Sesc SP

Untitled-3
Nascida em 1901 no interior fluminense, Clementina de Jesus foi "descoberta" tardiamente e gravou seu primeiro disco aos 63 anos. Nei Lopes define Clementina como "uma esplêndida cantora que teve seu trabalho de maior expressão construído através da recriação de cantos da tradição rural, afirmando-se, assim, como uma espécie de elo perdido entre a ancestralidade musical banta e o samba urbano, espinha dorsal e corrente principal da música popular brasileira".  A cantora faleceu em 19 de julho de 1987, nos deixando como legado sua voz forte e marcante em jongos, corimás e partidos-altos.

O evento "Não vadeia, Clementina!" 30 anos sem a rainha Quelé, discute a obra de Clementina de Jesus e presta uma homenagem a uma das grandes damas do samba.

Com Kelly Adriano de Oliveira, doutora em Ciências Sociais pela UNICAMP. Mestra em Ciências Sociais/Antropologia Social, pela USP.

Com Dmitri Cerboncini Fernandes, bacharel em Ciências Sociais, doutor em Sociologia e pós-doutor em História Social pela Universidade de São Paulo. Professor da UFJF.

Com Joanice Conceição, bacharel em Pedagogia pela UNEB. Mestra e doutora em Ciências Sociais/Antropologia pela PUC-SP, professora da UFF.
Ações para a Cidadania

Não vadeia, Clementina! 30 anos sem a rainha Quelé

Classificação etária: Acima de 16 anos
Essa atividade aconteceu em 22/07/2017 no Sesc Centro de Pesquisa e Formação.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Cursos e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo.