caneta esferográfica.
Onde? Canais do Sesc Santo André no Facebook, Instagram e YouTube

voltar ao topo

Dia 27/3, sábado, às 10h
Carimbos Efêmeros
Com Maíra Pinto
Vídeo tutorial apresenta os princípios básicos da gravura em relevo, por meio da criação de carimbos com materiais alternativos, como legumes e frutas, de fácil acesso e adequados para o manuseio de crianças. Maíra Pinto é educadora no Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) do Sesc Taubaté.
Onde? Canais do Sesc Taubaté no Facebook e Instagram

voltar ao topo

Dias 27 e 28/3, sábado e domingo, às 11h30
Gabinete De Criações Curiosas: Investigação De Processo
Com Ruana Negri
Em uma série de dois vídeos, Ruana Negri apresenta seu processo artístico para estimular criações curiosas, aguçar o olhar para o sensível, e reinventar o cotidiano. Ruana Negri é artista visual e educadora, graduada em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Sua linha de pesquisa tem como foco a natureza, a ciência e o imaginário, com criações envolvendo o desenho, os processos de reprodução, a fotografia, a apropriação e o deslocamento de objetos e elementos do cotidiano.
Onde? Canais do Sesc Ipiranga no Facebook, Instagram e YouTube

voltar ao topo

Dia 27/3, sábado, às 12h
Máquina de Recorte de Papel – Usos e Possibilidades
Com Tatiane Colevati
Já viu uma máquina de recorte de papel em ação? Neste vídeo tutorial, a educadora do Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) do Sesc 24 de Maio Tatiane Colevati apresenta esse equipamento ao público, enquanto mostra suas possibilidades de uso e aplicações nas artes gráficas e arte em papel. 
Onde? Canais do Sesc 24 de Maio no YouTube e Instagram

voltar ao topo

Dia 28/3, domingo, às 10h
Hackeando o Almanaque FestA!: Bordado com Upcycling
Com Aline Hasegawa e Patrícia Campos
Utilizando o conceito de upcycling apresentado no Almanaque FestA!, a atividade propõe a revalorização de roupas dos participantes que estejam sem uso por conta de  pequenos defeitos e danos, a partir da aplicação de pontos de bordado para ocultar ou ressignificar esses pequenos “defeitos” da roupa e dar uma nova cara para ela. Aline Hasegawa e Patrícia Campos são educadoras no Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) do Sesc Avenida Paulista.
Onde? Canal do Sesc Avenida Paulista no Instagram

voltar ao topo

Dia 28/3, domingo, às 12h
Remixando a Garrafa PET 
Com Luiz Ricas e Caco Bressane
Oficina em formato de cartelas visuais demonstrando diversas possibilidades de reuso, recriação, ressignificação e uso doméstico de utensílios a partir de garrafas de plástico PET – remixando o material que seria descartado na iminência de virar lixo em utensílio, utilitário ou estético.
Onde? Canais do Sesc 24 de Maio no Facebook e Instagram

voltar ao topo

Dia 28/3, domingo, às 16h
Algazarra: Brincando com Formas
Com Guilherme Oliveira Pironi
Vídeo curto, produzido para as redes sociais e destinado ao público infantil, que aborda a forma como elemento da linguagem visual. Um artista olha insatisfeito para sua pintura até que as formas se tornam tridimensionais, saltando do quadro. Artista aprende que a gente pode mudar a forma de ver as coisas e até a forma que as coisas estão.
Onde? Canais do Sesc Thermas no Facebook, Instagram e YouTube

voltar ao topo

Dia 28/3, domingo, às 17h
Trama Visual Urbana
Com Xadalu Tupã Jekupé e Gabriel Kuaray Poty 
Xadalu Tupã Jekupé é artista visual urbano do Rio Grande do Sul. Seu nome espiritual guarani é parte da reconexão com sua ancestralidade e integração com a comunidade Guarani Mbyá. Assume como missão a defesa da causa indígena através da arte de rua. Nesse video filmado no ateliê do artista, Xadalu e o artesão Mbyá-Guarani, Gabriel Kuaray Poty conversam sobre seus trabalhos e nos convidam a refletir: Como a arte pode tramar as camadas sociais e fortalecer os laços para sustentar a construção de um lugar melhor?
Onde? Canal do Sesc Registro no YouTube

voltar ao topo


Siga @etasescp
+ perfis e canais das unidades do Sesc

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.