Sesc SP

O fanatismo político é quase uma manifestação religiosa, no sentido de que prega uma verdade irrefutável e revelada, não passível de questionamentos. Sua irracionalidade deveria agredir o bom senso, mas não é difícil verificar que, em vez disso, empolga multidões. Será que isso decorre da irracionalidade do próprio ser humano, do comodismo das sociedades, do efeito manada, do medo ou de outros fatores?

Com Noemi Jaffe, escritora, professora e crítica literária. Mantém o blog literário “Quando Nada está Acontecendo” e coordena um grupo de escritores há cerca de cinco anos. Também atua como crítica de literatura dos jornais Folha de S. Paulo e Valor Econômico e vem participando como jurada de concursos literários.

Com Jaime Pinsky, historiador e editor, professor Titular da Unicamp, doutor e livre docente da USP. Autor ou organizador de mais de 20 livros, inclusive “História da Cidadania”, “As primeiras civilizações”, “Escravidão no Brasil”, “Por que gostamos de História” e “Faces do Fanatismo”, todos pela Editora Contexto, da qual é diretor editorial.

Com Maria Luiza Tucci,  historiadora e professora Livre Docente do Departamento de História  da USP. Coordenadora do LEER-Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação. Autora de livros, dentre outros: “Cidadão do Mundo. O Brasil diante do Holocausto e dos refugiados do nazifascismo” (Perspectiva, L'Harmattan e Lit Verlag); e “Diez Mitos sobre los Judios” (Cátedra; Ateliê Editorial).

Consultoria de Alice Penna e Costa - Editora e sócia fundadora do núcleo "Mediação, Cultura e Cidade" em parceria com a Unibes Cultural.
Ações para a Cidadania

Fanatismo político-ideológico: o totalitarismo das ideias Ciclo de Conferências Conflitos: ampliando olhares

Classificação etária: Acima de 16 anos
Essa atividade aconteceu em 31/05/2017 no Sesc Centro de Pesquisa e Formação.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Cursos e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo.