Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Contextos - Atividades relacionadas ao campo da cultura, política pública, diversidade, identidade, economia da cultura e economia criativa. saiba mais

Conflitos sesc
Um conflito se define por um impasse, por dois caminhos a primeira vista inconciliáveis. Estes podem ser de diversas ordens (geopolítica, religiosa, pessoal, etc) e aparecem de cotidianamente em nossas vidas.
Apesar disso, os conflitos são vistos com estranheza, com incomodo, como algo que deve ser rapidamente resolvido e não como mais um fenômeno de nossa realidade que não necessita ser resolvido de maneira bilateral, podendo significar um momento de mudança, uma oportunidade para o diálogo e a compreensão.
As práticas de Justiça Restaurativa seguem a segunda visão sobre o conflito e  surge como contraposição à concepção tradicional da justiça criminal. As primeiras experiências em Justiça Restaurativa vieram do Canadá e da Nova Zelândia e ganharam relevância em várias partes do mundo, inclusive no Brasil.

Com Petronella Boonen,  doutora e mestra em sociologia da educação pela USP com tese sobre Justiça Restaurativa. Co-Fundadora da linha Perdão e Justiça Restaurativa do Centro de Direitos Humanos e Educação Popular, CDHEP em São Paulo.

Com Padre Valdir João Silveira, coordenador da Pastoral Carceraria Nacional - CNBB.  Mestrado em Teologia Moral, pelo Instituto Alfonsianum de Ética Teológica; e Melhoria na Gestão Penitenciária para a Incorporação dos Diretos Humanos pela escola Kings College London - International Centre for Prison Studies.

Com Cristina Telles Assumpção, mediadora de Conflitos formada pelo Instituto Familiae, com extensão em Justiça Restaurativa pela Escola Paulista da Magistratura. Integrante da Equipe de capacitação "Justiça em Círculo" e Coordenadora de Projetos de implementação de Justiça Restaurativa. Autora de artigos na área.

(Foto: Divulgação)
Ações para a Cidadania

Ciclo de Conferências: Conflitos, ampliando olhares

Classificação etária: Acima de 16 anos
Essa atividade aconteceu em 26/04/2017 no Sesc Centro de Pesquisa e Formação.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Cursos e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo.