A Revista E de NOVEMBRO/22 chegou! Confira o que é destaque neste mês

01/11/2022

Compartilhe:
Leia a edição de novembro/22 da Revista E na íntegra

NESTA EDIÇÃO: MUSEUS AMPLIAM ACESSIBILIDADE COM RECURSOS SENSORIAIS / A IMPORTÂNCIA DA CRIAÇÃO PROCESSUAL NO TEATRO / O LEGADO DO CENÓGRAFO GIANNI RATTO / UM SÉCULO DE JOSÉ SARAMAGO / CONVERSAS COM GILBERTO GIL, ELISETH LEÃO E JOANA CRAVEIRO. LEIA MAIS!

Leia a mais nova edição da Revista E! Em novembro de 2022, a publicação mensal do Sesc São Paulo oferece reportagens, entrevistas, artigos inéditos e textos de ficção.

A partir deste mês, a Revista E também é relançada em versão impressa, depois de quase 3 anos restrita ao ambiente digital por conta da pandemia. Com distribuição gratuita em todo o estado de SP, e novo projeto gráfico e editorial, a publicação inaugura sua nova fase com diversas pautas nas áreas sociocultural, de saúde, lazer e alimentação. Saiba mais sobre a nova Revista E.

A capa desta edição é ilustrada pela obra Sem Título, do artista Sidney Amaral (1973-2017), que integra a exposição Viver até o fim que me cabe! – Sidney Amaral, em cartaz no Sesc Belenzinho até fevereiro de 2023. Com curadoria de Claudinei Roberto da Silva, a mostra transita entre desenho, pintura e escultura, revelando ao público a intimidade dos procedimentos que Sidney realiza com desenvoltura, densidade poética e que, não raro, resultam em obras de acurado e ácido comentário social.

A REPORTAGEM PRINCIPAL (Expandir sentidos – LEIA AQUI) discute os recursos sensoriais que espaços expositivos, como museus e galerias de arte, adotam como instrumentos para ampliação da acessibilidade. Para além de uma arquitetura acessível, o texto traz exemplos de instituições que apostam em mecanismos táteis, auditivos e visuais para acolher um público cada vez mais diverso e heterogêneo. Conheça as políticas de acessibilidade da Pinacoteca, do Museu do Ipiranga, do Museu do Futebol e de diversos projetos expográficos em cartaz nas unidades do Sesc São Paulo.

Reprodução da obra Independência ou Morte!, no Museu do Ipiranga. Foto: Adriana Vichi.
Reprodução da obra Independência ou Morte!, no Museu do Ipiranga. Foto: Adriana Vichi.

Outra REPORTAGEM (Construção coletiva – LEIA AQUI) destaca a potência da criação coletiva e processual nas artes cênicas. Em seus projetos criativos, espetáculos pensados coletivamente priorizam a diversidade de culturas, gêneros, etnias, corpos, origens e experiências, o que tende a enriquecer o resultado final, apresentado nos palcos. Em novembro, o Sesc São Paulo estreia duas peças com essa lógica de construção cênica: Uma Leitura dos Búzios, com direção de Márcio Meirelles e em cartaz no Sesc Vila Mariana, de novembro a janeiro de 2023, e amazonias: ver a mata que te vê, dirigida por Maria Thaís e com temporada entre novembro e fevereiro de 2023.

Ensaio do espetáculo amazonias: ver a mata que te vê, em cartaz a partir de 25/11, no Sesc Pinheiros. Foto: Adriana Vichi.
Ensaio do espetáculo “amazonias: ver a mata que te vê”, em cartaz a partir de 25/11, no Sesc Pinheiros. Foto: Adriana Vichi.

A ENTREVISTA (Natureza restauradora – LEIA AQUI) convida Eliseth Leão, pesquisadora do Instituto Albert Einstein, que defende que a conexão com a natureza ajuda na manutenção da nossa saúde. A intrínseca relação entre o ser humano e as áreas verdes é tema das diversas pesquisas conduzidas por Eliseth, que, neste mês, também ministra uma das aulas do curso de Gestão de Áreas Naturais Protegidas – Ciclo 3 – Saúde e Natureza, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.

"A gente tem que aprofundar essa consciência de que somos todos interdependentes". Foto: Adriana Vichi.
“A gente tem que aprofundar essa consciência de que somos todos interdependentes”. Foto: Adriana Vichi.

Na seção PERFIL (Moradas de um sábio – LEIA AQUI), celebramos um século de nascimento do escritor José Saramago (1922-2010). Nas páginas da Revista E, percorremos os caminhos que uniram o Nobel de Literatura ao Brasil, país que ele amou como seu. Além de explorar as rotas transatlânticas que uniram as trajetórias de Saramago e do Brasil, você lê um depoimento exclusivo de Pilar del Río, presidenta da Fundação José Saramago e viúva do escritor português.

Assista a um vídeo em homenagem ao centenário do escritor português José Saramago.

Portugal também é a terra da convidada do ENCONTROS deste mês (Escavar memórias – LEIA AQUI). Joana Craveiro, atriz, diretora e dramaturga portuguesa, é a fundadora do Teatro do Vestido, companhia que abriu a edição deste ano do MIRADA – Festival Ibero-americano de Artes Cênicas, na cidade de Santos (SP). Ela conversou conosco sobre oralidade, processo criativo, feridas sociais de seu país e dilemas na relação palco-plateia.

A atriz, dramaturga e diretora portuguesa Joana Craveiro é a convidada do Encontros de novembro. Edição de vídeo: Tiago Marinho (Vivarium Filmes).

Na matéria GRÁFICA de novembro (Mago de dois mundos – LEIA AQUI), um passeio visual por croquis, desenhos de cenografia e fotos de palco que celebram o legado do cenógrafo e diretor Gianni Ratto (1916-2005). O artista italiano, que ajudou na reconstrução do teatro pós-guerra e na renovação da identidade das artes cênicas brasileiras, ganha edição bilíngue do livro O Teatro de Gianni Ratto – Mago dos Prodígios (Edições Sesc São Paulo, 2022), com organização de Antonia Ratto e Elisa Byington e apoio do Instituto Gianni Ratto.

Desenho de cenografia para o espetáculo Carrosel napolitano, de Ettore Giannini, apresentado no teatro Della Pergola, Florença (1950). Imagem: Gianni Ratto / Acervo Gianni Ratto.
Desenho de cenografia para o espetáculo “Carrosel napolitano”, de Ettore Giannini, apresentado no teatro Della Pergola, Florença (1950). Imagem: Gianni Ratto / Acervo Gianni Ratto.

Em DEPOIMENTO para a Revista E (Refazendo-se aos 80 – LEIA AQUI), Gilberto Gil celebra oito décadas de vida, compartilhando vivências, inspirações e memórias que colecionou ao longo da carreira. Neste ano, o artista baiano relançou Todas as Letras (Companhia das Letras, 2022), livro organizado pelo jornalista Carlos Rennó e sobre o qual Gil falou em um bate-papo no Sesc Pompeia, em agosto passado.

Assista, na íntegra, ao bate-papo com Gilberto Gil e Carlos Rennó sobre o livro Todas as Letras (Companhia das Letras, 2022).

EM PAUTA na edição de novembro (Lei de cotas – LEIA AQUI), dois artigos fazem um balanço e discutem as perspectivas sobre o futuro da ação afirmativa que estabelece a reserva de 50% de vagas em instituições de ensino federais para candidatos negros, indígenas e de baixa renda – e que, em 2022, completa dez anos de criação. O assunto é discutido por Allyne Andrade, que assina o texto “Dez anos da lei de cotas”, e Regimeire Oliveira Maciel, autora do artigo “Lei de cotas: balanço e perspectivas”.

Na seção Em Pauta de novembro, a lei de cotas.
Na seção Em Pauta de novembro, os dez anos da lei de cotas.

Em INÉDITOS, conheça O Babá no mercado (LEIA AQUI), texto da prosadora mineira Cidinha da Silva, autora de mais de 20 livros publicados, entre eles Um Exu em Nova York (Pallas, 2019) e O mar de Manu (Autêntica, 2021).

Por fim, o ALMANAQUE (Azuleje-se – LEIA AQUI) convida o leitor a descobrir cinco espaços no estado de São Paulo adornados por diferentes tipos de azulejo, essa peça de origem milenar usada na decoração de espaços com imagens figurativas, padrões geométricos ou histórias religiosas. Na lista, passeie pela Casa da Frontaria Azulejada, em Santos (SP); pela piscina do Sesc Pompeia, na capital paulista, que está decorada, em seu interior, com azulejos assinados pelo artista Rubens Gerchman; pelo Palácio dos Azulejos, em Campinas (SP), sede do Museu da Imagem e do Som naquela cidade; entre outros espaços.

Obra da exposição "Pequenas Pedras Polidas: Azulejaria no Acervo Sesc e Outras Coleções", em cartaz no Sesc Santo André. Foto: Evelson de Freitas.
Obra da exposição “Pequenas Pedras Polidas: Azulejaria no Acervo Sesc e Outras Coleções”, em cartaz no Sesc Santo André. Foto: Evelson de Freitas.

A Revista E deste mês traz, ainda, a seção DOSSIÊ, com destaques da ação cultural do Sesc São Paulo em todo o Estado ao longo de outubro de 2022: entre as atividades, destacamos o projeto Guarulhos: Território Nordeste (Pedacinho do nordeste – LEIA AQUI), série de atividades que celebra as tradições e diversidade da comunidade nordestina em Guarulhos; a exposição Utopia Brasileira – Darcy Ribeiro 100 Anos, que entra em cartaz no Sesc 24 de Maio com um apanhado artístico da trajetória do antropólogo, educador, ensaísta e político mineiro que faria um século de vida em 2022; e o Mundial de Playlists, ação digital que, durante a Copa do Mundo do Catar, convida o público a eleger a melhor seleção musical do planeta.

A EDIÇÃO DE NOVEMBRO/22 DA REVISTA E ESTÁ NO AR!

Para ler a versão digital da Revista E e ficar por dentro de outros conteúdos exclusivos, acesse a nossa página no Portal do Sesc ou baixe grátis o app Sesc SP no seu celular! (download disponível para aparelhos Android ou IOS).

NOVIDADE! Você também pode retirar a sua Revista E, gratuitamente, em uma das unidades do Sesc. A partir de novembro de 2022, ela volta a ser impressa e distribuída em todo o estado de São Paulo, com novo projeto gráfico e editorial. Conheça mais sobre a nova Revista E.

Siga a Revista E nas redes sociais:
Instagram / Facebook / Youtube

A seguir, leia a edição de NOVEMBRO/22 na íntegra. Se preferir, baixe o PDF para levar a Revista E contigo para onde você quiser!

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.