Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Perspectivas - Abordagens sobre temas e questões do campo da cultura, em encontros independentes (Foto: SXC) saiba mais

Festival%20da%20Primavera_valores%2C%20simbolismos%.jpg

O Ano Novo chinês, ou Festival da Primavera, é o feriado mais importante da China, assim como o Natal pode ser para os brasileiros. Há uma verdadeira comoção nacional para que as famílias se reúnam nesse dia.
Para os chineses que vivem em São Paulo, nem sempre é possível comemorar na China ou reunir toda a família. As comunidades chinesas da capital paulistana representam cerca de 80% dos chineses vivendo no Brasil, equivalendo a 160 mil pessoas. Durante o festival, costumam se reunir para comemorar juntos, compartilhando tradições e lembranças.

15/02. Aspectos culturais do Ano Novo chinês
Com Verena Veludo Papacidero, professora de língua e cultura chinesa no Instituto Confúcio na Unesp. Foi professora de língua e cultura brasileira na Universidade de Hubei (China). Também atua em projetos de missões internacionais, relações interculturais, e tradução em Mandarim, Inglês e Português.

21/02. Recorte de papel de Ano Novo chinês
Com Yin Qiao, graduada em Letras pela Universidade de Hubei, ensina língua e cultura chinesa para brasileiros no Instituto Confúcio na UNESP. Com conhecimento em Nó Chinês, Recorte de Papel, Caligrafia e Pintura Chinesa, atualmente é aluna de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa na USP.

22/02. Feng Shui e os dísticos da comemoração do Ano Novo chinês
Com I Ming, graduado em Engenharia Civil pela FAAP. Foi fundador da Associação Cultural dos Chineses no Brasil e presidente da Sociedade Feng Shui. Autor dos livros Feng Shui da Boa Sorte e "Arte da Guerra Sun Tzu". Consultor de Feng Shui há mais de 18 anos.

28/02. O zodíaco chinês - tradição e presente
Com Kristina Bodrozic-Brnic, Mestre em Sinologia Moderna e História da Arte do Leste da Ásia pela Universidade de Heidelberg (Alemanha). Especialista em Ai Weiwei e arte cerâmica. Interculturalista e professora de língua e cultura chinesa.

01/03. A mesa farta do Ano Novo chinês
Com Jiang Pu, chef e proprietária do Chi Restaurante, inaugurado em 2017. Ficou em 3º lugar no Masterchef Brasil. Nasceu na China e veio para Brasil aos 12 anos de idade. Formada em Estatística pela USP.

Mediação: Victor Mellão, mestre em Administração de Negócios pela Universidade de Tecnologia de Wuhan (China) e bacharel em Relações Internacionais, área em que foi professor na Universidade de Hubei (China). Atualmente é consultor nas áreas de internacionalização, relações Brasil-China e cooperação técnica internacional.

(Foto: Vintage fotografia desenhado por Mrsiraphol - Freepik.com)

Ações para a Cidadania

Festival da Primavera: valores, simbolismos e tradições

Classificação etária: Acima de 16 anos
Essa atividade aconteceu de 15/02/2018 a 01/03/2018
no Sesc Centro de Pesquisa e Formação.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Cursos e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo.