Sesc SP

Introducao-a-arte-brasileira

O curso pretende visitar a história da arte no Brasil, incentivando a construção de um olhar crítico para obras, acervos e instituições tidos como canônicos, buscando prospectar silêncios e ausências, mostrando as várias matrizes constitutivas - de classe, étnicas e raciais, de gênero e sexo - das artes no país. Assim, o curso prospecta as várias matrizes constitutivas nesse segmento (classe, étnicas e raciais, de gênero e sexo), observando os esforços que vêm sendo feitos nesta direção.

A proposta inspira-se na obra “História e Memória” do historiador francês Jacques Le Goff, que afirma que devemos estar atentos aos "silêncios” e “ausências" nas narrativas da História, para o qual "a história é feita de documentos e de ausências de documentos”.

Claudinei Roberto da Silva é artista plástico, professor e curador independente, graduado pelo artes plásticas pela USP. Bolsista do Programa “International Visitor Leadership Program” do Departamento de Estado do Governo dos EUA, atuou como sub-coodenador do núcleo educativo da Bienal São Paulo na sua 17ª edição e coordenou o Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil. Como curador independente, atuou em diversas instituições como Museu Oscar Niemeyer de Cutiriba, Funart, Caixa Cultural (RJ, SP e DF), Museu Afro Brasil e Sesc-SP, além de ter realizado a curadoria da 13ª Bienal Naïfs do Brasil do Sesc-SP com Clarissa Diniz e Sandra Leibovici.


Local: Sala de Oficinas (2º andar).
Recomendação etária: 16 anos.
Inscrições a partir de 1/3 na Central de Atendimento. 30 vagas.

 

(Foto: Divulgação)

Artes Visuais

História Inclusiva da Arte Brasileira com Claudinei Roberto

Classificação etária: Acima de 16 anos
Essa atividade aconteceu de 28/03/2018 a 16/05/2018
no Sesc Pinheiros.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Cursos e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo.