Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Contextos - Atividades relacionadas ao campo da cultura, política pública, diversidade, identidade, economia da cultura e economia criativa. saiba mais

Quais foram os impactos filosóficos promovidos pela teoria da evolução? Sabemos que não há como entender a diversidade da vida na Terra a não ser sob a ótica lançada pelo naturalista Charles Darwin (1809-1882) na obra A Origem das Espécies (1859). Um dos pilares da cosmovisão Ocidental, quando veio a público, descortinou um novo horizonte para a nossa atual compreensão de estar no mundo. Porém, mesmo com décadas de ampla divulgação dessa teoria, há ainda incontáveis casos de más interpretações e dúvidas por ela suscitada. O modelo evolutivo darwiniano revolucionou o nosso sentido de ser, delegando-nos uma concepção de natureza não-essencialista, não-finalista, não-hierárquica, não-antropocêntrica e não-progressista. Tais são os cinco aspectos filosóficos que iremos refletir a partir dessa obra.

Com Carlos Francisco Gerencsez Geraldino, doutor em Geografia pela Unicamp. Professor de Biogeografia no Instituto Federal de São Paulo.
Ações para a Cidadania

O livro da vez: A origem das espécies de Darwin, sob perspectivas filosóficas

Classificação etária: Acima de 16 anos
Essa atividade aconteceu em 27/07/2017 no Sesc Centro de Pesquisa e Formação.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Cursos e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo.