Sesc SP

itaquera invertida

O veículo do Cidade Invertida, um trailer, é utilizado como câmera obscura gigante, onde os participantes podem observar a cena exterior à ela projetada no interior e invertida numa tela translúcida. De forma lúdica e interativa, o público praticará a fotografia pinhole (câmeras de orifício), em câmeras construídas com caixas de papel ou latas, acompanhando a seguir o processo de revelação química da imagem, base da fotografia tradicional P&B. Os negativos das fotos produzidas serão de propriedade dos participantes e todas as imagens serão digitalizadas e positivadas durante a oficina. Cada participante irá realizar duas imagens, e ficarão com as mesmas após a oficina.

O Cidade Invertida reúne fotógrafos, educadores e artistas para elaborar ações culturais e educativas relacionadas à fotografia a fim de torná-la uma ferramenta propulsora de cultura, conhecimento e cidadania. Seu símbolo de referência é um trailer, adaptado para operar, principalmente, como câmera obscura e laboratório fotográfico. Isto imprime ao Cidade Invertida um caráter itinerante, sendo que ao longo de 10 anos já superaram os 30.000 km percorridos. Desde 2006, o projeto expandiu sua área de atuação, vencendo prêmios e editais de incentivo municipais, estaduais e federais, que contribuem no atendimento à milhares de pessoas de todas as idades e situação sociocultural, nas pesquisas conceituais e estéticas, e na capacitação de professores.

Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

Local: Praça de Eventos

(Foto: Divulgação)

Informação Importante! Recente determinação da Secretaria Municipal de Saúde desobriga a apresentação do cartão de vacinação para o acesso do visitante ao Sesc Itaquera.
 

Artes Visuais

Itaquera Invertida: Fotografia Analógica e Câmera Obscura Gigante com Cidade Invertida

Classificação etária: Acima de 10 anos
Essa atividade aconteceu em 20/05/2018 no Sesc Itaquera.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Cursos e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo.