Sesc SP

gnokjbgaekhiblkg

//Index\\Access// é um curso de duas semanas em pesquisa artística, que lida com métodos de indexação criativa e suas aplicações na vida cotidiana. Em diálogo com convidados, instituições e participantes, nós exploraremos uma genealogia ampla de práticas de indexação, indo do convencional ao disruptivo, do antigo ao contemporâneo.

INDEX [Índice]: uma lista organizada de informações; um indicador, sinal, ou medida de algo; um dispositivo que serve para indicar um valor ou quantidade; uma chave; uma estrutura de dados que aprimora a velocidade da recuperação de dados; o fenômeno de um signo apontando à um objeto no contexto de seu acontecimento;

ACCESS [Acesso]: a oportunidade certa de se utilizar ou se beneficiar de algo; um meio de se aproximar ou adentrar; a ação ou processo de obter ou recuperar informações; a habilidade de ler ou escrever dados; o processo de se encontrar ou obter dados armazenados em um sistema computacional;

O curso tem como ponto de partida questões como: "qual é a relação entre um índice e um objeto?"; "como índices afetam o significado e a informação a que se referem?"; "quais são as dimensões estéticas de processos de indexação?"; "como se determina utilidade/futilidade em um índice"; e "como índices exercem controle?”.

Participantes usarão essas questões iniciais e conhecimentos construídos ao longo dos encontros para propor seus próprios projetos de indexação, direcionando as estratégias discutidas aos seus próprios interesses. Ao longo de todo o workshop, será dada ênfase especial em como esses índices poderão ser acessados e como sua forma de acesso pode influenciar/subverter o fluxo informação-índice-informação.

Sobre os ministrantes

Pedro Zylbersztajn é graduado em Comunicação Visual pela PUC-Rio, e é atualmente mestrando no Programa em Arte, Cultura e Tecnologia do MIT (EUA). Sua prática artística reside no espaço de cruzamento entre diversas ações, como desenhar, escrever, editar, soar e programar, e seu trabalho tem uma inclinação particular para discutir linguagem, retórica, tradução, e as implicações semânticas, artísticas e sociais da tecnologia.

Laura Genes é artista e mestranda no Programa em Arte, Cultura e Tecnologia do MIT (EUA). Trabalhando através de performances, escultura e fotografia, seus projetos mais recentes consideram como re-engajar detalhes esquecidos da História para expor sensibilidades que dão um rosto e expões as mãos envolvidas em apoiarem realidades políticas aparentemente hegemônicas.

Para participar envie uma Carta de Intenção até o dia 7 de janeiro, às 16h, e que tenha entre 1500 e 2000 toques (sem espaço) -  junto com um breve Curriculum Vitae de máximo uma página, assim como dados para contato telefônico - falando sobre sua experiência de trabalho com arte, tecnologia, makerismo e educação e porquê quer participar dos encontros. O email para envio é o MIT@24demaio.sescsp.org.br

(Foto: Erica Baum)

Tecnologias e Artes

[MIT] // Index \\ Access // Indexação criativa na vida cotidiana


Essa atividade aconteceu em 19/01/2018 no Sesc 24 de Maio.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Cursos e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo.