Ação Urgente Contra a Fome arrecada 135 toneladas de alimentos 

22/03/2022

Compartilhe:

Campanha de arrecadação de alimentos realizada pelo Mesa Brasil Sesc São Paulo e Senac SP, com apoio do Sincomércio, alimentou milhares de famílias 

Desde 11 de maio de 2021, os frequentadores do Sesc e do Senac em todo o Estado de São Paulo puderam doar alimentos não-perecíveis nas unidades dessas instituições. A iniciativa é parte da Ação Urgente Contra a Fome, campanha realizada pelas instituições, com apoio do Sincomércio. Além de doar em pontos de coleta dessas unidades, a arrecadação também coletou alimentos em drive thrus solidários na capital e no interior, locais nos quais a sociedade civil pôde estacionar seu carro, bicicleta ou mesmo parar sua caminhada e doar. Até março de 2022, foram arrecadadas 135 toneladas de alimentos. 

Essas doações se juntaram às coletas em empresas realizadas pelo Mesa Brasil Sesc São Paulo, programa de combate à fome e ao desperdício que há 27 anos conecta empresas e instituições sociais. Somente em 2021, somando as arrecadações da Ação Urgente Contra a Fome e em empresas, foram coletadas mais de 6,5 mil toneladas de produtos, entre alimentos e produtos de higiene pessoal e de limpeza. Essas doações foram distribuídas nas 1300 instituições sociais cadastradas, beneficiando milhares de pessoas. 

Essa ação foi iniciada em um momento no qual se verificava um avanço da fome e da insegurança alimentar e nutricional no país. Publicado no primeiro semestre de 2021, o 1o Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, realizado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan), indicava que 19 milhões de pessoas no Brasil não tinham o que comer e mais da metade dos domicílios no país enfrentava algum grau de insegurança alimentar no fim de 2020.  

Nesse contexto, se fazia necessário envolver toda a sociedade em uma ampla mobilização solidária, com o objetivo de aumentar emergencialmente as arrecadações e ampliar as formas de doação existentes no programa.  

Nos pontos de coleta, foi possível doar alimentos não-perecíveis como arroz, feijão, leite em pó, óleo, fubá, sardinha em lata, macarrão, molho de tomate, farinha de milho, farinha de mandioca, cestas básicas, entre outros. 

Fora dessas unidades, os funcionários realizaram drive thrus solidários. Em locais estratégicos de cidades da capital, do interior e do litoral, quem passasse poderia parar e também doar, exercendo a solidariedade. 

Após a campanha, o Mesa Brasil Sesc São Paulo dá continuidade ao seu trabalho realizado há 27 anos, buscando alimentos onde há sobra e entregando-os onde falta, contribuindo para a diminuição do desperdício e redução da condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos. O programa atende instituições sociais cadastradas, como creches, asilos, abrigos, hospitais, dentre outras. 

Para saber mais sobre o programa e se tornar um doador, acesse o site oficial

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.