Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Experiências Estéticas - Apreciações de linguagens artísticas com reflexões teóricas, proporcionando diálogos entre a obra de arte e o público saiba mais

censura em cena sesc

O projeto Censura em Cena, na sua segunda edição, envolve a leitura dramática de seis peças proibidas pela censura do Estado de São Paulo e presentes no Arquivo Miroel Silveira, acervo da Escola de Comunicações e Artes da USP e que reúne 6.137 processos de censura abertos entre 1930 e 1970 pelo Departamento de Diversões Públicas do Estado de São Paulo. O atual projeto tem por objetivo apresentar os textos proibidos e entender de que forma a censura interferiu na produção artística e qual é o seu impacto na atualidade.

Nesse mês haverá a leitura da peça "O berço do herói", de Dias Gomes.
O texto foi interditado em 1965, véspera da estréia. Os censores alegaram que a peça desmistificava a figura do herói, um ex-integrante da Força Expedicionária Brasileira - FEB. Posteriormente o autor utilizou algumas ideias desse texto como subsídios para a novela Roque Santeiro.

As leituras dramáticas desse projeto são uma extensão da pesquisa conduzida pelo OBCOM e serão coordenadas pela escritora e dramaturga Renata Pallottini e pelo ator e diretor Roberto Ascar. Na sequência das leituras será aberto um debate sobre a obra.

(Ilustração: Juris Dimiters)
Teatro

Censura em cena: O berço do herói As peças vetadas no Estado de São Paulo

Classificação etária: Acima de 16 anos
Essa atividade aconteceu em 27/05/2017 no Sesc Centro de Pesquisa e Formação.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Cursos e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo.