Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Perspectivas - Abordagens sobre temas e questões do campo da cultura, em encontros independentes (Foto: SXC) saiba mais

Este curso busca refletir e problematizar os encontros da antropologia com diferentes linguagens visuais. O propósito é explorar as imagens enquanto objeto e método de pesquisa antropológica, abarcando tanto questões teóricas quanto analíticas.

13/06. Antropologia e imagens: panoramas e reflexões
Com Andréa Barbosa, antropóloga, professora do Departamento de Ciências Sociais da UNIFESP onde coordena o Grupo de Pesquisas Visuais e Urbanas (VISURB). É pesquisadora do Grupo de Antropologia Visual da USP e membro da comissão editorial da Revista GIS- Gesto imagem e Som. Em 2015 foi Visiting Scholsr na University of Oxford.

20/06. Desenho e Antropologia
Com Aina Azevedo, antropóloga e professora adjunta do Departamento de Ciências Sociais da UFPa. Em sua investigação de pós-doutorado, trabalhou sobre a relação histórica e atual entre desenho e antropologia, além de ter ministrado oficinas em diversas universidades sobre o desenho como método de pesquisa.

22/06. Fotografia e Antropologia
Com Bruna Triana,  doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da USP. Pesquisadora associada ao Grupo de Antropologia Visual (GRAVI/USP). Realiza pesquisa sobre fotografia, memória, arquivo e colonialismo.

27/06. Antropologia do Cinema
Com Kelen Pessuto, doutoranda em Antropologia Social na USP. Possui mestrado em Artes Cênicas pela Unicamp, graduada em Cinema pela FAAP e atriz formada pelo Teatro-Escola Célia Helena. Pesquisadora de cinema curdo e iraniano. Membro dos seguintes grupos de pesquisa, entre outros: CRIA (Centro em Rede de Investigação em Antropologia - Portugal), GRAVI (Grupo de Antropologia Visual – USP).

29/06. Vídeo-game Huni Kuin: uma aventura antropológica
Nadja Marin, antropóloga e documentarista. Seu foco atual está no ensino das técnicas de produção audiovisual entre povos indígenas e em projetos de comunicação intercultural. Possui especialização em documentários etnográficos pela Universidade de Manchester, Inglaterra, e doutoranda em Antropologia Social na USP.

(Foto: Nadja Marin)
Artes Visuais

Imagem e Antropologia: intersecções possíveis

Classificação etária: Acima de 16 anos

Essa atividade aconteceu de 13/06/2017 a 29/06/2017
no Sesc Centro de Pesquisa e Formação.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Cursos e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo.