Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Centro de Música - Especial de Férias - Durante o mês de julho, tem programação especial de férias! saiba mais

O Berimbau, simples, peculiar e solene, atravessa as transformações socioculturais conquistando espaço nas manifestações populares, sobretudo nas rodas de capoeira. É constituído de um arco de madeira retesado por um fio ou corda de aço. Uma cabaça é colocada na extremidade inferior do arco. A corda, percutida com uma vareta ou baqueta, vibra e emite um som que é amplificado pela cabaça. A tonalidade do som é alterada quando uma pedra ou moeda pressiona a corda. O ritmo é acentuado com o chocoalhar de um caxixi.

Nesta atividade, Mestre Dinho fala da madeira que constitui o arco, como percurtir a baqueta na corda, sobre o casamento do arco com a cabaça, da afinação, e vai mostrar outros tipos de berimbau (berimbau de boca, berimbau-rabeca, berimbum), dos toques básicos da capoeira (Angola, São Bento Grande, São Bento Pequeno, Iúna, Cavalaria, Benguela e Amazonas) e como entram os outros instrumentos acompanhando o berimbau (o agogô, pandeiro, atabaque, reco-reco e triângulo). Finalmente, Dinho Nascimento propõe um tema e os presentes são convidados a participar (tocando um dos instrumentos colocados na roda ou um instrumento que tenha trazido de casa).   

Dinho Nascimento é capoeirista na essência, percussionista, compositor e cantor. Gosta de misturar ritmos em suas composições: coco, samba-de-roda, salsa, chula, maracatu, ijexá, congo-de-ouro, barravento, blues, funk e hip-hop. Além do berimbau, usa pandeiro, atabaque, agogô, xequerê, kalimba, violão e voz em seus arranjos musicais. É conhecido pela criatividade com que acrescenta novos timbres e sonoridades à música brasileira, quer quando coloca o berimbau como condutor da peça musical, quer quando utiliza um copo deslizando na corda para tocar Berimbau Blues, ou quando traduz para a linguagem contemporânea, fundamentos e símbolos das raízes culturais brasileiras.

No Centro de Música, 1º andar

Retirada de ingresso com 1h de antecedência na Central de Atendimento.

[foto: Edu Correa]
Música

O Berimbau na Roda Workshop de berimbau com Mestre Dinho


Essa atividade aconteceu em 22/07/2017 no Sesc Consolação.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Cursos e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo.