Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Contextos - Atividades relacionadas ao campo da cultura, política pública, diversidade, identidade, economia da cultura e economia criativa. saiba mais

Musica%20caipira%20ou%20sertaneja%20%20Apreciacao%2.jpg
Música caipira ou sertaneja? Esta questão é o cerne deste minicurso com Fábio Miranda e Saulo Alves. Com a análise de fontes documentais diversas, pretende-se discutir as acepções no discurso de músicos ("caipiras" e "sertanejos") ao longo da história. Entende-se que este tema contribui para a reflexão em torno da produção estético-musical de diferentes tradições de tocadores, bem como para a identidade cultural da viola na contemporaneidade.

Com Fábio Miranda, violeiro, compositor e educador. Mestre em Música pela ECA-USP. Tem dois álbuns autorais gravados: "Caravana Solidão" (2012) e "Chamamento" (2016), além de "Nonada" (2014) integrando a banda brasiliense Judas.

Com Saulo Alves, músico e pesquisador de música sertaneja e latino americana. Pós-doutor em música pela Unicamp investigando o pagode de viola, que originou o curta metragem "A mão direita do Itapuã" (2017), em parceria com Mário de Almeida; em 2014, lançou o livro-CD "Desaboio" que abarca a cultura sertaneja do cerrado mineiro.

(Ilustração: Fábio Miranda)
Música

Música caipira ou sertaneja? Apreciação, diálogos e reflexões

Classificação etária: Acima de 16 anos
Essa atividade aconteceu em 17/11/2017 no Sesc Centro de Pesquisa e Formação.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Cursos e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo.