Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Contextos - Atividades relacionadas ao campo da cultura, política pública, diversidade, identidade, economia da cultura e economia criativa. saiba mais

ana mae ilustra
*A atividade será transmitida ao vivo pelo Portal do Sesc em São Paulo.

Neste encontro pretende-se apresentar as bases fundamentais do pensamento de Ana Mae Barbosa, debatendo sobre seu legado nos campos da Arte e da Educação

Programação
Dia 16, segunda-feira
14h30 Abertura Institucional

15h - 16h30 | Ana Mae Barbosa em Primeira Pessoa.

Com Ana Mae Tavares Bastos Barbosa, mestrado em Art Education - Southern Connecticut State College, e doutorado em Humanistic Education -Boston University. É professora titular aposentada da USP, e professora da Universidade Anhembi Morumbi.

16h30 - 16h45 | Intervalo

16h45 - 18h45 | As Escolinhas de Arte no Brasil
Com Analice Dutra Pillar, mestre e doutora em artes pela ECA-USP, professora titular da Faculdade de Educação da UFRGS. Editora chefe da revista GEARTE.
Com Sidiney Peterson Ferreira de Lima, doutorando do Instituto de Artes da UNESP  na área de concentração de Arte e Educação. Mestre em Artes pelo Instituto de Artes da mesma universidade.

18h45 - 19h30 | Intervalo

19h30 - 21h30 | A Abordagem Triangular
Com Rejane Coutinho, mestrado e doutorado em Artes pela USP, pós-doutorado pela Universidade Pública de Navarra (Espanha). É professora do Instituto de Artes da UNESP.
Com Fernando Antônio Gonçalves de Azevedo, mestrado em Artes pela ECA-USP, doutorado em Educação pela UFPE. É professor do curso de Pedagogia na Unidade Acadêmica de Garanhuns da UFRPE/UAG.
Com Lucia Gouvêa Pimentel, possui mestrado em Educação pela UFMG, doutorado em Artes pela ECA/USP. É professora titular da Escola de Belas Artes da UFMG.
 
Dia 17, terça-feira
14h30 - 16h30 | Arte Educação: mediações
Com Ana Amália Barbosa, mestre em 2003 e doutora em 2012, ambos em Artes pela ECA-USP.  Pós-doutora pela UNESP-SP. Fundadora do AEP - Arteducação Produções.
Com Edna Y. Onodera,  arte-educadora e gestora especialista em projetos em mediação cultural pela AEP. Realiza produções de materiais educativos e formação de educadores desde 2001.
Com José Minerine Neto, doutor em Artes Visuais pela ECA-USP, com residência no Teachers College da Columbia University em Nova York. Membro fundador do AEP - Arteducação Produções.
Com Moa Simplício, artista gravador, professor universitário e consultor sobre acessibilidade e pessoas com deficiência. Mestre em Artes pela Universidade de São Paulo. Fundador do AEP - Arteducação Produções.

16h30 - 16h45 | Intervalo

16h45 - 18h45 | O legado e as contribuições de Ana Mae Barbosa na formação de educadores
Com Rita Bredariolli, realizou Pós-Doutorado no Program in Art and Art Education, Teachers College, Columbia University.  É professora do Instituto de Artes da UNESP.
Com Fernanda Pereira Cunha, possui mestrado e doutorado em Artes pela USP. É professora da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás.
Com Jociele Lampert, doutora em Artes Visuais pela ECA-USP, foi bolsista Fulbright no Teachers College/Columbia University em NY. Professora na UDESC na área de Artes Visuais.

18h45 - 19h30 | Intervalo

19h30 - 21h30 | O que aprendi sobre Educação
Com Luiz Carlos Menezes, mestre em Física pela Carnegie Mellon University, doutor em Física pela Universitaet Regensburg. É professor Sênior do Instituto de Física da USP, e consultor da UNESCO para propostas curriculares.
Com Regina Machado, possui mestrado em Educational Theater - New York University, doutorado em Arte e Educação e livre-docência pela ECA-USP, onde é professora.

(Foto: Ninil Gonçalves)
Ações para a Cidadania

Seminário As trajetórias de Ana Mae Barbosa

Classificação etária: Acima de 16 anos
Essa atividade aconteceu de 16/10/2017 a 17/10/2017
no Sesc Centro de Pesquisa e Formação.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Cursos e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo.