Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Pesquisa em Foco - Apresentação de bases de dados, estudos, mapeamentos e investigações relacionadas ao campo da cultura. saiba mais

Untitled-1

Na era da explosão das imagens, quando cada um carrega uma câmera no bolso todo o tempo, multiplicam-se filmagens de cinegrafistas amadores que registram acontecimentos relevantes. Nesta palestra, além do efeito de autenticidade associado à estética do precário, vamos discutir a dimensão política de relatos audiovisuais potentes na produção de contra-narrativas - frequentemente, por sujeitos alijados do espaço público midiático.

Essa reflexão será feita a partir de exemplos específicos: o caso clássico da filmagem amadora do assassinato de John Kennedy, os vídeos dos atentados de 11 de setembro, os registros em celular no interior dos protestos de junho de 2013, os flagrantes de violência nas periferias brasileiras pelos próprios moradores.  


Com Felipe Polydoro, doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da ECA-USP. Desenvolve pesquisa em nível de pós-doutorado no Departamento de História da FFLCH-USP sobre registros visuais amadores, democratização do espaço público e representação da periferia. Graduado em jornalismo, foi editor da revista de cultura Aplauso.
Ações para a Cidadania

No olho do fato: estética e política nas imagens factuais amadoras

Classificação etária: Acima de 16 anos
Essa atividade aconteceu em 22/08/2017 no Sesc Centro de Pesquisa e Formação.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Cursos e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo.