Sesc SP

processing portal
O curso tem como objetivo promover a familiarização dos participantes com a arte computacional por meio de aulas práticas, usando Processing, linguagem de programação em código aberto amplamente empregada por artistas, assim como estimular a reflexão a partir da análise de obras e leituras sobre o assunto. Com Monica Rizzolli e Alexandre Villares.

Programa do curso:

:: Encontro 1: Introdução.
     Nesse encontro abordaremos os seguintes tópicos:
     1) O que é código?
     2) Forma e computador.
     3) O que é processing?
     4) Instalação e configuração do processing.
     5) Introdução ao ambiente.
     6) Como consultar referências das funções.
     7) Desenho básico (forma, linha e cor).

:: Encontro 2: Variáveis, loops e condicional.
     Na primeira parte desse encontro abordaremos:
     1) Variáveis.
     2) Como armazenar, modificar, e utilizar dados.  
     3) Condicionais, tomando decisões com código.
     4) Como utilizar a função Random para obter números randômicos.
     5) Loops.
     6) Padronagem com loops.

     Na segunda parte do encontro serão analisados trabalhos selecionados dos artistas Manfred Mohr e
     Waldemar Cordeiro.

:: Encontro 3: Função e translação.
     Nesse encontro abordaremos:
     1) Void setup e void draw.
     2) Declarando funções.
     3) Como utilizar a função Translate (translação).

     Na segunda parte do encontro serão analisados trabalhos de artistas contemporâneos disponíveis nas
     plataformas:
     1) DevArt.
     2)FILE.
     3) Ars Electrônica.
     4) Emoção Art.ficial.

:: Encontro 4: Movimento.
     Nesse encontro abordaremos o tópico movimento e como criar movimento e transformações com código.
     Depois será proposto um exercício de sintése: os participantes serão convidados a criar um pequeno sketch
     utilizando o vocabulário aprendido nas aulas anteriores.

:: Encontro 5: Interatividade.
     Nesse encontro abordaremos:
     1) Interação, teclado e mouse.
     2) Arte e interatividade a partir do texto "Arte e Interatividade: autor-obra- recepção" do artista brasileiro
     Julio Plaza
     3) Análise do trabalho de Lauren McCarthy.

:: Encontro 6: Orientação a objetos.
     Nesse encontro os temas abordados serão:
     1) Classes.
     2) Instâncias.
     3) Atributos e métodos.

     Na segunda parte do encontro será feita a apresentação e planejamento do exercício final.

:: Encontro 7: Carregar e exibir imagens, fontes e formas.
     Nesse encontro serão abordados os temas:
     1) Mídias externas.
     2) Formatos de arquivo.
     3) Como carregar e exibir imagens.
     4) Como carregar e exibir elementos vetoriais.
     5) Como carregar e exibir fonte e texto.

     Na segunda parte do encontro apresentaremos os conceitos:
     1) Data Art.
     2) Self-tracking.
     3) Banco de dados.
     4) Uso de mapas e diagramas em arte.

:: Encontro 8: Exportação de imagens e PDFs.
     Nesse encontro abordaremos:
     1) Como exportar sketches criados com Processing.
     2) PDF, PNG e GIF.

     Na segunda parte do encontro abordaremos formas de publicar e apresentar trabalhos produzidos com processing:
     1) GIFs (ex. na plataforma Tumblr).
     2) Sketches na plataforma OpenProcessing.
     3) Processing JS.p5*
     4) Vídeo arte e instalação.

:: Encontro 9: Exercício de síntese.
     Os participantes serão convidados a criar um sketch que preferencialmente utilize o vocabulário de cada uma das
     aulas anteriores. Também serão tiradas dúvidas referentes ao exercício final.

:: Encontro 10: Vetores, lista de objetos sistemas de partículas.
     Nesse encontro abordaremos:
     1) Introdução a vetores.
     2) Classe PVector.
     3) Lista de objetos.
     4) Familiarização com sistemas de partículas.

     Na segunda parte do encontro apresentaremos o conceito de arte generativa, a partir do texto "What is Generative
     Art? Complexity Theory as a Context for Art Theory" de Philip Galanter e discutiremos o trabalho do artista Sol
     Lewitt dentro desse contexto.

:: Encontro 11: Bibliotecas externas.
     Panorama de bibliotecas que podem extender o Processing.
     Na segunda parte faremos uma análise do projeto {Software} Structures de Casey Reas et al.

:: Encontro 12: Exercício final Apresentação do exercício final.


Vagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento.



Espaço de Tecnologias e Artes



(Foto: Divulgação) 
Tecnologias e Artes

Processing: Curso de Programação Criativa

Classificação etária: Acima de 16 anos
Essa atividade aconteceu de 20/04/2017 a 13/07/2017
no Sesc Santana.

Mas nossa programação não para!
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